Últimas Notícias

Qualificação e inovação no saneamento ambiental: cursos online das Seções Estaduais da ABES são sucesso de participação. Alunos comentam experiência   

Em tempos de pandemia, as Seções SP, BA, RJ e RS acreditaram na força do ambiente virtual e deram continuidade aos treinamentos, que visam à capacitação técnica dos profissionais do setor.  

Para continuar promovendo a qualificação profissional para o desenvolvimento do setor de saneamento ambiental no Brasil em meio à pandemia de covid-19, quatro seções estaduais da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES inovaram e começaram a realizar seus cursos de forma online. Superando as expectativas, os treinamentos, que objetivam transmitir conhecimento técnico, são sucesso de participação.

As Seções que apostaram no ambiente virtual para dar continuidade à capacitação profissional do setor foram a ABES São Paulo, ABES Bahia, ABES Rio de Janeiro e ABES Rio Grande do Sul. Os cursos abordam temas como irregularidades em ligações domiciliares, resíduos sólidos, aproveitamento de água da chuva, economia circular e gestão de água e esgoto.

O Portal ABES Notícias conversou com alguns alunos sobre a iniciativa da ABES. Os profissionais enaltecem a entidade pelo posicionamento inovador diante do atual cenário e comentam sobre suas experiências nas aulas online.  

ABES-SP

Fernanda do Carmo Santos, funcionária da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e aluna do Curso Online de Detecção de Irregularidades em Ligações Domiciliares, da ABES-SP, afirma que o tema de estudo é muito interessante e contribuirá imensamente com o seu trabalho. “Sou encarregada do segmento de Detecção de Irregularidade, na Sabesp Itaquera. Meu trabalho exige atualização sobre as inovações disponíveis no mercado, pois todos os dias surgem novas formas de fraudes”, explica.

Para ela, a ABES teve uma ótima iniciativa ao disponibilizar o conteúdo digital para o público. “As atividades não param, é preciso se renovar e se adaptar para continuar com os estudos”, realça Fernanda.

Edson Anilo Cardoso, associado da ABES e funcionário da Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA, outro aluno do Irregularidades em Ligações Domiciliares, reconhece que “o formato digital gera transmissão do conhecimento, novas competências e habilidades. É um avanço positivo na geração de mão de obra qualificada e de tecnologia de inovação para as empresas de saneamento, possibilitando o acesso à informação de qualquer parte do país”. Ele lembra que já havia feito o curso de Introdução à Arbitragem (realizado na plataforma EAD da UNIABES), no qual pôde implantar de maneira prática um novo projeto no seu trabalho. “Pretendo me atualizar cada vez mais”, considera Edson Anilo.

O curso, ministrado pelo professor Nilton Zaniboni, é um dos destaques da  Seção SP e já está formando sua 5ª turma. As aulas ocorrerão nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 8h às 12h. Para saber mais, clique aqui.

Flavio Salsoni, aluno do curso online de “Gestão de Resíduos” (mais um da ABES-SP), com o professor Wagner de Miranda Pedroso, destacou a diversidade dos assuntos relacionados ao tema e disse que pretende implantar o conhecimento em sua empresa.

“O curso abordou diversos temas atuais sobre a área de resíduos. Sou sócio da Startup Valora, que atua nesse segmento. Pretendo aplicar a atualização e o conhecimento adquirido em nosso negócio”, conta. “A ABES mostrou-se estar atenta às necessidades dos dias atuais, disponibilizou um novo formato com pessoas experientes à frente do curso para transmitir a informação”, ressalta Salsoni.

Este curso está recebendo inscrições para a segunda turma. As aulas serão realizadas de 5 a 7 de agosto, das 8h às 12h. Para mais informações, clique aqui.

ABES Bahia

Sheila Mendes da Silva participa do curso online Aproveitamento de Água da Chuva (segunda turma), da ABES-BA, que termina nesta sexta, 3 de julho. Ela conta como está sendo a experiência. “Estou achando o curso excelente. Há uma grande interação dos alunos com o professor. E a explicação do professor está pegando bem nos pontos em que temos dúvidas e em que podemos realizar debates relacionados à nossa realidade”, diz. “O curso contribuirá na minha carreira em noções mais realistas do nosso cotidiano para uma melhor dimensionamento no projeto”, emenda Sheila.

Sobre a  iniciativa da ABES com cursos online em tempos de coronavírus, Sheila diz que foi uma alternativa “maravilhosa, dando oportunidade de nos aperfeiçoarmos e de não parar de ansiar por mais conhecimento e aprendizagem nesse período de pandemia, ou seja, nos dando força através de estudos para passarmos por isso”, declara.

ABES Rio

Beatriz Castellon da Costa participou do curso online promovido pela ABES Rio “Economia Circular Nem luxo, nem lixo”. Ela explica que no treinamento foi apresentado um histórico e um panorama geral, por meio de dados e exemplos reais que elucidaram melhor a situação, mundial e nacional, dos resíduos sólidos. “A professora Maria Fernanda Bastos, muito aberta e dedicada, trouxe diversas reflexões a respeito do nosso sistema atual de produção, consumo e descarte (economia linear) e qual o futuro do nosso planeta se continuarmos não gerindo nossos resíduos de uma forma sustentável, seja ela coletiva ou individual”, relata Beatriz. “Porém, mais do que abrir os olhos para os problemas, também foram trazidas soluções: ótimas referências de iniciativas, projetos, exemplos reais que estão fazendo a diferença localmente, servindo de inspiração e esperança sobre o futuro dos resíduos sólidos e qual nosso papel nessa transição de pensamento”, narra.

“Particularmente, o curso foi muito proveitoso, uma vez que tenho muito interesse sobre a área de resíduos sólidos e venho estudando cada vez mais a economia circular como um todo, suas vertentes, escolas e áreas de atuação. O curso, portanto, uniu esses temas e posso dizer que só agregou no meu conhecimento sobre o assunto, fazendo com que eu me sinta mais apta, além de aumentar ainda mais meu interesse pela área”, afirma Beatriz.

A profissional reforça que “nesse momento turbulento e de muitas incertezas é de extrema importância que existam mais iniciativas como as da ABES, que nos estimulam e incentivam a aproveitarmos esse momento de uma forma positiva, complementando e melhorando nosso conhecimento sobre os mais variados assuntos. Os temas atuais e ao mesmo tempo inovadores que são abordados nos cursos serão cada vez mais importantes, e não apenas para a área sanitária e ambiental, preparando então profissionais para os desafios que enfrentaremos”, avalia Beatriz.

Tarso José Túlio também integrou a turma do curso da ABES Rio. “O tema sobre economia circular é algo que vem permeando a minha área de atuação profissional há algum tempo (saneamento ambiental). Quanto, em diversos estudos e projetos, tentamos buscar o maior aproveitamento energético possível dos processos avaliados?”, reflete. “O curso ajudou a aprofundar minhas avaliações e discutir com outros profissionais e estudantes participantes outros pontos de vista e novos conhecimentos”, destaca Tarso José.

“Iniciativa excelente e muito funcional, não deixou em nada a desejar quanto aos cursos presenciais, ainda acrescentando positivamente a não necessidade de deslocamento, o que reduz nossa “pegada” ambiental”, enfatiza.

ABES Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para o curso online “Produção mais Limpa para uma Economia Circular” da ABES-RS, que ocorrerá nos dias 9, 13, 16, 20, 23 e 30 de julho, das 14h às 16h30. As aulas serão ministradas pela especialista Rosele de Felippe Wittée Neetzow.

O objetivo é contribuir para uma maior qualificação dos profissionais, orientada para uma abordagem preventiva, metodológica e estratégica. Visa, assim, o uso sustentável dos recursos naturais, à redução da geração de resíduos na fonte e à redução de custos com resíduos e desperdícios associada à avaliação do desempenho ambiental como condição fundamental para a melhoria contínua. Para mais informações, acesse aqui.

Outros cursos online da ABES-SP com inscrições abertas

 “Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento – Nível Técnico/Gerencial Aproveitamento de Água da Chuva”, com o professor Nilton Zaniboni, de 6 a 8 de julho, das 8h às 12h. Mais informações neste link

 “Gestão de Água Potável e Esgoto”, com o professor Wagner de Miranda Pedroso, dias 27 e 28 de julho, das 14h às 18h. Mais informações aqui.

 

3 Comentários em Qualificação e inovação no saneamento ambiental: cursos online das Seções Estaduais da ABES são sucesso de participação. Alunos comentam experiência   

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.