Últimas Notícias

Regionalização dos serviços de saneamento é tema de debate no programa ABES Conecta

Promovido pela ABES Seção Rio Grande do Sul, encontro temático reúne acadêmicos para discutir a mudança prevista no setor com o novo Marco Legal do Saneamento

Por Murillo Campos 

Nesta quarta, 23, a ABES Seção Rio Grande do Sul promoveu, por meio do programa ABES Conecta, o encontro temático com especialistas para discutir a regionalização dos serviços de saneamento, prevista no novo Marco Legal do Saneamento. De acordo com a lei, os estados deverão formar unidades regionais, agregando municípios para gestão associada do serviço.

O encontro debateu os impactos deste dispositivo da legislação, levando em consideração aspectos econômicos, planejamento para abranger cidades menos favorecidas, economia de escala e gestão dos serviços de água e esgoto, além das experiências de regionalização em outros países, como Chile e Inglaterra.

Estiveram presentes na discussão Augusto Mercadier, professor da Universidade Nacional de La Plata/Argentina (veja aqui a apresentação); Emilio J. Lentini, professor da Universidade de Buenos Aires/Argentina (veja aqui a apresentação); e, Elcires Pimenta Freire, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental.

Participaram também do evento Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental e Carlos Alexandre Nascimento, diretor de Programas da London School of Economics and Political Science (LSE). A apresentação foi feita por Flavio Ferreira Presser, coordenador da Câmara Temática de Saneamento da ABES-RS.

Para saber mais sobre o debate, clique aqui e assista à transmissão completa. 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 120 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

1 Comentário em Regionalização dos serviços de saneamento é tema de debate no programa ABES Conecta

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.