Últimas Notícias

ABES Conecta: livro Política Pública de Saneamento Básico no Brasil é lançado online pela ABES

Com três capítulos, a obra traz um resgate histórico da situação do setor de saneamento no Brasil

Por Rhayana Araújo 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o lançamento do livro Política Pública de Saneamento Básico no Brasil – da Lei 11.445/2007 aos movimentos político-institucionais até sua revisão”, escrito por Sérgio Antonio Gonçalves, presidente da ABES-DF. O lançamento ocorreu por meio do canal do YouTube da ABES.

Além do autor do livro, Sérgio Gonçalves, o webinar teve a participação de Marcos Helano Montenegro, diretor nacional da ABES para a Região Centro-Oeste e coordenador geral do Ondas – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, e Antônio da Costa Miranda Neto, consultor em saneamento Realização Diretoria nacional da ABES. A mediação foi de Josivan Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. 

O livro foi lançado em formato de e-book e já está disponível para comercialização no site da Amazon. Clique aqui para acessar o e-book. Segundo Sérgio Gonçalves, a obra tem um papel fundamental de instigar o debate acerca do saneamento. “O livro não tem nenhum objetivo de apresentar uma verdade absoluta, ele apresenta uma visão de quem escreve. Mas, ele procura também suscitar o debate para que as pessoas possam compreender um pouco mais dessa história de mudança no setor do saneamento. Elas precisam compreender como funcionam as disputas por uma prestação de serviços públicos”, afirmou o autor.

Sérgio Gonçalves explicou, ainda, como foi a construção do livro, planejado e escrito durante seu mestrado pela Fiocruz, que tem titulação em Saúde Pública – com área de estudo de Gestão e Regulação do Serviço de Saneamento.

O livro se estrutura em 3 capítulos. O primeiro traz uma pesquisa que apresenta as visões de Durkein, Marx, Weber, Engels e outros, abordando qual a visão de estado e o que ele deve trazer, como se institucionalizam as classes socais e como elas se organizam para sobreviver, dentre outros resgates históricos. O capítulo 2 começa fundamentalmente abordando a Constituição de 1988, a redemocratização. Por fim, o capítulo 3 aborda propriamente a Lei do Saneamento, contextualizando a situação do setor a partir de 2003 – com a estruturação do Ministério das Cidades, responsável pela Política de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental

Clique aqui para acessar a transmissão completa do lançamento do livro.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

4 Comentários em ABES Conecta: livro Política Pública de Saneamento Básico no Brasil é lançado online pela ABES

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.