Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas analisam cenário da gestão de resíduos durante a pandemia da covid-19

Promovido pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, encontro online reuniu representantes do poder público, academia e entidades e discute as experiências e desafios do manejo e coleta de resíduos na pandemia

Por Murillo Campos 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, realizou na tarde desta segunda-feira, 14 de dezembro, encontro online sobre gestão de resíduos sólidos na pandemia do novo coronavírus. A discussão reuniu especialistas do poder público, academia e entidades para discutir os aprendizados, desafios e experiências no manejo e coleta de resíduos, além do impacto na saúde das pessoas.

Com apresentação de Pegge Sayonara Mendes, integrante da ABES Seção Minas Gerais, a abertura do evento foi feita por Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, que apresentou as atividades desenvolvidas pelo núcleo ao longo deste ano.

Na sequência, os palestrantes abordaram temas como o surgimento da Covid-19, a presença do vírus no esgotamento sanitário e o gerenciamento e manejo de resíduos domiciliares de pessoas infectadas, entre outros pontos.

Participaram desta primeira parte Angela Maria Takayanagui, professora da Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto; Juliana Calabria, professora associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG; Karina Fonseca, enfermeira responsável pelo Gerenciamento de Resíduos da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto; Ana Paula Sestari, enfermeira sanitarista e coordenadora das unidades de saúde do município de Tapejara (RS); Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, coordenadora da Comissão de Estudos Especiais da ABNT e diretora da ABES-SP; e, Carmenlucia Santos, professora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp.

Em seguida, foram tratadas questões sobre o trabalho das cooperativas na durante a crise do coronavírus, os impactos na gestão de resíduos, considerando a coleta convencional, coleta seletiva e a saúde dos trabalhadores e o papel do poder público neste contexto, bem como a divulgação de pesquisa sobre o descarte de resíduos durante a pandemia.

As palestras foram realizadas por Lindaci Maria Gonçalves, representante da Coocares; Ana Paula da Costa Assunção, chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (MG); Emília Wanda Rutkowski, professora associada da Unicamp e membro da Subseção Centro da ABES-SP; Wanda Maria Risso Gunther, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP; José Alberto da Mata, integrante da ABES-MG e Mário Russo, membro da ABES-PA e professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal.

Ao fim, foi promovida uma roda de perguntas com os participantes, abordando os assuntos levantados nas apresentações, sob moderação de Bárbara Virginia Cavalcanti, coordenadora-adjunta da CT Resíduos Sólidos da ABES e representante da ABES-PE.

Para ver ou rever o evento virtual, acesse nosso canal no YouTube e confira a transmissão completa. 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

4 Comentários em ABES Conecta: especialistas analisam cenário da gestão de resíduos durante a pandemia da covid-19

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.