Durante os dois dias, o evento reuniu mais de 240 participantes de diferentes regiões do estado e do Brasil.
Por Sergio Antonio Lobo Moreira
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Espírito Santo (ABES-ES), em parceria com o Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico – DEA-CT da UFES, realizou, nos dias 20 e 21 de agosto, o I Workshop Internacional de Biorremediação de áreas contaminadas e o XI SESMA, Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente. Os eventos ocorreram no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo e contaram com a participação de várias autoridades no âmbito da engenharia sanitária e ambiental.
A abertura do evento, que contou com a participação da presidente da ABES-ES Nadja Lima Gorza, trouxe contribuições de profissionais de diferentes setores, como o Coordenador do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA, Romulo Henrique da Cruz; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira; o Prof. Ricardo Franci Gonçalves da UFES, Anilton Salles da Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da UFES.
Nadja Lima Gorza ressaltou a grande responsabilidade da entidade em promover eventos que visam à capacitação dos profissionais. “A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento. E isto estimula a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, capaz de fazer frente ao grande déficit de saneamento básico então existente”, afirmou.
O encontro reforçou o papel da ABES e ABES-ES na divulgação do conhecimento e promoção de estudos nas áreas de engenharia sanitária e ambiental. A FUNASA levou um stand ao evento para distribuir e divulgar suas publicações, além de uma unidade móvel de demonstração de métodos e tecnologias.
Os eventos reuniram pesquisadores, profissionais e aprendizes para discutir as tendências, desafios e tecnologias nas áreas de biorremediação e engenharia sanitária e ambiental. Encerrado com grande repercussão, o sucesso dos eventos contribuiu para agregar valor e somar conhecimentos e experiências para profissionais diversos, pesquisadores, estudantes e a sociedade.
Painéis
Excelentes palestras permearam o primeiro dia, no qual foi abordada a biorremediação de solos contaminados, com a participação do Eng. Aureliano Costa (INCAPER) falando sobre biofertlizantes e seus potenciais na biorremediação; a Prof. Dra. Ann H. Mounteer (UFV), que abordou os Ensaios Ecotox. O Prof. Dr. Henrique Fragoso dos Santos (UFRJ) proferiu sobre a Biodiversidade na Biorremediação de solos, enquanto que os Profs. Dr. Sérvio Túlio Cassini e João Eduardo Addad falaram sobre as Metodologias de Monitoramento e controle de processos de Biorremediação. Neste primeiro dia ainda tivemos a participação especial do Prof. Dr. Julio Palomino (USAM Perú), que discutiu sobre os recentes avanços da biorremediação de solos em seu país.
O segundo dia, que também foi repleto de inovações e conteúdo, teve como tema “Água – Desafios Atuais e Futuros, Nanotecnologia e Membranas Filtrantes”. O Prof. Dr. José Carlos Mierzwa (USP), pioneiro nos estudos de membrana no Brasil, apresentou Avanços tecnológicos na produção e modificação de membranas nanocotas, Sergio Ribeiro, da Koch Membane Systems, apresentou estudos de caso sobre aplicação de membranas para reuso industrial. Além destes, o Prof. Dr. Gandhi Giordano (UFRJ) proferiu sobre o reuso e membranas filtrantes, seguido pelo Dr. Paulo Paim (AGERH), que abordou a Gestão dos recursos hídricos em tempos de escassez.
Patrocinadores
A promoção dos eventos se deu através dos seguintes patrocinadores: Fundação Nacional da Saúde – FUNASA, Companhia Espírito Santense de Saneamento do Espirito Santo CESAN, ACERLOR MITTAL, KOCH – Membane Systems e o Apoio da MARCA Ambiental, TECMA, Faculdades Integradas Espírito-Santenses – FAESA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES.
Confira mais imagens do evento na página da ABES-ES no Facebook
Colaborador: Sergio Antonio Lobo Moreira é Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás, Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável na UFES e Colaborador Voluntário da ABES-ES.
Great read! I appreciate the effort you put into researching this.
Parabéns Sergio! Orgulho de ver você brilhando no que faz.
Parabéns, Sérgio! Muito detalhada e bem feita a matéria sobre os Seminários. Sugiro que seja enviada para o Informativo da Abes Nacional.
Parabéns aos organizadores e parabéns ao Sérgio Antônio Lobo pela excelente cobertura.