Últimas Notícias

ABES Conecta/Especial Semana da Água: webinar discute água, desigualdades sociais e desafio para os jovens

Evento online reuniu integrantes do JPS das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste para falar sobre o tema. Assista no canal da ABES no YouTube.

Por Clara Zaim

Nesta terça-feira, 23 de março, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Recursos Hídricos, promoveu o segundo webinar da programação especial em comemoração à Semana da Água. A transmissão foi realizada pelo canal da ABES no YouTube.

Witan Silva, coordenador nacional do programa jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES, e Josivan Cardoso Moreno, assessor de Relações Institucionais da Associação e coordenador da CTde Recursos Hídricos, foram os moderadores do evento online, que reuniu integrantes do JPS de quatro regiões do Brasil. Foram eles: João Paulo Borges Neto (JPS Região Norte), Roberta Arlêu Teixeira (JPS Sul), Edyssa Dornelas Souza (JPS Centro-Oeste) e André Horta (JPS Sudeste), que discutiram o tema “Água e desigualdades sociais: desafio para os jovens”.

 

JPS NORTE

João Paulo Borges Neto, MSc. em Engenharia Ambiental pela UFSC e integrante do JPS Norte, abordou o tema “Amazônia alagável e saneamento: desafios e a juventude”. Discorreu sobre as comunidades ribeirinhas e os seus principais desafios no saneamento. O engenheiro considera que o saneamento rural precisa estar em pauta, que as populações precisam ser ouvidas e o poder público deve dar mais atenção ao tema.

JPS SUL

A integrante do JPS Sul, Roberta Arlêu Teixeira, MSc. em Engenharia Civil pela UFRGS, apresentou o tema “Panorama da região Sul do Brasil”. A engenheira trouxe dados do saneamento da região Sul do país, que apresenta 90,5% abastecimento de água, 46,3% coleta de esgoto e 47% tratamento de esgoto, segundo dados do SNIS 2020. Para ela, um dos principais desafios da região são a estiagem, distribuição e contaminação da água devido à agropecuária.

 

JPS Centro-Oeste

Edyssa Ornelas Souza, membro do JPS Centro-Oeste e estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFG, apresentou a palestra “Centro-Oeste e seus desafios”. A jovem falou sobre usinas hidrelétricas, comitê de bacias e apresentou um panorama do saneamento dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

JPS Sudeste

André Horta, Msc. em Engenharia Ambiental e Infraestrutura Sustentável pelo Instituto Real de Tecnologia da Suécia, abordou o tema “Água e desigualdades sociais. O integrante do JPS Sudeste lembrou que a água é um recurso essencial, abundante com distribuição desigual em nosso país. O engenheiro ainda discorreu sobre as grandes desigualdades regionais, privatização do saneamento e os pontos em comum dos prestadores públicos e privados (universalização, gestão eficiente, tarefa acessível e serviço de qualidade).

Para assistir ao webinar completo, clique aqui.

 “Água e Desigualdades Sociais: Amazônia em pauta” será o tema do terceiro webinar da programação especial da Semana da Água da ABES, nesta quarta-feira, dia 24 de março, às 16h. Confira a programação e faça sua inscrição gratuita aqui.

Leia também

Água e Dignidade Humana: conquista de todos” foi o tema do primeiro webinar da programação. Para assistir, clique aqui

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

A participação no programa é gratuita. Para fazer parte do JPS-SP, entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br .

Para saber como participar do programa em outros estados, acesse a página dos Jovens Profissionais do Saneamento (clique aqui).

 

1 Comentário em ABES Conecta/Especial Semana da Água: webinar discute água, desigualdades sociais e desafio para os jovens

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.