Últimas Notícias

ABES presente em seminário da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

Samanta Souza, coordenadora do CNQA, e Sandro Camargo, coordenador da CT Indicadores, palestraram em evento online, que abordou a importância da gestão do conhecimento no setor de saneamento.

Por Murillo Campos

Samanta Tavares de Souza, coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA, e Sandro Camargo, coordenador da Câmara Temática da ABES de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental (CTIDSA), participaram nesta quarta-feira, 14 de abril,  do seminário “A Importância da Gestão do Conhecimento no Setor de Saneamento”. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), com apoio da ABES. 

O encontro teve como objetivo refletir sobre as contribuições da gestão intencional dos processos de conhecimento – reter, disseminar, criar e utilizar – para geração de valor no saneamento.

Na oportunidade, Samanta Souza mostrou o desenvolvimento do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) ao longo dos últimos anos, as oportunidades de melhorias nas companhias brasileiras e explicou o programa “Jornada da Excelência ABES”, novidade do PNQS neste ano.

“Desenvolveremos junto com as empresas de saneamento um trabalho personalizado, no qual veremos o modelo de gestão de conhecimento mais adequado para cada empresa. Assim, com apoio das pessoas, o melhor método pode ser implementado para que efetivamente consigamos atuar com a agilidade que o mercado tem exigido e o setor alavanque e garanta as melhores práticas”, disse Samanta.

No painel seguinte, Sandro Camargo, que também é assessor da presidência da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), discorreu sobre a prática com gestores da companhia para acompanhamento de indicadores, resultando em melhorias na qualidade dos serviços de saneamento.

“Percebemos o aumento no foco em resultados, maior comprometimento com o planejamento e utilização de sistemas para o gerenciamento de equipes. Com isso, ampliamos a aplicação desta prática para um grupo maior de gestores e coordenadores”, comentou Camargo.

O seminário contou também com a participação de profissionais da SBGC e diversos especialistas de empresas de saneamento e debateu, além de sobre a importância do tema, as boas práticas para implantação da gestão do conhecimento nas organizações de saneamento.

 

1 Comentário em ABES presente em seminário da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.