Últimas Notícias

Posicionamento ABES: Marco Legal do Saneamento – o critério para as mudanças deve ser o atendimento à população

Leia o documento abaixo. Clique aqui para baixar o PDF.

Posicionamento ABES: Marco Legal do Saneamento

O critério para as mudanças deve ser o atendimento à população. A redução dos déficits de atendimento do setor de saneamento exige um processo organizado

Após a aprovação da Lei 14.026 e da manutenção dos vetos da Presidência da República, o setor de saneamento necessita discutir como organizar um processo de transição, de modo que não sejam interrompidos os serviços e os investimentos, para que não ocorra paralisia em situações de indefinição do arcabouço regulatório, e que todas as mudanças tenham como prioridade o atendimento à população brasileira.

A ABES -Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-, considerando que a prioridade na discussão deva ser a manutenção dos serviços existentes e a mais rápida ampliação do atendimento nas áreas não servidas, em busca da universalização, vem a público propor a discussão imediata desse necessário processo de transição, considerando as diversas peculiaridades e condições objetivas trazidas pela nova legislação, para situações de contratos vigentes e de municípios sem contrato.

1)     Prazos adequados para adaptação dos contratos vigentes

A nova lei determina adaptações dos contratos vigentes até março de 2022 (Art. 11-B, §1º). Para a efetivação desse processo a lei instituiu uma série de atividades predecessoras:

a)      Processo de Regionalização, com a definição pelos estados até julho do corrente ano e adesão dos municípios até janeiro de 2022, nos casos não compulsórios. É necessário ainda considerar um prazo razoável para criação das estruturas de governança interfederativa, por exemplo, julho de 2022.

b)     Elaboração dos planos regionais para definição das metas, com prazo de 12 meses após a adesão dos municípios e constituição das estruturas de governança interfederativa. É razoável considerar um prazo até julho de 2023.

c)      Edição das Normas de Referência pela ANA, cuja Agenda Regulatória tem a conclusão prevista até dezembro de 2022.

É necessário discutir a instituição de uma transição exequível, que pode ser, por exemplo, um período mínimo de 12 meses após a edição da última Norma de Referência da ANA, tendo em vista a influência que as Normas terão sobre os contratos de prestação de serviços.

É necessário, ainda, levar em conta o atraso na edição do decreto federal que especifica as condições para avaliação da viabilidade econômico-financeira dos contratos existentes, o qual deveria ter sido promulgado até 90 dias após a sanção da lei.

Para maior segurança jurídica, seria necessário prever expressamente na lei a transição entre modelos, com dispositivo que permita o reequilíbrio dos contratos vigentes com extensão de prazo e/ou ajuste tarifário, visando cumprir as metas de universalização até 2033, conforme já previsto no Decreto 10588/2020 (Art. 3º, VIII e §1º).

2)     Procedimento para operação de transição nos municípios que não têm contrato ou têm contratos vencidos com operadores públicos

Parte das operações em municípios atualmente atendidos pelas Cias. Estaduais ocorrem sem contrato. Com a manutenção do veto ao Art. 16 do novo marco legal, é necessário que esses municípios tenham uma transição adequada para o novo modelo, pois os serviços não podem sofrer solução de continuidade, até que se formalize um novo contrato.

Essa transição obriga o cumprimento de diversas etapas, da mesma forma que para municípios com contratos vigentes. Considerando os prazos indicados para elaboração das Normas de Referência pela ANA, para a regionalização (adesão dos municípios e constituição das estruturas de governança interfederativa) e para a elaboração dos planos regionais, os municípios agrupados que aderirem às unidades regionais somente teriam condições efetivas de publicar os editais de licitação a partir da metade de 2023, na melhor das hipóteses.

Estima-se que os processos licitatórios levem no mínimo 06 meses, para realização de audiência e consulta pública e processamento da licitação, o que indica que os novos contratos com os futuros prestadores de serviço seriam iniciados somente no princípio de 2024.

Há necessidade de os atuais operadores manterem as operações nesses locais em condições adequadas de atendimento à população, dado que a prestação de serviços essenciais não poderá ser descontinuada. Não há, entretanto, segurança jurídica para a realização dos investimentos necessários para manter os serviços com qualidade, regularidade e segurança adequadas atualmente, assunto que não foi tratado pelo novo marco legal do saneamento.

Para sanar essa lacuna, propõe-se discutir a instituição de contratos de transição, pelo período  mínimo até a conclusão das novas licitações de concessão, que garantam a continuidade da prestação dos serviços à população e deem garantias mínimas para a realização de investimentos neste período, bem como definam as regras para transferência para o futuro operador, considerando a indenização pelos ativos ainda não amortizados e o processo de regionalização conduzido pelos Estados ou pela União, quando ocorrer.

3)     Licitações e contratos que priorizem o atendimento à população

É preocupante o que se tem visto nas licitações recentes, em que o atendimento à população não é o critério decisivo. Processos licitatórios baseados em maior outorga ao poder concedente significam retirar recursos de um setor carente e deficitário, o que contraria todas as justificativas apresentadas para as mudanças legais e regulatórias do saneamento.

A ABES defende que os editais de licitação não tenham a outorga como fator de decisão, mas sim o atendimento às metas e a modicidade das tarifas. Quando houver outorga, esta deverá ser modesta em relação ao valor do empreendimento, de valor prefixado, e nunca paga no início do ciclo do contrato, mas sim ao longo do seu desenvolvimento. As outorgas deverão ter obrigatoriamente sua aplicação vinculada a ações de universalização do atendimento, por exemplo em saneamento rural e no saneamento integrado em áreas de ocupação irregular. É importante, ainda, que seja cumprido o preceito legal que veda a distribuição de dividendos na situação de contratos inadimplentes com as obrigações de atendimento.

4)     Discussão pública dos processos de regionalização

A lei 14.026/2020 fixa 15 de julho de 2021 como prazo para os Estados promoverem a regionalização dos serviços públicos de saneamento básico. Até essa data, sob pena de não terem acesso a recursos federais, onerosos ou não onerosos, cada um dos municípios de cada Estado deve alternativamente integrar região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião ou aderir a unidade regional de saneamento básico criada por lei ordinária estadual. As alternativas de regionalização, que abrangem não só os serviços de água e esgoto, mas também os de resíduos sólidos e de drenagem, têm impacto diretamente na viabilidade econômica e a sustentabilidade desses serviços essenciais e, portanto, nos interesses dos municípios e da população usuária ou ainda por atender.

A realidade dos estados da Federação é muito diversa. Não há soluções simples, e o que atende as condições de um estado muitas vezes não se aplicará a outros.

Essa é uma discussão que não pode ser conduzida de afogadilho, como um mero cumprimento de obrigação burocrática. É imprescindível que os governos estaduais deem publicidade às suas propostas de regionalização com as devidas justificativas, de modo a viabilizar sua ampla discussão por todos os interessados antes da aprovação de projetos de lei por suas Assembleias Legislativas.

A ABES entende que um processo de transição organizado a partir de regras claras e definidas previamente é do mais alto interesse de todos os envolvidos, principalmente da população usuária dos serviços, e conclama os órgãos governamentais e o Congresso Nacional a concentrarem esforços na definição dos mecanismos necessários, de modo a assegurar a manutenção dos serviços existentes e a mais rápida e segura expansão do atendimento.

59 Comentários em Posicionamento ABES: Marco Legal do Saneamento – o critério para as mudanças deve ser o atendimento à população

  1. Can I just say what a relief to discover an individual who truly knows what they’re talking about on the net. You definitely understand how to bring an issue to light and make it important. More and more people should read this and understand this side of the story. I can’t believe you’re not more popular since you definitely have the gift.

  2. Howdy are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  3. Wonderful blog! Do you have any suggestions for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally confused .. Any recommendations? Many thanks!

  4. Good day very nice website!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds also? I am glad to find so many useful information here in the post, we’d like develop more strategies in this regard, thank you for sharing. . . . . .

  5. Having read this I thought it was very informative. I appreciate you finding the time and effort to put this informative article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  6. You’re so awesome! I don’t think I have read something like this before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thanks for starting this up. This website is something that’s needed on the web, someone with some originality!

  7. I used to be recommended this blog via my cousin. I am not positive whether this submit is written via him as no one else realize such specific approximately my difficulty. You are amazing! Thank you!

  8. Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other sites? I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my visitors would value your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e-mail.

  9. Fantastic site you have here but I was curious about if you knew of any message boards that cover the same topics talked about in this article? I’d really love to be a part of group where I can get comments from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Cheers!

  10. Its like you read my mind! You seem to know so much approximately this, like you wrote the ebook in it or something. I think that you could do with some p.c. to pressure the message house a bit, however other than that, this is wonderful blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  11. Undeniably believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  12. Does your site have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to send you an e-mail. I’ve got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it improve over time.

  13. You made some decent points there. I looked on the web to learn more about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

  14. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thanks a lot!

  15. I blog frequently and I genuinely appreciate your content. The article has really peaked my interest. I will book mark your site and keep checking for new information about once a week. I subscribed to your RSS feed as well.

  16. I was very pleased to discover this web site. I want to to thank you for your time just for this wonderful read!! I definitely loved every little bit of it and I have you saved as a favorite to see new things on your web site.

  17. obviously like your web-site however you need to check the spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I in finding it very bothersome to tell the truth then again I will surely come back again.

  18. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too great. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it smart. I cant wait to read far more from you. This is actually a great website.

  19. Good day! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

  20. Hi there! This post couldn’t be written any better! Going through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept talking about this. I’ll forward this information to him. Pretty sure he’ll have a good read. Thanks for sharing!

  21. Hi, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam responses? If so how do you stop it, any plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me insane so any assistance is very much appreciated.

  22. Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon every day. It will always be interesting to read content from other writers and practice a little something from their websites.

  23. whoah this blog is fantastic i really like reading your articles. Stay up the good work! You realize, many people are searching around for this info, you can help them greatly.

  24. Normally I do not read article on blogs, however I wish to say that this write-up very forced me to take a look at and do so! Your writing taste has been amazed me. Thank you, quite great article.

  25. Hi, I do believe this is an excellent web site. I stumbledupon it 😉 I am going to return once again since I book marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

  26. I’ve read some just right stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I wonder how much attempt you set to create one of these wonderful informative site.

  27. I’m not sure why but this blog is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I’ll check back later and see if the problem still exists.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.