Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar celebra um ano da CT de Resíduos Sólidos da Seção Goiás, com lançamento de livro sobre a temática 

Evento foi realizado nesta quarta (19) e abordou o tema “Avaliação e Classificação dos Aterros de Resíduos”.

Por Rhayana Araújo

Para comemorar o primeiro ano da criação da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES Seção Goiás (ABES-GO), foi realizado na tarde desta quarta-feira, 19 de maio, o webinar com o tema “Avaliação e Classificação dos Aterros de Resíduos”.

O evento contou com a moderação de Adjane Damasceno de Oliveira, coordenadora da CT Resíduos Sólidos da ABES Goiás, que fez uma apresentação da câmara. Na ocasião também aconteceu o lançamento do livro “Aterro de Resíduos: O uso de ferramentas de avaliação como apoio decisório para a reabilitação ambiental – teoria e prática”, com autoria de Diógenes Aires de Melo, presidente do Instituto IDA – Instituto Diógenes Aires de Desenvolvimento Ambiental

A abertura do evento contou com participação de Roseane Garcia Lopes de Souza, coordenadora da CT Resíduos Sólidos Nacional e ABES-SP e diretora da Seção SP; Marisa Pignataro de Sant’anna, presidente da ABES-GO. Geraldo Antônio Reichert, coordenador adjunto da Regional Sul da CT Resíduos Sólidos Nacional, fez a moderação do webinar.

“Já era um desejo nosso criar esta CT regional e a empolgação da câmara nacional impulsionou esta criação. Surgiram demandas regionais, principalmente no início da pandemia, que demandaram a junção de especialistas para discutir e elaborar documentos e, a partir daí, decidimos criar a câmara, que foi aprovada no dia 19 de maio de 2020″, disse Adjane Damasceno. “Neste período de um ano, conseguimos produzir muitas coisas e promover muitas discussões. Me sinto orgulhosa de ser coordenadora desta câmara e eu espero podermos entregar para a sociedade produtos que fortaleçam a área de resíduos sólidos em Goiás. Nosso objetivo é ser referência e também um campo de apoio no nosso estado”, enfatizou. 

Diógenes Aires Melo falou sobre seu livro e apresentou o conteúdo que ele contém. “Para mim é uma honra estar lançamento meu livro nesta instituição tão respeitada no setor de saneamento que é a ABES. Hoje nós estamos com o privilégio de ter essa obra em mãos e ainda poder sortear o livro para um telespectador do webinar”, celebrou Diógenes.

Para comprar o livro, basta entrar em contato por meio do perfil do instagram do Instituto IDA – @intituto.ida. O valor da obra é R$ 87.

Carlos Martins, assessor administrativo do Grupo Águas de Portugal, fez uma participação especial no webinar e falou sobre o livro, lançado nesta quarta-feira. “Fiquei muito impressionado com a qualidade do livro, que nos permite conhecer muito bem a situação dos resíduos urbanos do estado e ao mesmo tempo nos permite percorrer todo um conjunto de indicadores relevantes sobre o que está em causa na política pública setorial. Um trabalho excelente”, afirmou. 

“A ABES fomenta que o Brasil traga a erradicação dos lixões e está trazendo as condições ambientalmente corretas para dispor nossos resíduos sem comprometer o meio ambiente, a saúde e a questão social. Agradeço o convite e parabenizo a Seção Goiás por este evento”, afirmou Roseane Souza.

A presidente da Seção Goiás da ABES, Marisa Pignataro de Sant’anna, falou sobre os desafios na área de resíduos sólidos. “É cada vez mais urgente discutirmos esta temática e debatermos soluções para a gestão desses resíduos, ainda mais depois da aprovação da Lei 14.026/2020, que alterou o Marco Legal do Saneamento, e trouxe novos desafios”, destacou.

“Temos um desafio muito grande que está posto em relação à titularidade do manejo dos resíduos sólidos e, principalmente, ao encerramento dos lixões. Porém, o desafio é muito maior que acabar com os 3 mil lixões que, segundo os dados oficiais, ainda existem no país. O desafio é levar para a disposição final ambientalmente adequado – leia-se aterros sanitários, somente os rejeitos”, frisou Geraldo Antônio Reichert, coordenador adjunto da Regional Sul da CT Resíduos Sólidos Nacional.

Para assistir o conteúdo completo do webinar, clique aqui.

 

3 Comentários em ABES Conecta: webinar celebra um ano da CT de Resíduos Sólidos da Seção Goiás, com lançamento de livro sobre a temática 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.