Últimas Notícias

Campanha Brasil, te quero livre de lixão – ABES: Unidade de Triagem e Coleta Seletiva de Lagoa Nova/RN gera emprego e renda a famílias 

Iniciativa é da Prefeitura em parceria com a Cia Echoenergia e tem apoio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Por Jéssica Marques

A Prefeitura de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte, implantou em 2019 uma Unidade de Triagem e Coleta Seletiva na cidade. O espaço gera emprego e renda a famílias do município, além de otimizar as atividades de coleta seletiva. 

O projeto é realizado pela Prefeitura em parceria com a Cia Echoenergia e tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Denominada Unidade de Triagem de resíduos sólidos Expedito Adriano Tietra “Montila”, a iniciativa é fruto de um termo de parceria firmado entre a administração municipal, a companhia e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Nova. 

Em meio à campanha “Brasil, te quero livre de lixão” (veja como se engajar), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, o case ganha destaque. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Lagoa Nova, João da Mata Bezerra, as propostas mobilizadas pelo projeto ajudaram muito o trabalho dos catadores e trouxeram uma redução significativa de resíduos sólidos recicláveis destinados ao aterro do lixo. 

“As ações do projeto ajudaram muito com relação a separação dos resíduos dos materiais, por tipo, por cor, o trabalho que eles vêm desenvolvendo no município conseguiu diminuir bastante a quantidade de resíduos que antes iam para o Lixão, acredito que hoje, nós estamos com 60% dos resíduos sólidos sendo recolhidos pelos catadores, cada dia que passa a população colabora mais, gerando emprego e renda para onze pessoas, agregando valor aos materiais recicláveis produzidos no município”, diz. 

Além disso, o município foi equipado com 62 Ecopontos, seguindo o modelo dos coletores instalados pelo projeto no período das formações. 

O conselho-diretor da ABES Nacional Sergio Bezerra Pinheiro ressaltou que o projeto, em um município do semiárido nordestino, foi feito através de grande empenho da administração municipal com a implantação de uma unidade de triagem em parceria com a iniciativa privada, com grande êxito e envolvimento da sociedade local.  

“A importância do projeto é a redução da quantidade de material destinado a área de destino final municipal, a inserção social dos antigos catadores de materiais recicláveis que trabalhavam no lixão da cidade”, explica. 

“Mostra como o comprometimento de uma administração com a questão ambiental e o envolvimento da sociedade e a parceria com uma empresa de geração de energia eólica que se instalava no município pode mudar completamente a relação de um pequeno município com os resíduos sólidos”, afirma também.  Assista ao vídeo aqui

4 Comentários em Campanha Brasil, te quero livre de lixão – ABES: Unidade de Triagem e Coleta Seletiva de Lagoa Nova/RN gera emprego e renda a famílias 

  1. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.