Últimas Notícias

AIDIS e ABES-SP promoverão online em 16 de agosto o 26º Encontro Técnico de Alto Nível. Inscreva-se!

O presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, marcará presença na abertura do evento, que acontecerá das 14h às 18h. Esta edição traz como tema “Medidas Preventivas Adotadas na Busca da Qualidade do Ar”.

A Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) promoverão na próxima segunda-feira, dia 16 de agosto, o 26º Encontro Técnico de Alto Nível.

Com o tema “Medidas Preventivas Adotadas na Busca da Qualidade do Ar”, o evento acontecerá no formato virtual, das 14h às 18h. Clique aqui para se inscrever. 

O presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, é um dos convidados que integrarão a abertura do encontro, que será transmitido pelo canal da Seção no YouTube.

Contexto:

Desde a primeira Revolução Industrial, a qualidade do ar vem sofrendo contínuas alterações em consequência do lançamento de substâncias poluentes na atmosfera. A situação é pior nos grandes centros urbanos, onde há maior concentração industrial e circulação de veículos. Além disso, a expansão urbana levou à derrubada de inúmeras florestas — que deram lugar às obras da construção civil, sem contar os milhões de árvores que já foram cortadas para abrir espaço para atividades agropecuárias.

Como resultado dessas ações humanas, todos os cantos do planeta têm registrado drásticas mudanças climáticas. Embora a situação seja preocupante, é possível frear esses efeitos nocivos por meio do comprometimento com a conservação ambiental e de ações práticas que podem ser adotadas por toda a população.

O DIAIRE – Dia Interamericano da Qualidade do Ar é comemorado na segunda sexta-feira de agosto – neste ano, dia 13. Este dia foi instituído em 2002, ao considerar a carga de doenças por ano na América Latina e no Caribe, atribuível à poluição do ar. 

As entidades responsáveis por instituir a data são a AIDIS, o CWWA – Caribean Water and Wastewater Association, órgão representativo da AIDIS nos países caribenhos de língua inglesa, e a OPAS/OMS – Organização Pan-Americana da Saúde, escritório Regional da Organização Mundial da Saúde. 

Confira a programação do evento: 

Abertura – 14h

Palavras de boas-vindas

  • Engº Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da ABES-SP
  • Eng. Esteban Leigue, presidente da AIDIS 
  • Engª. Viviana Borges, presidente de AESabesp 
  • Dra. Patrícia Iglecias, presidente da CETESB 
  • Eng. Uladyr Nayme, presidente da ASEC/CETESB 
  • Dra. Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil 
  • Dr. Jordi Pon, coordenador Regional Programa de Químicos, Resíduos e Qualidade do Ar. Escritório do PNUMA para América Latina e Caribe, Panamá. 

Moderador: professor Nelson Gouveia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo  

14h30 – 15h “A Poluição do Ar nos Grandes Centros Urbanos no Século 21” Dra. Agnes Soares – Organização Pan-Americana da Saúde – OPS – Washington, D.C.    

15h – 15h30 – “A Qualidade do Ar e Mudanças Climáticas” – Dr. Juan Castillo, assessor de Qualidade do Ar do Departamento de Saúde Ambiental, Qualidade do Ar e Mudanças Climáticas, OPS – Washington, D.C. 

15h30 – 16h – “Resultados del Informe sobre Acciones en Calidad del Aire en la Región de América Latina y el Caribe” –  Dra. Luisa González Herrera, experta regional del PNUMA en calidad del aire para América Latina y el Caribe  

16h – 16h15 – Intervalo 

16h15 – 16h45 – “Evolução da Qualidade do Ar em São Paulo” – química Maria Lúcia Guardani, gerente de Divisão de Qualidade do Ar, CETESB 

16h45 – 17h15 – “Contribuição da Megacidade de São Paulo na Emissão de Contaminantes de Impacto Climático” – Profª. Dra. Maria de Fatima Andrade, Instituto Astronômico e Geofísico, Universidade São Paulo 

17h15 – 17h45 – “O Engajamento da Sociedade na Conservação e no Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” – Prof. Virgilio Viana – Superintendente da Fundação Amazônia Sustentável 

17h45 – 18h- Encerramento 

4 Comentários em AIDIS e ABES-SP promoverão online em 16 de agosto o 26º Encontro Técnico de Alto Nível. Inscreva-se!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.