Últimas Notícias

AIDIS e ABES-SP: 26º Encontro Técnico de Alto Nível aborda medidas preventivas adotadas na busca da qualidade do ar

O evento reuniu online especialistas do Brasil e de outros países para abordar o tema. O presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, marcou presença na abertura

Por Nely Ramos

Com o tema “Medidas preventivas adotadas na busca da qualidade do ar”, aconteceu nesta segunda-feira, 16 de agosto, o 26º Encontro Técnico de Alto Nível. O evento foi realizado online pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, em parceria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP).

O presidente da Seção, Luiz Pladevall, integrou a cerimônia de abertura do encontro, que nesta edição homenageou o DIAIRE – Dia Interamericano da Qualidade do Ar, celebrado na segunda sexta-feira de agosto. O evento foi transmitido pelo canal da ABES-SP no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

Além de Pladevall, participaram da mesa de abertura Esteban Leigue, presidente da AIDIS; Viviana Borges, presidente de AESabesp, Patrícia Iglecias, presidente da Cetesb; Uladyr Nayme – presidente da ASEC/Cetesb; Dra. Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil; e Dr. Jordi Pon, coordenador Regional Programa de Químicos, Resíduos e Qualidade do Ar. Escritório do PNUMA para América Latina e Caribe, Panamá. O encontro foi apresentado por Paulo Samuel, tesoureiro da AIDIS, e moderado pelo professor Nelson Gouveia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

“Estamos aqui entre parceiros em defesa do meio ambiente e é fundamental debater a questão do ar. Nós estamos passando por um momento – não só no Brasil como no mundo – de extremos muito grandes na parte de temperaturas e queimadas, e o ar também está sofrendo com isso”, comentou Luiz Pladevall. “Saiu recentemente um relatório sobre as questões das mudanças climáticas e é realmente preocupante, o sinal vermelho foi ligado”, frisou.  

O engenheiro finalizou sua fala agradecendo a parceria com a AIDIS. “Contem sempre com a ABES-SP no apoio dos eventos conjuntos”, reforçou Pladevall.

Esteban Leigue, presidente da AIDIS, também agradeceu a participação no 26º Encontro Técnico de Alto Nível. “Como instituição, a AIDIS e assim como os outros presentes, gostaria de reiterar que é um prazer participar da abertura desse evento, desse encontro internacional que está sendo realizado”, disse. 

Discussão

O 26º ETAN abordou as ações do homem e os impactos que elas geram na qualidade do ar e quais opções podem ser adotadas para diminuir esses impactos. Mesmo diante do cenário preocupante enfrentado, os especialistas concluem que é possível frear esses efeitos nocivos por meio do comprometimento com a conservação ambiental e de ações práticas que podem ser adotadas por toda a população. 

O tema foi debatido pelos seguintes especialistas: 

Dra. Agnes Soares, representante da Organização Pan-Americana da Saúde – OPS – Washington, D.C., com a palestra “A Poluição do Ar nos Grandes Centros Urbanos no Século 21”;    

Dr. Juan Castillo, assessor de Qualidade do Ar do Departamento de Saúde Ambiental, Qualidade do Ar e Mudanças Climáticas, OPS – Washington, D.C. que abordou o tema “A Qualidade do Ar e Mudanças Climáticas”;

Dra. Luisa González Herrera, experta regional del PNUMA en calidad del aire para América Latina y el Caribe, apresentando a palestra “Resultados del Informe sobre Acciones en Calidad del Aire en la Región de América Latina y el Caribe”;

Química Maria Lúcia Guardani, gerente de Divisão de Qualidade do Ar, CETESB com a palestra “Evolução da Qualidade do Ar em São Paulo”;

Profª. Dra. Maria de Fatima Andrade, do Instituto Astronômico e Geofísico, Universidade São Paulo, falando sobre “Contribuição da Megacidade de São Paulo na Emissão de Contaminantes de Impacto Climático;

Prof. Virgilio Viana, superintendente da Fundação Amazônia Sustentável, com a palestra “O Engajamento da Sociedade na Conservação e no Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”.

A realização do evento contou com o apoio da e Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), Associação dos Engenheiros e Especialistas da Cetesb e do Meio Ambiente (ASEC -Cetesb), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: