Últimas Notícias

19° Silubesa: homenagem ao idealizador do evento marca cerimônia de abertura

Transmitida gratuitamente pelo canal da ABES no YouTube, a solenidade reuniu online representantes das três associações realizadoras do simpósio (ABES, APRH, e APESB), que acontece alternadamente no Brasil e em Portugal, a cada dois anos.                                                      

Por Equipe de Comunicação ABES

Na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto, teve início o 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, com cerimônia de abertura acessível ao público e homenagem ao idealizador do evento, o especialista português João Bau. A solenidade reuniu online representantes das três associações realizadoras do simpósio, que acontece alternadamente no Brasil e em Portugal, a cada dois anos. Para assistir ou rever a abertura, que foi transmitida pela canal da ABES no YouTube, clique aqui. 

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, em parceria com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos – APRH e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental – APESB, o evento acontece até sexta-feira (27), em formato virtual, por meio de plataforma digital exclusiva e interativa. 

Participaram da cerimônia de abertura, que está disponível no canal da ABES no YouTube: Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Carlos Coelho, presidente da APRH; Lígia Costa Pinto, presidente da APESB; e Cristiano Silva, presidente da ABES Seção Pernambuco. A solenidade foi apresentada por Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para a Região Nordeste.                                                                                        

   Em seu discurso, Alceu Guérios Bittencourt celebrou a realização do evento. “É uma grande satisfação depois de tanta dificuldade e de tanto esforço poder estar aqui abrindo o Silubesa”, frisou e agradeceu o comprometimento de todos os envolvidos na realização do simpósio.    

Em seguida, Carlos Coelho comentou: “Como presidente da APRH acompanhei as reuniões da comissão organizadora e tenho que dar os parabéns pelo trabalho que realizaram. O simpósio está em um formato diferente, online, situação que a pandemia nos obrigou e isso exigiu uma capacidade de adaptação e força de vontade de todos”, destacou. “Tenho expectativa que esses três dias nos permitam assistir a discussões muito importantes sobre diversos assuntos que envolvem o tema da engenharia sanitária e ambiental de forma que o evento deixe contribuições para o futuro”, disse o especialista.   

“É uma grande honra e um privilégio para a APESB dar as boas-vindas à 19ª edição do Silubesa”, comentou Lígia Costa Pinto. “É o objetivo do evento contribuir para abrir horizontes do conhecimento e criar novas sinergias, servindo de interface entre os responsáveis pelas decisões técnicas e políticas, os interesses e as legitimas expectativas dos cidadãos”, enfatizou.  

Cristiano Silva, presidente da ABES-PB, sede anfitriã desta edição do evento, ressaltou que “gostaria que o Silubesa, com sua força cultura, nos traga grandes participações, grandes contribuições sociais, culturais e cientificas”.   

Homenagem

Durante a solenidade de abertura realizou ainda uma homenagem ao engenheiro João Bau, da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, idealizador do Silubesa. Para a homenagem estiveram presentes a Professora Susana Neto, presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), representando os profissionais de Portugal, e Joper Padrão do Espírito Santo, ex-diretor nacional da ABES e membro da ABES Seção Rio de Janeiro, que representou os profissionais do setor no Brasil. 

A 19ª edição do Silubesa tem como tema central “Mudanças Climáticas: novo desafio para o saneamento ambiental”. O objetivo da realização é contribuir de maneira efetiva para desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental, possibilitando a atualização técnico-científica, de profissionais e estudantes, entre os países de língua portuguesa.

O Simpósio acontece alternadamente no Brasil e em Portugal, a cada dois anos. Esta 19ª edição, inicialmente prevista para abril de 2020, em Recife, Pernambuco, foi transferida para esta data, com realização na modalidade online, em função da pandemia de Covid-19, incorporando algumas inovações em sua realização e possibilitando a ampla participação, com os esforços conjuntos das equipes do Brasil e de Portugal.

Este evento, ao longo de 30 anos de existência, atingiu um reconhecido prestígio por constituir um espaço privilegiado de transferência de conhecimento e de discussão e debate de questões essenciais para os avanços da Engenharia Sanitária e Ambiental e áreas afins em ambos os países. 

Durante três dias, o simpósio reúne profissionais de empresas de saneamento públicas e privadas, gestores, técnicos, consultores, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e estudantes do setor de saneamento e meio ambiente, unindo as duas nações por um objetivo comum: o avanço do saneamento para a melhoria do meio ambiente e pela saúde e qualidade de vida das pessoas. 

O 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental conta com o patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp 

 

 

1 Comentário em 19° Silubesa: homenagem ao idealizador do evento marca cerimônia de abertura

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.