Últimas Notícias

19° Silubesa: Painel Inaugural com Paulo Saldiva e Vasco Branco, de Portugal, aborda saúde global e mudanças climáticas

O primeiro debate do evento foi gratuito e aberto ao público e contou com moderação de Alcéu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES e comentários de Paulo Ramísio (APESB); e Susana Neto (APRH).

Por Equipe de Comunicação ABES

 Com o tema “Saúde Global e Mudanças Climáticas”, o Painel Inaugural do 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado nesta quarta-feira, 25 de agosto, contou com a participação dos especialistas Paulo Saldiva, médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro (Universidade de São Paulo-USP), e Vasco Branco, professor, PhD em Farmácia (Toxicologia), da Universidade de Lisboa. A moderação foi feita por Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES.

Assim como a cerimônia de abertura, o primeiro painel do evento foi gratuito e aberto ao público, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube. Clique aqui. para assistir ou rever.

O evento é uma realização conjunta da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos – APRH e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental – APESB. O simpósio acontece online até esta sexta-feira, 27, em plataforma digital exclusiva e interativa.

Na ocasião, o professor Paulo Saldiva ministrou uma palestra com o tema “Mudanças Climáticas, Pandemia e Saúde Global – Desafios dos novos tempos”; e professor Vasco Branco discorreu sobre “Padrões globais de saúde, ambiente e poluição – reflexões sobre “One Health”. O painel teve ainda como comentaristas Paulo Ramísio, presidente da Assembleia Geral da APESB; e Susana Neto, presidente da Assembleia Geral APRH.

Os convidados abordaram as principais questões que afetam a saúde global, as mudanças climáticas que o mundo vem sofrendo ao longo do tempo, os impactos que essas mudanças causam aos seres vivos, como cada localidade possui suas particularidades e como estas questões estão interligadas com a parte política e econômica de cada região. 

“Acho que para todos nós engenheiros e outros profissionais técnicos do nosso setor foi realmente uma sessão para abrir nossas cabeças”, comentou Alceu Guérios Bittencourt, ao final do painel.

19º Silubesa

19º Silubesa 

A 19ª edição do Silubesa tem como tema central “Mudanças Climáticas: novo desafio para o saneamento ambiental”. O objetivo da realização é contribuir de maneira efetiva para desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental, possibilitando a atualização técnico-científica, de profissionais e estudantes, entre os países de língua portuguesa.

O Simpósio acontece alternadamente no Brasil e em Portugal, a cada dois anos. Esta 19ª edição, inicialmente prevista para abril de 2020, em Recife, Pernambuco, foi transferida para esta data, com realização na modalidade online, em função da pandemia de Covid-19, incorporando algumas inovações em sua realização e possibilitando a ampla participação, com os esforços conjuntos das equipes do Brasil e de Portugal.

Este evento, ao longo de 30 anos de existência, atingiu um reconhecido prestígio por constituir um espaço privilegiado de transferência de conhecimento e de discussão e debate de questões essenciais para os avanços da Engenharia Sanitária e Ambiental e áreas afins em ambos os países. 

Durante três dias, o simpósio reúne profissionais de empresas de saneamento públicas e privadas, gestores, técnicos, consultores, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e estudantes do setor de saneamento e meio ambiente, unindo as duas nações por um objetivo comum: o avanço do saneamento para a melhoria do meio ambiente e pela saúde e qualidade de vida das pessoas. 

O 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental conta com o patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp 

 

1 Comentário em 19° Silubesa: Painel Inaugural com Paulo Saldiva e Vasco Branco, de Portugal, aborda saúde global e mudanças climáticas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.