Últimas Notícias

19º Silubesa: painel fala sobre reúso como fonte alternativa para a disponibilidade hídrica

Tema foi abordado por especialistas do setor de saneamento do Brasil e de Portugal. As palestras do simpósio ficarão disponíveis para os inscritos por três meses na plataforma do evento. 

Por Equipe de Comunicação ABES

O terceiro e último dia da 19ª edição do  Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado nesta sexta-feira, 27 de agosto, contemplou um painel sobre “O Reúso como a Fonte Alternativa para a Disponibilidade Hídrica”. Palestrantes do Brasil e de Portugal, especialistas no tema, a.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental – APESB e a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos – APRH. Esta edição aconteceu no formato online e as palestras do encontro ficarão disponíveis para os inscritos na plataforma do evento por três meses. 

O moderador do penúltimo painel do simpósio foi André Luiz Marguti, engenheiro da Worley e membro da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES.

Os especialistas convidados para falar sobre o tema foram José Carlos Mierzwa, chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da POLI-USP; Karina Alencar, coordenadora adjunta da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso ABES; André Schramm Brandão, engenheiro de Tecnologia e Desenvolvimento da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará; Joana Pinto Coelho, engenheira na Direção de Engenharia e Operação na Águas de Portugal – Grupo AdP; e Rodrigo Hepp, gerente de Serviços Técnicos da Hydranautics para a América Latina. 

Ao longo das apresentações, o professor José Carlos  Mierzwa contextualizou a crise hídrica, apresentou opções para o combate à escassez de água e tendências para o futuro relacionadas ao tema. Karina Alencar falou sobre os avanços do saneamento sustentável planejado e eficiente e a temática reúso de água para fins não potáveis, considerando o contexto do novo marco legal do saneamento.

Em seguida, André Schramm Brandão detalhou como o reúso pode ser uma alternativa para a disponibilidade hídrica. Já Joana apresentou o plano de ação para a reutilização de água residual tratada no Grupo Águas de Portugal. Por fim, Rodrigo Hepp, por sua vez, apresentou soluções, como a tecnologia de membranas aplicada – MBR (Membrane BioReactors). 

Ao final, foi feito um debate com os integrantes do painel. Os participantes também puderam mandar perguntasúvidas e considerações por meio de um chat na plataforma virtual, para promover a troca de ideias e experiências ao longo do painel. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Silubesa

A 19ª edição do Silubesa tem como tema central “Mudanças Climáticas: novo desafio para o saneamento ambiental”. O objetivo da realização é contribuir de maneira efetiva para desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental, possibilitando a atualização técnico-científica, de profissionais e estudantes, entre os países de língua portuguesa.

O Simpósio acontece alternadamente no Brasil e em Portugal, a cada dois anos. Esta 19ª edição, inicialmente prevista para abril de 2020, em Recife, Pernambuco, foi transferida para esta data, com realização na modalidade online, em função da pandemia de Covid-19, incorporando algumas inovações em sua realização e possibilitando a ampla participação, com os esforços conjuntos das equipes do Brasil e de Portugal.

Este evento, ao longo de 30 anos de existência, atingiu um reconhecido prestígio por constituir um espaço privilegiado de transferência de conhecimento e de discussão e debate de questões essenciais para os avanços da Engenharia Sanitária e Ambiental e áreas afins em ambos os países. 

Durante três dias, o simpósio reuniu profissionais de empresas de saneamento públicas e privadas, gestores, técnicos, consultores, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e estudantes do setor de saneamento e meio ambiente, unindo as duas nações por um objetivo comum: o avanço do saneamento para a melhoria do meio ambiente e pela saúde e qualidade de vida das pessoas. 

O 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental contou com o patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: