Últimas Notícias

ABES participa do lançamento do 8º Fórum Mundial da Água, em reunião do PCJ

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES esteve presente, no dia 16 de setembro, na 78ª Reunião Plenária do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí),realizada em Americana (SP). No encontro foi realizado o lançamento das ações de divulgação do 8º Fórum Mundial da Água para a comunidade das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) e Bacias Hidrográficas parceiras.

Na ocasião, a ABES foi representada pelo Técnico Institucional da Seção São Paulo, o engenheiro Ricardo Ribeiro. Entre os demais representantes presentes, também esteve o Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, que apresentou um histórico das últimas aplicações do Fórum, além de prestar esclarecimentos sobre formas de participação em Brasília-2018 e informando como estão os preparativos para o evento.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades que o Consórcio PCJ está programando para a divulgação e participação no fórum, que será acontecerá em Brasília, em 2018, e é considerado o evento mais importante sobre a gestão da água no planeta. O cronograma foi intitulado de ‘Compartilhando Caminhos para Brasília 2018’ e prevê ações pelos próximos dois anos.

abesrica
O engenheiro Ricardo Ribeiro da ABES-SP, com o engenheiro Francisco Lahóz, Secretário Executivo do Consórcio PCJ.

 

A ABES integra o comitê organizador do 8º Fórum Mundial da Água. O presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, é um dos brasileiros indicados para compor o Grupo Temático do Fórum. Alceu foi convidado ao lado de outros sete técnicos, sendo quatro brasileiros e quatro internacionais (saiba mais  aqui).

Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e pelo país e cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições, as quais foram distribuídas estrategicamente em países de diferentes continentes. Essa distribuição busca representar as diferentes temáticas de usos e de gestão do recurso água. A última edição do evento aconteceu em 2015, na Coreia do Sul, em duas cidades: Daegu e Gyeongbuk.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília a escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil sediará em 2018 a 8ª edição do Fórum, tendo como tema central ‘Compartilhando Água’, e o evento ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: