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ABES Conecta: Encontro Temático sobre comunicação no saneamento destaca que a qualidade da informação deve atender a todos os tipos de público do país

Webinar promovido pela ABES-RS mostrou os desafios de informar e engajar a sociedade na comunicação do saneamento e os avanços que entidades e empresas do setor vêm alcançando com uso de ferramentas como a internet.

Por Equipe de Comunicação ABES

“Comunicação no saneamento: o desafio de informar e engajar”, foi tema do encontro temático realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), nesta quinta-feira, 11 de novembro, transmitido no canal ABES Saneamento no YouTube. 

Moderado por Jussara Kalil Pires, vice-presidente da ABES-RS, o evento contou com as participações de Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES; Ana Paula Rogers, assessora de Comunicação e coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Comunicação da ABES; Angélica Ritter, assessora na Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan; Isabel Lermen, coordenadora geral da unidade de comunicação social do Dmae; José Francisco Ribeiro Júnior, assessor de Comunicação e Marketing do Semae – São Leopoldo; Gabriela Mendonça, assessora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ambiental Metrosul; e Isabel Vanessa Robaert de Souza, extensionista Rural Social na Emater/RS e assessora regional no Escritório Regional de Ijuí.

Jussara destacou que o esforço da Câmara Temática de Comunicação de Saneamento da ABES para gerar conteúdo e envolver a mídia nas discussões nacionais, um desafio que perpassa por todas as áreas de atuação das instituições convidadas para o encontro.

“Por isso, é importante usar a experiência da ABES como um exemplo desse esforço que precisamos fazer para se comunicar com a sociedade. Não podemos trabalhar simplesmente conversando entre nós mesmos, que atuamos no setor de saneamento. É importante que consigamos disseminar essa discussão não apenas como uma educação ambiental, mas também como uma educação técnico-política, por meio da qual as pessoas possam conhecer tecnicamente o tema e como a nossa legislação e sua regulação é feita para que tenham suas opiniões e atuem nos dando suporte para que, na Abes, façamos um trabalho consistente e para que o Brasil consiga, de fato, evoluir no setor de saneamento, de meio ambiente, de saúde”, pontuou Jussara.

A primeira parte do webinar deu um panorama de como foi criada a Câmara de Comunicação e como é estruturado o trabalho. A jornalista Ana Paula Rogers lembrou que Dante Ragazzi Pauli, na época em que presidiu a ABES, apostou na comunicação e incentivou as atividades que concernem a comunicação na entidade em todo o Brasil. “Esta gestão coincidiu com o momento em que as iniciativas do setor de saneamento por meio da internet começaram a ficar mais intensas e freqüentes. Foi uma coincidência feliz e conseguimos promover muitas iniciativas e campanhas por conta do impulsionamento da web como um meio de comunicação forte para as entidades e as causas do saneamento”, destacou.

A Câmara de Comunicação integra profissionais de empresas de saneamento e do setor em geral. A ideia é estar sempre discutindo os temas de comunicação e de que forma o saneamento pode usá-la para dialogar com a sociedade, bem como com outros setores, tanto públicos quanto privados, para conscientizar as pessoas sobre o saneamento e, também, para que os próprios profissionais de saneamento sejam os transformadores dessa conscientização, atuem como porta-vozes e os comunicadores do setor por meio de suas entidades e empresas, nos ajudando a levar a voz do saneamento à sociedade.

No webinar foram destacadas as iniciativas produzidas por conta da pandemia, como o ABES Conecta, que promoveu a interação entre os profissionais do setor com o público e a conexão virtual em torno de manter os temas sempre latentes. Os webinares da ABES são assistidos por um público diversificado, inclusive, por profissionais da imprensa que transformam muitos dos assuntos abordados em pautas. “As iniciativas online enriqueceram nosso trabalho e conseguiram manter as pessoas, de certa forma, mobilizadas para que esse assunto seja cada vez mais colocado como prioridade”, observou Ana Paula.

A segunda parte do encontro técnico foi composta com palestras sobre “Experiências gaúchas na comunicação com a sociedade”. A jornalista Angélica Ritter abordou as experiências da Corsan; Isabel Lermen deu um parecer sobre as ações do Dmae; José Francisco Ribeiro Júnior contou sobre as iniciativas conduzidas pelo Semae; Gabriela Mendonça destacou as ações da Ambiental Metrosul; e Isabel Vanessa Robaert de Souza apresentou o case da Emater.

Dante Ragazzi Pauli contribuiu com sua expertise à frente da coordenação da Câmara Temática de Comunicação da ABES e parabenizou a iniciativa da entidade em tratar esse tema tão fundamental para o desenvolvimento sustentável do País e o quanto o trabalho em prol da comunicação do saneamento tem produzido resultados efetivos para o setor e a sociedade como um todo.

O webinar pode ser assistido na íntegra neste link.

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As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

 

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