Últimas Notícias

Especialistas abordam conceitos de universalização e experiências exitosas de acesso aos serviços de saneamento na última Sessão Especial da BWW

Debate sobre o assunto foi moderado por Alexandre Araújo Godeiro Carlos, Superintendente Adjunto de Regulação  da ANA, e contou com participação do presidente nacional da ABES e de especialistas do BID e de empresas de saneamento do Brasil (Sanepar e Compesa), Uruguai e Colômbia. 

Um debate sobre a universalização dos serviços de saneamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário, encerrou nesta sexta-feira, 20 de maio, a série de Sessões Especiais gratuitas da  Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, que começa nesta segunda (23), online, em plataforma digital exclusiva e interativa. 

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, o webinar contou com palestrantes do Brasil, Uruguai e Argentina e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que detalharam o conceito de universalização do esgotamento sanitário e apresentaram experiências de sucesso para universalizar o acesso aos serviços. 

Os convidados para a abertura do evento foram Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Gustavo Mendez, especialista líder em Água e Saneamento do BID. Com moderação de moderação por Alexandre Araújo Godeiro Carlos, Superintendente Adjunto de Regulação de Serviços da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, eles abordaram os avanços experiências de sucesso na universalização dos serviços esgotamento sanitário.

“É muito importante a gente ver experiências bem-sucedidas e discutir o conceito do que é universalização. É atender principalmente os que têm mais dificuldades em serem atendidos, com condições de tarifa acessíveis para pessoas de baixa renda, discutir como atender pessoas em área rural e comunidades isoladas”, afirmou Alceu, na ocasião.   

Conceitos de universalização

Em seguida, Gustavo Mendez também ministrou uma palestra com o tema “Acesso universal aos serviços de esgotamento sanitário: dos conceitos à efetividade”, dentro do qual destacou aspectos que envolvem o conceito de universalização do esgotamento sanitário, nas diversas dimensões e um panorama e perspectivas na América Latina.

“Para o Banco Interamericano de Desenvolvimento é um prazer apoiar esta iniciativa e participar desta iniciativa e desta sessão especial prévia à Brazil Water Week 2022, que é o evento internacional mais importante do setor de saneamento aqui no Brasil”, enfatizou Gustavo Mendez. “Esta sessão especial e a BWW chegam em um momento importantíssimo do setor de saneamento básico no país, que é água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem. Com o novo marco legal, as coisas estão se mobilizando e está acontecendo um processo transformador do setor”, considerou o especialista. 

Experiências exitosas em cenários socialmente vulneráveis

A terceira rodada de discussão contou com apresentações de experiências exitosas de universalização do acesso aos serviços, com ênfase a abordagens adotadas em cenários socialmente vulneráveis. Os palestrantes foram María Mena, coordenadora técnica da divisão de Saneamento de Montevidéu; León Arturo Yepes, gerente de Gestão de Águas Residuárias da Empresas Públicas de Medellín; Flávio Coutinho, diretor da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa; e Fabio Alexander Basso, gerente Geral Metropolitana da Diretoria de Operações da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar.

María Mena trouxe para o debate a experiência da universalização do serviço no Uruguai. A palestrante detalhou as medidas que funcionaram, mas também falou sobre os desafios ainda enfrentados. 

León Arturo Yepes falou sobre o saneamento em Medellín e sobre o Valle de Aburrá de EPM, apresentando um projeto de sucesso. Na sequência, Fábio Coutinho apresentou cases e ações para melhorar a qualidade de vida da população de Pernambuco, no sentido de universalização do saneamento. 

Fabio Alexander Basso também detalhou projetos que visam a universalização do saneamento no Estado do Paraná.

Após as apresentações, os palestrantes integraram um debate sobre o tema, trocando experiências sobre os projetos apresentados. A sessão especial pode ser conferida gratuitamente no canal da ABES no YouTube (acesse aqui).

Ao todo, foram realizadas seis sessões especiais gratuitas, que podem ser acompanhadas pelo ABES Conecta, no canal da Associação no YouTube (acesse a playlist aqui). As atividades antecederam à Brazil Water Week, que será entre os dias 23 a 27 de maio, com cinco dias de sessões reunindo 110 especialistas do Brasil e de outros 19 países, em uma plataforma exclusiva e interativa. Saiba mais aqui.

1 Comentário em Especialistas abordam conceitos de universalização e experiências exitosas de acesso aos serviços de saneamento na última Sessão Especial da BWW

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.