Últimas Notícias

Brazil Water Week 2022: em cerimônia de abertura, autoridades reforçam importância da discussão sobre água e saneamento

A solenidade online contou com a participação de Rodrigo Garcia, governador de SP; Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento, Benedito Braga, presidente da Sabesp; Verônica Sanchez da Cruz Rios, diretora-presidente da ANA, Miguel da Silva Marques, presidente da Funasa, e dos especialistas internacionais Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, Esteban Leigue, presidente da AIDIS, Jennifer Molwantwa, CEO da Water Research Commission, da África do Sul, e David Michaud, diretor de Água para a América Latina e Caribe do Banco Mundial.

Por equipe de Comunicação ABES/BWW

A terceira edição da Brazil Water Week (BWW- Semana da Água do Brasil), o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, teve início na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, com participação de autoridades nacionais e internacionais. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e traz discussões relevantes sobre conhecimentos e experiências nos temas água e saneamento, tendo como ponto central o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, estabelecido pela da Organização das Nações Unidas (ONU) – Água potável e saneamento para todos: garantir a disponibilidade e a gestão sustentável.

A abertura e as sessões deste primeiro dia da BWW, que acontece online, estão disponíveis no canal da ABES no YouTube (clique aqui para assistir). Nos demais dias, até sexta (27), a programação será transmitida somente em plataforma digital exclusiva e interativa. Para fazer sua inscrição, acesse www.brazilwaterweek.com.br. O evento conta com patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.

O presidente nacional da ABES,  Alceu Guérios Bittencourt, moderou a sessão de abertura, que teve a participação das autoridades Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento, da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNS/MDR); Verônica Sánchez da Cruz Rios, diretora-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Miguel da Silva Marques, presidente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde; Rodrigo Garcia, governador do Estado de São Paulo; Benedito Braga, presidente da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água; Esteban Leigue, presidente da AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia sanitária e Ambiental; Jennifer Molwantwa, CEO da Water Research Commission (Comissão de Pesquisa em Água da África do Sul); e David Michaud, diretor de Água para a América Latina e Caribe do Banco Mundial. Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES, e Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, também participaram da cerimônia.

Durante a mensagem de boas-vindas, Alceu Guérios Bittencourt explicou que o evento é uma iniciativa da ABES para procurar ampliar o intercâmbio de conhecimento. “O Brasil às vezes carece de mais interrelação com o mundo todo e com os vizinhos da América Latina e Caribe e essa tem sido uma experiência exitosa. Pela pandemia, tivemos que transformar a segunda edição em online e estamos novamente em uma edição online, o que traz limitações, mas também trouxe a possibilidade de ampliar a participação internacional”. 

“O saneamento hoje está na discussão do Brasil inteiro e isso é muito importante, porque cada vez mais sensibiliza a sociedade e os gestores para a importância do saneamento básico”, afirmou Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento.

Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, afirmou que “é sempre uma honra e privilégio encontrar e trabalhar com os profissionais da água do Brasil. Sabemos que a ONU reconhece a ABES como membros distintos de nosso conselho e todo mundo sabe que Benedito Braga tem feito um trabalho honrado no desenvolvimento do conselho, durante e depois de sua presidência”.

As coordenadoras do Comitê Organizador da Brazil Water Week, Marisa Guimarães e Juliana Almeida Dutra (adjunta), também marcaram presença na estreia para falar sobre a programação técnica do evento.

A programação da BWW é dividida em sete temas: Água, saneamento e saúde para todos; Economia circular; Planejamento e regulação; Gestão eficiente; Expansão da cooperação internacional e capacitação; Financiamento; e Meio Ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade. Todos os temas se relacionam com o ODS 6. No total, são cinco dias inteiros com mais de 40 horas de conteúdo online e 110 especialistas do Brasil e de outros 19 países, compartilhando suas experiências sobre os temas. Na semana anterior, a BWW contou com seis sessões especiais gratuitas no canal da ABES no YouTube (assista aqui)

BWW Connection

Durante todos os intervalos entre as sessões acontecem também a BWW Connection com vídeo-palestras, comentários e entrevistas. A primeira convidada foi Juliana Dutra.

A Brazil Water Week foi realizada online pela primeira vez em 2020, quando o Brasil e o mundo enfrentavam a pandemia de covid-19, inaugurando um formato inovador, com grandes discussões naquele momento desafiador para o Brasil e o planeta. Neste momento que parece ser a transição para o mundo pós-pandemia, ficou ainda mais evidente a importância do saneamento para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Juliana fez considerações sobre o período e os impactos nas discussões desta edição 2022 da BWW.

8 Comentários em Brazil Water Week 2022: em cerimônia de abertura, autoridades reforçam importância da discussão sobre água e saneamento

  1. I have been surfing online more than three hours nowadays, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.