Últimas Notícias

Brazil Water Week: especialistas abordam reúso de água como estratégia para aumento da resiliência hídrica nas cidades inteligentes

O debate contou com participação de representantes do Banco Mundial, do grupo Águas de Portugal e do International Finance Corporation. Toda a programação do primeiro dia está aberta no canal da ABES no YouTube. Demais dias ficarão disponíveis por 90 dias na plataforma para os inscritos.

Por equipe de comunicação ABES

Na primeira sessão da tarde desta segunda-feira, 23 de maio, da Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, especialistas nacionais e internacionais discutiram “Reúso de água como estratégia para aumento da resiliência hídrica nas cidades inteligentes”, que faz parte do Tema 2 Economia Circular.

Em sua terceira edição, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e traz para o debate conhecimentos e experiências nos temas água e saneamento, tendo como ponto central o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, da Organização das Nações Unidas (ONU) – Água potável e saneamento para todos: garantir a disponibilidade e a gestão sustentável.

Com moderação de Renato Giani Ramos, coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES, a sessão contou com presenças dos especialistas internacionais Menahem Libhaber, Consultor do Banco Mundial (Israel/Estados Unidos); Nuno Brôco, Presidente Executivo da Águas de Portugal – Grupo AdP; e Stela Goldenstein, Country Coordinator do International Finance Corporation (IFC) – 2030 Water Resources Group. 

“Cada vez mais a gente tem discutido a questão do reúso no Brasil e a gente traz também o cenário global. A gente tem visto ainda dificuldades na implementação desse reúso. A importância de ter essa diversidade de matriz hídrica é uma discussão que a gente já tem há algum tempo, mas ainda estamos caminhando a passos muito lentos”, pontuou o moderador. 

Após detalhar as experiências em cada país, os palestrantes integraram um debate sobre o tema. Quem acompanhou o evento ao vivo também teve a oportunidade de interagir em um chat enviando perguntas. 

A Brazil Water Week começou nesta segunda (23), online, em plataforma digital exclusiva e interativa. Toda a programação do primeiro dia está aberta no canal da ABES no YouTube (clique aqui para assistir). Nos demais dias, até sexta (27), a programação será transmitida somente em plataforma digital exclusiva e interativa e ficará disponível por 90 dias para os inscritos. Para fazer sua inscrição, acesse aqui.

No total, são cinco dias inteiros com mais de 40 horas de conteúdo online e 110 especialistas do Brasil e de outros 19 países, compartilhando suas experiências sobre os temas. Nas semanas anteriores, a BWW contou com seis sessões especiais gratuitas no canal da ABES no YouTube (assista aqui). O evento conta com o patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar. 

BWW Connection

No bate-papo do intervalo, conduzido pela jornalista Daniela Lobo, Marisa Guimarães, coordendora do Comitê Organizar do evento, falou sobre suas impressões o primeiro dia, e Witan Silva, coordenador nacional do programa Jovens Profissionais – JPS da ABES, destacou as Oficinas de Educação Ambiental do JPS, que integram a programação paralela da BWW e acontecerão nesta terça e quinta (26), às 15h, no canal da ABES no YouTube. Acesse aqui – Oficina 1 | Acesse aqui – Oficina 2.

3 Comentários em Brazil Water Week: especialistas abordam reúso de água como estratégia para aumento da resiliência hídrica nas cidades inteligentes

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.