Últimas Notícias

ABES Conecta: discussão sobre prevenção e contingência em eventos extremos nas áreas de risco encerra série especial

Último encontro de três foi realizado nesta quinta (30). O primeiro webinar abordou os “Aspectos geofísicos e geológicos – mapas de riscos e interações em eventos extremos” e o segundo debateu a questão da  “Ocupação Urbana Irregular”. Todos estão disponíveis no canal da ABES no YouTube.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da sua Câmara Temática Meio Ambiente, promoveu nesta quinta-feira, 30 de junho, o terceiro e último webinar da série Especial Eventos Extremos. O tema do debate foi “Prevenção e contingência em eventos extremos sobre as áreas de risco”.

A moderação do evento, que fooi realizado no ABES Conecta, foi feita por Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática Meio Ambiente. Participaram como palestrantes: Marcelo Lesniczki de Campos, advogado, consultor, professor e atuante no Direito do Saneamento; Thiago Molina Schnorr, coordenador geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional; e Getulio Vargas Junior, presidente da Confederação Nacional de Associações de Moradores (CONAM). 

Para contextualizar e destacar a motivação para a realização da série, Rafael Volquind lembrou que há cerca de um mês a ABES concluía Brazil Water Week 2022, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país. “E justamente naquele período tivemos a grande ocorrência mais recente, no Estado de Pernambuco, de deslizamento de terras provocado por chuvas intensas. O resultado não poderia ser diferente de uma tragédia anunciada com mais de uma centena de mortes, repetindo os horrores vividos em Petrópolis/RJ, Franco da Rocha/SP, e Ouro Preto/MG entre outros no país”, frisou. 

O primeiro webinar da série abordou o tema “Aspectos geofísicos e geológicos – mapas de riscos e interações em eventos extremos”, o segundo debateu a questão da “Ocupação Urbana Irregular”. Compreendidas a situação natural e algumas causas das tragédias, o terceiro encontro apresentou e discutiu a respeito das medidas finais tanto de prevenção como de contingência.

Uma das marcas da realização, como ressaltou Volquind, é a presença de quem vivencia a situação no cotidiano (neste terceiro encontro o convidado foi Getúlio Vargas Junior) “para que possamos extrapolar pra toda a sociedade as dificuldades das comunidades mais sujeitas aos eventos extremos”. 

Na ocasião, os especialistas abordaram o cenário atual das áreas de riscos no Brasil. Entre outros tópicos, discorreram sobre gestão de riscos e desastres, responsabilidade do poder público para prevenção, contingência e recuperação após eventos extremos nas cidades brasileiras. Também apresentaram ações, grupos de apoio e os programas que visam promover a solução sobre a temática.

Se você perdeu ou deseja rever a discussão, acesse:

ABES Conecta  

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.  

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!ca

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: