Últimas Notícias

ABES Conecta – Série Eventos Extremos: segundo webinar aborda ocupação urbana irregular 

Encontros são organizados pela ABES, por meio da Câmara Temática de Meio Ambiente.

O segundo webinar da série Eventos Extremos abordou o tema “Ocupação Urbana Irregular” na manhã desta quinta-feira, 23 de junho. Os encontros são organizados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Câmara Temática de Meio Ambiente. 

O debate foi moderado por Maria Lúcia Coelho, diretora nacional da ABES. Os convidados foram Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ; Daniele Pereira Batista Amaral, engenheira civil do Serviço de Risco de Inundações e Segurança de Barragem; e Glaucia Silva, ADM e moradora próxima de várias comunidades. 

Na ocasião, Miguel Fernández apresentou o caso do temporal que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, provocando alagamentos e deslizamentos. Em seguida, abordou o conceito de “(des)ordenamento urbano” e  falou sobre uso do solo e sistemas de drenagem e manejo de águas pluviais. 

Projetos para a mitigação de risco de inundações e estudos técnicos ambientais para a regularização fundiária em Áreas de Preservação Permanente de rios foi o tema abordado por Daniele Pereira.

Por fim, Glaucia Silva mostrou sua visão sobre o tema sob a perspectiva de uma moradora próxima de comunidades. A participante abordou a relação do saneamento com Educação, Saúde e Habitação, contextualizando com a vivência local. 

Confira o webinar, na íntegra, no canal do YouTube da ABES (acesse aqui). 

Inscreva-se aqui para os próximos webinares. 

ABES Conecta  

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.  

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: