Últimas Notícias

9º Seminário Nacional de Perdas: painel aborda contratos de desempenho para redução de perdas reais e aparentes

O tema foi abordado no primeiro dia do maior evento do Brasil sobre perdas de água e eficiência energética nesta terça (18). O seminário aconteceu online, em plataforma digital exclusiva e está disponível por 90 dias para todos os inscritos.

“Contratos de Desempenho para Redução de Perdas Reais e Aparentes” foi o último tema abordado no primeiro dia do 9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética nesta terça-feira, 18 de outubro. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e da Câmara Nacional da entidade para esta temática estratégica.

O seminário acontece online, em plataforma exclusiva, até esta quinta (19), e ficará disponível para os inscritos por 90 dias. 

O painel foi apresentado por Ricardo Röver, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES. A moderação foi feita por Roberval Tavares de Souza, consultor de saneamento.

“Eu sou consultor de Saneamento. Estou há 29 anos no setor e nos últimos 15 anos me especializei em estruturar modelagens de eficiência. A contratação por performance tem se tornado cada vez mais uma contratação que demonstra muita capacidade de gerar resultados”, comentou Roberval. “Com isso, os nossos sócios do Brasil, as empresas de saneamento, tanto para autarquias públicas municipais ou estaduais quanto para as empresas privadas, têm se tornado um grande propulsor de sucesso na redução de perdas no nosso Brasil”, afirmou o moderador.

“A ABES adotou essa modelagem de redução de perdas por performance dentro de sua estrutura de capacitação. Hoje existe um programa destinado ao desenvolvimento de parcerias mais eficientes, que tem por objetivo ajudar as empresas e profissionais de Saneamento do país a poder modelar as suas contratações por meio de performance”, complementou, ressaltando os cursos da Universidade da ABES – Uniabes sobre o tema e o Manual de Performance e Desempenho, que está na segunda edição. Confira aqui.

Os palestrantes foram Mário Bággio, sócio-diretor da WaterDB – Soluções em Saneamento; Carlos Berenhauser, diretor-presidente da ENOPS e Waldecir Colombini, diretor técnico da Enorsul.

Em sua apresentação, Mário Bággio abordou contratos de desempenho. Também falou sobre o aspecto educacional dos trabalhos feitos pela ABES. O palestrante apresentou ainda um balanço sobre os cursos de Educação a Distância – EAD realizados em parceria com a UniAbes.

Carlos Berenhauser destacou as causas de fracassos de programas de perdas e abordou metas desafiadoras para os próximos anos, como o Marco Legal de Saneamento, que traz metas específicas para perdas. Outros pontos abordados pelo palestrante foram o fato de as agências reguladoras estarem mais atuantes, além do aumento no interesse da sociedade civil pelo tema Saneamento, inclusive nos debates políticos. Por fim, Berenhauser abordou o cálculo do nível econômico de perdas e ativos das companhias.

Para encerrar o painel, Waldecir Colombini também falou sobre os desafios do Marco Regulatório e enfatizou que o contrato de performance pode trazer o resultado que se está buscando.

Em sua apresentação, Waldecir fez uma junção dos dois temas apresentados e falou também sobre a soma de esforços entre a Sabesp e a Enorsul em um contrato de Itapevi, ressaltando os principais resultados, como aumento na eficiência energética, redução de 21% do volume perdido e redução de 60% do consumo de energia, entre outros pontos.

Ao final, os integrantes do painel puderam trocar informações sobre os temas apresentados, acrescentando comentários e esclarecendo dúvidas do público.

9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o maior evento sobre o tema no Brasil, traz especialistas de diversas áreas do saneamento do país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O evento é composto de 6 painéis idealizados criteriosamente de modo a garantir a participação do público por meio perguntas aos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento, que apresentarão conteúdos teóricos e práticos.

1 Comentário em 9º Seminário Nacional de Perdas: painel aborda contratos de desempenho para redução de perdas reais e aparentes

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.