Últimas Notícias

ABES e BID promovem em São Paulo o II Workshop de Cooperação Técnica para Regulação do Setor de Água e Saneamento no Brasil

Será realizado, no dia 14 de dezembro, em São Paulo, o II Workshop de Cooperação Técnica para Regulação do Setor de Água e Saneamento no Brasil, fruto da parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. Voltado para profissionais do setor ligados à regulação do saneamento, o evento ocorrerá das 14h às 17h, na sede da ABES Seção São Paulo – ABES-SP.

A atividade é mais uma importante etapa para a construção do curso EAD (ensino a distância) de capacitação profissional que o projeto oferecerá nos próximos meses, dando sequência ao I workshop, que foi realizado durante o 28º Congresso Brasileiro de engenharia Sanitária e Ambiental, em outubro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, além do projeto, foi exposto um diagnóstico preliminar retratando o panorama da regulação no Brasil.

O encontro do dia 14 reunirá especialistas do setor, com presença do presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, do vice-presidente da Associação, Álvaro Menezes da Costa,  e do deputado federal Paulo Papa (PSDB-SP), que apresentará o panorama dos trabalhos da SubÁgua (Subcomissão da Universalização do Saneamento Básico e do Uso Racional da Água), da qual é presidente.

O workshop é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail:abes.bid.comunica@abes-dn.org.br ou pelos telefones (11) 3814.1872 e 2729.5510

Confira a programação completa do II Workshop ABES-BID:

14h Abertura

Palestrante: Álvaro Menezes da Costa, Vice Presidente Nacional da ABES. Objetivo do Workshop; Síntese do avanço do projeto da Cooperação Técnica BID-ABES; Convocação para a participação dos agentes na elaboração da Agenda Setorial.

14h10 Conclusões do 28o Congresso da ABES

Palestrante: Dante Ragazzi Pauli, Presidente Nacional da ABES

Apresentação das principais considerações levantadas no Painel 5: “Agenda para o Saneamento” realizado no âmbito do 28o CBESA – Rio de Janeiro.

14h30 Panorama dos trabalhos da SubÁGUA

Palestrante: João Paulo Papa, Deputado Federal (PSDB-SP) e Presidente da SubÁgua – Apresentação do panorama dos trabalhos da SubÁgua (Subcomissão da Universalização do Saneamento Básico e do Uso Racional da Água).

14h50 Intervalo

15h Síntese do Diagnóstico Setorial e Proposta de Agenda

Palestrante: Sebastian Butto, Siglasul – Apresentação da síntese do diagnóstico setorial sobre a Implantação da Regulação; Sistemas de Indicadores, Subsídios e Universalização, no âmbito do acordo da cooperação técnica BID-ABES; Apresentação dos resultados da pesquisa feita no Workshop I; Apresentação de proposta de agenda setorial.

15h40 Debate

Moderador do debate: Acylino Santos, Siglasul – Debate entre os representantes das entidades que participaram do Workshop I: ABAR, AESBE, ASSEMAE, ABCON, CNM, Ministério das Cidades e FUNASA; Sessão de perguntas com participação da plateia.

17h Encerramento

Palestrante: Dante Ragazzi Pauli, Presidente Nacional da ABES Síntese das conclusões do evento; Convite a todos os participantes para responderem ao questionário on line;

Agradecimentos e convite para o Workshop III.

 

Serviço:

II Workshop de cooperação técnica para regulação do setor de água e saneamento no Brasil

Dia: 14 de dezembro, das 14h às 17h

Local: Sede da ABES-SP – Rua Eugênio de Medeiros, 242 – 6º andar – Pinheiros – São Paulo

Inscrições gratuitas pelo e-mail abes.bid.comunica@abes-dn.org.br ou pelos telefones (11) 3814.1872 – 2729.5510

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: