Últimas Notícias

Coordenadora do PNQS da ABES é a nova subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento de São Paulo

Foto: Samanta Souza durante premiação do PNQS 2022, em Campo Grande/MS.

Liderada por Samanta Souza, a Subsecretaria integra a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A associada Mara Ramos assumirá a Superintendência o DAEE. Samanta e Mara também integram o Conselho Diretor da ABES Nacional e Seção São Paulo, respectivamente.

Samanta Souza, coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, assumiu nesta segunda-feira, 2 de janeiro, o cargo de subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

A Subsecretaria integra a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), uma fusão da nova gestão das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e Logística e Transportes. Natália Resende, procuradora federal e engenheira civil, comanda a pasta.

A Secretaria tem como diretrizes de trabalho: o meio ambiente como elemento primeiro e integrador das demais políticas públicas; a infraestrutura enquanto pilar e meio essencial ao desenvolvimento da sociedade; e a logística, imprescindível à movimentação de pessoas e cargas, garantindo a subsistência na interligação das cadeias.

Além de Samanta Souza (Recursos Hídricos e Saneamento Básico), compõem a equipe Jônatas Souza da Trindade (Meio Ambiente); Marisa Maia de Barros (Energia e Mineração); e Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi (Logística e Transportes).

DAEE

Outra associada da ABES, Mara Ramos, engenheira civil e sanitarista da área de Planejamento, Água, Saneamento e Sustentabilidade na Sabesp, assumirá a Superintendência do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

O DAEE é responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos de São Paulo e tem como missão assegurar o desenvolvimento integral e sustentável das bacias hidrográficas no estado.

Samanta e Mara também integram o Conselho Diretor da ABES Nacional e Seção São Paulo, respectivamente.

Saiba mais sobre os novos membros

Foto: Divulgação/SEMIL

Natália Resende – Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Procuradora Federal, graduada em Engenharia Civil e Ciências Contábeis. Doutoranda pela Universidade de Brasília, Natália cursa Master of Laws na University of London, possui mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Tributário, especialização em Regulação, tendo atuado em diversos projetos ligados aos temas afetos à Secretaria na sua experiência em órgãos como o Ministério da Infraestrutura, Programa de Parcerias de Investimentos, Procuradoria do IBAMA e Ministério da Integração.

Jônatas Souza da Trindade – Meio Ambiente

Possui especializações em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos setores Energético e Mineral e em Recuperação de Áreas degradadas. É graduado em Geologia, Ciências Econômicas e Gestão de Políticas Públicas. Atua há 13 anos na área ambiental, tendo trabalhado no Ministério de Minas e Energia, como Analista de Infraestrutura, responsável pelo assessoramento técnico à frente das questões socioambientais de empreendimentos, em especial, aos relacionados a projetos hidrelétricos, e no IBAMA, onde foi responsável por gerir carteira de mais de 3.000 processos de licenciamento no Brasil.

Marisa Maia de Barros – Energia e Mineração

Egressa da Empresa de Pesquisa Energética, acumulou passagens por diversos setores no Ministério de Minas e Energia, onde desenvolveu estudos prospectivos da matriz energética brasileira. Trabalhou, ainda, nas empresas Refinaria de Petróleos de Manguinhos e Shell Brasil. Mestre em Programa de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e Doutora pelo Programa de Planejamento Energético e Engenheira Química.

Samanta Souza – Recursos Hídricos e Saneamento Básico

Está na Sabesp desde 1997, onde já atuou como Gerente de Controladoria, Gerente Comercial Regional, Gerente de Gestão das Relações com Clientes, Head de Experiência do Cliente e Assistente Executivo de Diretoria. É formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior, possui especialização em Administração Contábil Financeira, extensão em Marketing e MBA Executivo.

Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi – Logística e Transportes

Formado em Ciências Sociais e com MBA em Economia e Administração, atuou como Gerente de Operações do Aeroporto de Congonhas e do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, além de Gerente Regional de Operações de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, sendo responsável pelo planejamento operacional nas áreas de operações, segurança e carga aérea. Foi assessor da Diretoria Financeira e coordenador dos estudos de modelagem da concessão das travessias litorâneas na DERSA, onde participou da reestruturação e modernização do sistema de balsas.

Mara Ramos – Superintendência do DAEE

MBA em Saneamento Ambiental pela FESPSP (2020), Mestrado em Gestão de Recursos Hídricos pelo UNESCO-IHE – Institute for Water Education (2005), em Delft – Holanda. Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Anhembi Morumbi (2001) e em Tecnologia em Construção Civil – Obras Hidráulicas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1998). Empregada da Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, desde 1992. Atua em projetos relacionados ao planejamento integrado nos temas Água e Saneamento.

Com informações da SEMIL

1 Comentário em Coordenadora do PNQS da ABES é a nova subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento de São Paulo

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.