Últimas Notícias

ABES apresenta experiência de dessalinização de Noronha e ganha destaque no SmartBrine 2025, em Fortaleza

No SmartBrine 2025, a ABES apresentou a experiência da ilha com tecnologias que transformam a salmoura em ativo estratégico e apontou caminhos para enfrentar a crise climática

A dessalinização, antes vista como solução emergencial, agora ganha novos contornos no Brasil. Durante o SmartBrine 2025, fórum internacional realizado em Fortaleza, a experiência de Fernando de Noronha foi apresentada como exemplo de inovação replicável. Representando a Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES, o engenheiro Artur Ricardo Macedo dos Santos destacou como a ilha superou décadas de racionamento hídrico com um sistema modular, automatizado e energicamente eficiente.

O modelo, que integra eletrólise para produção de cloro, garantiu segurança hídrica em uma região marcada pela sazonalidade do turismo e pela vulnerabilidade climática. Investimentos, em parceria da Compesa e Neoenergia, em painéis solares flutuantes para redução de até 50% do consumo da Usina de Dessalinização ficarão pronto até o final deste ano. “Noronha mostra que é possível unir inovação, sustentabilidade e impacto social em soluções acessíveis para o Brasil”, afirmou Artur.

O encontro, organizado em cooperação com a Holanda, em parceria com o Water Campus, a universidade NHL Stenden e a consultoria Haskoning, também trouxe exemplos da Espanha (Ilhas Canárias com o exemplo emblemático DESALRO 2.0), Israel, Indonésia e Chile, países que avançaram na integração da dessalinização à economia circular. O destaque ficou para o novo olhar sobre a salmoura, considerada não mais um rejeito, mas um ativo estratégico. No debate, ganharam espaço propostas como mineração de sais críticos, produção de hipoclorito e geração de energia a partir do gradiente salino.

Para a ABES, a participação no SmartBrine reforça o compromisso de traduzir essas discussões em guias técnicos, capacitação profissional e projetos-piloto. A ideia é apoiar estados e municípios a incorporar tecnologias de reúso e dessalinização às suas políticas públicas, reduzindo vulnerabilidades hídricas e ampliando a resiliência climática.

Segundo Artur, o momento é decisivo. “Essas tecnologias precisam ser vistas como instrumentos centrais diante da emergência climática. Garantem abastecimento em regiões costeiras, fortalecem centros urbanos e polos industriais e abrem espaço para um crescimento sustentável nas próximas décadas”, destacou.

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa

ABES – Pensata Comunicação

Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89