Últimas Notícias

Palavra do presidente: 2015, um ano especial, às vésperas do jubileu de ouro da ABES

2015 foi um ano de destaque para o saneamento e para a ABES.

A crise hídrica, que atingiu boa parte do país, trouxe inúmeros desafios, mas também oportunidades. Além disso, colocou o saneamento como uma das prioridades da agenda política brasileira.

A ABES, como a entidade mais atuante do saneamento (completará 50 anos em junho de 2016), integrou ativamente o debate nacional sobre a crise hídrica, suas soluções e o panorama geral do setor.

Com a realização do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Rio de Janeiro, em outubro, a ABES passou a ser entidade protagonista na busca das soluções para a crise hídrica do país e na construção de um projeto de saneamento para o Brasil. Saímos do Congresso fortalecidos, quer pela diversidade dos temas e das propostas diversas apresentadas; quer pelos diálogos e as expectativas de parcerias com os setores privado, público, incluindo aí os municípios, Estados, o governo federal e o Ministério Público.

E como tem sido nos quase 50 anos de existência da ABES, que está sempre na linha de frente das questões prementes do saneamento e meio ambiente, a entidade, atentando às discussões atuais e às recomendações de seus associados, estruturou a CT Reúso e Dessalinização, anunciou a criação da CT de Comunicação no Saneamento e fortaleceu as CTs Gestão de Recursos Hídricos e Gestão e Controle de Perdas, que neste Congresso ampliaram nossas discussões.

A ABES também participou do enfrentamento à crise hídrica através dos meios de comunicação. O conhecimento de vários de nossos técnicos contribuiu para esclarecimentos à sociedade nas reportagens da grande mídia e em nossos próprios canais, como site, boletins informativos, revistas e redes sociais.

Além disso, intensificamos nossa atuação em instâncias como o Conama e o Conselho das Cidades e assistimos, com satisfação, ao crescimento do número de jovens que se juntam aos nossos experientes associados e ampliam a atuação do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS).

Quando falamos em qualificação, demos um passo significativo com o convênio estabelecido com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A parceria se consolidou em um projeto de ensino a distância sobre Regulação do Setor de Água e Saneamento no Brasil.

Nosso engajamento também contribuiu para o devido destaque ao saneamento no Parlamento brasileiro. No último dia 9, a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados tornou permanente a Subcomissão da Universalização do Saneamento Básico e do Uso Racional da Água, cujo presidente é o deputado federal João Paulo Papa. Os próximos anos serão difíceis financeiramente, então vamos tentar focar em ações de criação e de sustentação para o setor, que é o que a ABES defende: capacitar e dar assistência técnica para que, quando existam recursos e o país volte a uma estabilidade de investimentos, nós consigamos investir de forma mais qualificada.

Nossa atuação internacional também se ampliou. Somos agora o principal parceiro da Pollutec, a maior feira de meio ambiente em todo o mundo, que terá sua primeira edição no Brasil em abril de 2016. No âmbito do Conselho Mundial da Água, a ABES é uma das entidades do comitê preparatório para o Fórum Mundial da Água, que será promovido em Brasília em 2018. Esta será a primeira vez que o Fórum acontecerá na América Latina.

Em 2016, a ABES completará 50 anos. Neste meio século, a entidade vem se destacando no cumprimento de sua missão de ser propulsora de atividades técnico-científicas, político, institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Encerramos este 2015 com a certeza de termos trabalhado intensamente para esta trajetória vitoriosa e agradecemos a todos os associados pela valiosa participação.

Muito obrigado por fazerem da ABES a entidade mais atuante no saneamento brasileiro!

Feliz Natal e um excelente 2016!

 

Dante Ragazzi Pauli

Presidente Nacional da ABES

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: