Últimas Notícias

Desafios do Saneamento Ambiental: “é necessário que a sociedade participe mais ativamente das questões do setor”, diz presidente da ABES-RN

A Diretoria Nacional da ABES e a Seção Rio Grande do Norte promoveram nesta sexta-feira, 28 de abril, em Natal, mais uma edição do Ciclo de Debates “Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil.” A participação de cerca de 70 pessoas – a maioria não-associada da entidade – bastante interessadas pelo tema chamou a atenção de Maria Geny Formiga, presidente da seção RN. O evento ocorreu no Auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia – Campus Central da UFRN.

Maria Geny ressaltou que o evento foi bastante elucidativo sobre as questões do saneamento, a situação atual do país e sobre o caminho que está sendo traçado pelo setor, “que não consideramos interessante, mas que é importante que não só os técnicos tenham conhecimento e uma percepção do que está ocorrendo, mas principalmente a população”, disse. “É necessário que sociedade participe mais ativamente dessas questões, porque é um risco quando o governo propõe mudanças sem que haja um debate”, enfatizou.

Segundo ela, o evento serviu para esclarecer, principalmente para os não-sócios da ABES (os sócios, de alguma forma, já têm o conhecimento, acompanham as ações que a associação desenvolve). “Para essas pessoas foi importante, porque receberam muitas informações”, salientou e reforçou que “é interessante que o evento se reproduza em todos os estados, como é a intenção da direção nacional da ABES”.

Ainda segundo a presidente da ABES-RN, a participação do público no debate foi bastante produtiva. “Logo que que o presidente da ABES [Roberval Tavares de Souza] terminou toda a explanação, que foi interessante, bem organizada, didática e muito bem recebida, houve muita discussão tanto por parte da própria diretora da ABES-RN, levantando pontos que suscitaram mais reflexões, como da plateia, que mesmo não-associada demostrou interesse, perguntou e debateu o assunto”, elogiou.

O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, ressalta a diversidade dos participantes. “Tivemos um público bem qualificado, com universitários, profissionais da academia, profissionais do Saneamento, da área de saúde e do meio ambiente. Foi muito bom debater e discutir os itens aos quais estamos nos propondo, que são os 10 anos da Lei de Saneamento e a questão do público e do privado. Foi um ótimo evento.”

O próximo encontro acontecerá em Recife/PE, no dia 8 de maio (saiba mais aqui).

Confira mais imagens do evento

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: