Transmissão online promovida pela ABES-RS reúne ainda representantes da Corsan, Fiergs e Farsul
Por Clara Zaim
A estiagem que atinge o Estado do Rio Grande do Sul foi tema de um debate online promovido nesta quarta, 17 de junho, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) no programa ABES Conecta.
Transmitido pelo YouTube, o webinar “Rio Grande do Sul: estiagem, gestão da crise e perspectivas do futuro” contou com palestra do Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur de Lemos Junior. O debate reuniu ainda o diretor de Operações da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), André Finamor, o analista técnico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Tiago José Pereira Neto, e o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Campos. Para assistir na íntegra, clique aqui.
O Secretário destacou a parceria de trabalho com a Corsan e informou que uma série de medidas foram tomadas pelo governo do Estado do RS para o enfrentamento da seca que atinge o estado, priorizando, segundo ele, o abastecimento de água para consumo humano. Entre as iniciativas adotadas, estão: regularização/perfuração dos poços artesianos e das outorgas de água, monitoramento dos rios e das bacias hidrográficas, manutenção das barragens, recuperação das nascentes, investimentos e otimização dos recursos.
De acordo com Artur de Lemos Junior, novas ações serão anunciadas em breve. “Estamos em treinamento com a Agência Nacional das Águas (ANA) para melhoria das políticas públicas”, afirmou.
Domingos Velho Campos discorreu sobre o cenário da agricultura que sofreu um prejuízo de R$17 bilhões devido à estiagem. Para ele, uma das soluções para enfrentar o problema é o armazenamento de água. “A estiagem é um problema recorrente, não podemos perder milhões de toneladas no setor da agropecuária. A irrigação e o armazenamento de água são temas de interesse social para a solução do problema”, reiterou Campos.
André Finamor apresentou as ações adotadas pela companhia para combater a estiagem e evitar o racionamento de água. Criamos um plano de contingência para cada município com monitoramento online dos rios e da meteorologia. Trabalhamos nas barragens para duplicarmos o armazenamento de água para o próximo verão. A Corsan prevê investir R$340 mi para reduzir a estiagem até 2022″, informou o diretor.
Tiago José Pereira Neto ressaltou que a estiagem é um ponto característico do Rio Grande do Sul e que é preciso “trabalhar a segurança hídrica e o consumo consciente. A melhor forma de reservar é utilizar a água de reúso. Temos excelentes práticas que viabilizam e reforçam o processo”.
A mediação do debate foi de Ricardo Röver Machado, vice-presidente da ABES-RS e coordenador das Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética.
Programa ABES Conecta
Mais um produto de sucesso da associação, o programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Clique aqui, inscreva-se no canal da ABES no YouTube e ative as notificações.
Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!
Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas.
As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.
Thank you for sharing your expertise. Your insights are truly valuable.
I’m loving the positive vibes and practical advice in your posts.
I’m bookmarking this for future reference. Truly a helpful article.
Thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet someone with a little originality!
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really..