Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas discutem a gestão de recursos hídricos nas indústrias

Assunto é tema de um dos cursos online disponíveis na plataforma UNIABES

Por Murillo Campos

Gestão eficiente de recursos hídricos na indústria foi assunto do webinar realizado, nesta quarta, 17 de junho, promovido pela Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. O tema faz parte da lista de cursos disponíveis na plataforma UNIABES e será desenvolvido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio). Saiba mais aqui. 

Na transmissão, os participantes comentaram os principais pontos de discussão da gestão de recursos hídricos, desafios e novas tecnologias para o tratamento de água e efluentes. Clique aqui para assistir.

“Precisamos participar para que juntos consigamos chegar à uma gestão completa de interação e conhecimento técnico, além de respeito às atitudes sociais de todos os processos construídos para que tenhamos uma consequência positiva na gestão de recursos hídricos”, opinou Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos.

William Padilha, diretor-geral da WEHRLE do Brasil, traçou um panorama do uso das águas nas indústrias e analisou o cenário atual de gerenciamento. “A indústria tem que evoluir, assim como a sociedade na questão de gestão de água”, disse.

“As indústrias são expostas a riscos ligados à água, não somente à escassez, também referente às enchentes, isso causa impactos. A produção pode ser comprometida e os valores da empresa podem cair. As alternativas são simples: o gerenciamento sustentável e águas de fontes alternativas”, reforçou Thomas Krätzig, consultor alemão, desenvolvedor do conteúdo IWAMI EAD.

O curso sobre gestão eficiente de recursos hídricos será ministrado em seis módulos de forma online a partir de agosto. O objetivo é permitir aos participantes adquirir conhecimentos técnicos e gerenciais, com o olhar voltado à aplicabilidade nas suas empresas por meio do desenvolvimento de um projeto concreto.

“O que norteia a capacitação é sempre trazer o melhor nível de conhecimento, mas que ele seja aplicado à realidade das indústrias. As empresas são parte da sociedade e tem fator fundamental no consumo e oferta, por isso, precisamos alocar esses fatores na nossa metodologia, isso faz parte do nosso padrão de trabalho”, comentou Natasha Costa, gerente de Formação Profissional da AHK Rio de Janeiro.

ABES Conecta:

Mais um produto de sucesso da associação, o programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Clique aqui, inscreva-se no canal da ABES no YouTube.  

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

3 Comentários em ABES Conecta: especialistas discutem a gestão de recursos hídricos nas indústrias

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.