
Transmissão online contou com a presença de especialistas da saúde e da engenharia, que abordaram o tema do ponto de vista sanitário, ambiental e psicossocial.
Por Clara Zaim
Nesta segunda-feira, 8 de junho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental- ABES Seção Amazonas (ABES-AM) promoveu um webinar no programa ABES Conecta sobre o tema “Sepultamentos em tempos da pandemia de Covid-19: um olhar sanitário, ambiental e psicossocial”.
O debate online reuniu Conceição Maria de Oliveira, bacharel em Ciências Biológicas e chefe do Setor de Informação em Saúde da Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Recife/PE; Paulo Ricardo Rocha Farias, engenheiro agrônomo, secretário Municipal de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Manaus-AM; e Maria Helena Pereira Franco, psicóloga e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica. A moderação foi de Rainier Pedraça de Azevedo, Presidente da Seção Amazonas da ABES e coordenador da Câmara Temática de Saúde Ambiental. Clique aqui para assistir o webinar na íntegra. Conceição Maria de Oliveira, que participou da elaboração de uma publicação recente do Ministério da Saúde sobre o procedimento recomendado para o manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, detalhou o conteúdo do trabalho desenvolvido. Ela informou que a nota técnica foi padronizada com a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando o manejo de corpos pelos profissionais de saúde, serviço funerário e cemitérios. “Foi muito difícil criar a nota do protocolo pensando na transmissão da doença e na dor dos enlutados”, salientou Conceição Maria.
Paulo Farias fez uma apresentação com uma abordagem sanitária e ambiental sobre cemitérios e estratégias de sepultamentos coletivos em trincheiras no pico da pandemia em Manaus, que soma 1.466 óbitos (até 7 de junho) pela doença. Entre as ações estão: locação de caminhões frigoríficos para regularizar o fluxo no cemitério, abertura de cova com escavação contínua, cova rastreada, cremação gratuita e apoio da Guarda Municipal, do Manaus Trans e da Polícia Militar. O especialistas destacou a importância dos profissionais que estão atuando na linha de frente no combate à covid-19 tanto para quem enfrenta a doença como para quem está sendo sepultado. “São pessoas que toda a sociedade possui uma dívida de gratidão pelo esforço que vem sendo feito”, enfatizou.
A psicóloga e professora Maria Helena Pereira Franco refletiu sobre questões que envolvem a morte. Segundo ela, a perda de alguém que se ama desorganiza quem fica e impõe a esta pessoa uma nova vida. A psicóloga explicou que os rituais do último adeus são uma marca forte nas mais diferentes culturas e que talvez por isso, neste cenário de coronavírus, seja tão difícil aceitar que os seus partam sem passar por este importante rito. “Os velórios estão sendo realizados sem a permissão de despedida”, sublinhou.
A especialista lembrou que um dos grandes desafios enfrentados por cada enlutado e profissional da linha de frente contra a pandemia é o cuidado com a saúde mental. “Deve- se permitir um momento de descanso, buscar soluções criativas e de cuidado com o próximo”, reiterou. “O luto é uma forma de se relacionar com alguém que foi importante para nós. Os enlutados podem criar novos rituais para externar a sua emoção e manter viva a memória do seu ente querido”, concluiu, sensibilizando o público que interagia no chat durante a apresentação. Rainier Pedraça de Azevedo finalizou o debate destacando a importância do tema. “O Brasil registra um espantoso número de mortes nessa crise gerada pela pandemia que é uma das maiores vivenciadas pelo país. Agradeço pela realização desse webinar que abordou um tema tão relevante. A união do setor de saneamento é muito importante para a saúde pública”, reforçou o Presidente da ABES-AM.
O programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde, já conta com mais de 40 mil visualizações em suas transmissões online por profissionais e estudantes do setor.
Clique Aqui para conhecer nossas Câmaras Técnicas.
Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!
As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES
For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.
Some really excellent info Sword lily I detected this.
Chat with a horny model now – they are online and want your company!