Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar discute os impactos do novo marco do setor na prestação de serviço da limpeza e manejo dos resíduos no DF

Evento online foi o terceiro da série promovida pela ABES Seção Distrito Federal sobre o tema.

Por Clara Zaim

Nesta quarta-feira, 02 de setembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Distrito Federal (ABES-DF) promoveu o terceiro webinar da série “Os impactos do novo marco legal do saneamento no Distrito Federal”. Na ocasião, os palestrantes discutiram sobre o que muda na prestação do serviço da limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos urbanos.

O evento teve moderação de Heliana Katia Tavares Campos, vice-presidente da ABES-DF e coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Participaram como palestrantes Silvano Silvério da Costa, diretor da ABES e engenheiro civil e sanitarista, Jair Tannus, presidente dos Serviços de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Aline Sousa da Silva, membro da Comissão Nacional do MNCR, diretora da Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Silvano Silvério da Costa discorreu sobre serviços de limpeza urbana, legislação, administração do titular, contratos de concessão, prestação de serviços e acesso aos recursos federais.

Jair Tannus abordou as ações que vêm sido desenvolvidas para melhorar a gestão e a prestação de serviços de limpeza e o manejo dos resíduos sólidos no Distrito Federal. Algumas delas, segundo o palestrante, são: monitoramento, modernização das tecnologias, coleta de resíduos domiciliares recicláveis, implantação de papeleiras, papa entulho, entre outros.

Aline Sousa Silva explicou sobre o trabalho das cooperativas e dos catadores. Conforme explicou, a Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) integra 21 cooperativas de catadores e 3 redes de cooperativas. Aline ressaltou que os catadores têm sido ouvidos em importantes discussões sobre o tema. Para ela, as cooperativas devem ser incluídas para prestação de serviços e universalização dos serviços de limpeza para gerar cidadania e renda para os catadores. A palestrante salientou ainda que os catadores vêm enfrentando dificuldades durante a pandemia, mas voltaram a trabalhar por questões econômicas, ambientais e sociais.
Para assistir ao webinar, na íntegra, clique aqui. 

Webinar 1

O primeiro evento sobre o tema foi realizado em 12 de agosto e debateu sobre “O que muda na gestão dos serviços de saneamento: contratos e prestação dos serviços, regulação, planejamento, participação e controle social”. Assista aqui.

Webinar 2

O segundo evento foi realizado em 21 de agosto e abordou “O que muda na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário” Assista aqui.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais 100 mil visualizações nas transmissões!

 Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

1 Comentário em ABES Conecta: webinar discute os impactos do novo marco do setor na prestação de serviço da limpeza e manejo dos resíduos no DF

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.