Últimas Notícias

ABES-MG participa de debate sobre a gestão da água no Território Norte

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Minas Gerais (ABES-MG) participará em uma das mesas do evento “Diálogo Público A Gestão da Água em Contexto de Escassez Hídrica: Transparência, Controle e Participação Social” – com a debatedora Mônica Maria Ladeia. O encontro, que ocorrerá em Montes Claros, em Minas Gerais, no dia 14 de setembro, é promovido pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). As inscrições podem ser feitas aqui.

Além do Diálogo Público, haverá, no dia 15, uma Ouvidoria Móvel, na Praça Dr. Carlos Versiani, para registrar demandas da população em relação ao serviço público estadual.

O evento ocorrerá no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams (Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416 – bairro Ibituruna). E conta com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e a Amams.

A escassez de recursos hídricos no Território de Desenvolvimento Norte e os problemas e desafios de gestão decorrentes dela, como a potabilidade da água, a intermitência do abastecimento no cenário urbano e rural e dificuldades quanto à divulgação de informações foram pauta para a escolha do tema. Durante o evento, serão mostradas experiências de êxito e soluções para conviver com a falta de água.

De acordo com a ouvidora da Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas da OGE, Maria Elisa Braz Barbosa, o objetivo é criar um espaço institucional de diálogo entre a sociedade civil e gestores de instituições de órgãos públicos das três esferas de poder que tratam da gestão dos recursos hídricos. “Nós vamos divulgar informações de interesse da sociedade, fomentar na Administração Pública o desenvolvimento da cultura da transparência, da participação e do controle social e, sobretudo, propiciar a interlocução entre os gestores públicos e os cidadãos”, afirma a ouvidora.

Programação

O credenciamento será iniciado às 8h, seguido pela solenidade de abertura e pela primeira mesa de debates, cujo tema é “Gestão das bacias hidrográficas: perenização, revitalização, proteção de mananciais e o uso democrático das águas”.

À tarde, o evento será retomado às 14h com a mesa de debates “Gestão da água em contexto urbano: abastecimento, potabilidade, racionamento, rodízio, transparência e participação social”. Os presentes poderão fazer perguntas aos debatedores após exposição dos debatedores.

Em seguida, haverá uma mesa sobre “Recursos hídricos: dificuldades desafios e experiências exitosas”, quando serão expostas as experiências do Projeto Barraginhas, do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido, do Projeto Vidas Áridas e do Projeto Cultivando Água Boa. Clique aqui para saber detalhes da programação.

Entidades participantes

O evento conta com a parceria entre diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Além da OGE, Copasa e Unimontes, participam do evento a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Comitês de Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí (Pacuí), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Instituto Mineiro de Gestão  das Águas (Igam), Defensoria Pública (DPMG), Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae) e Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).

Serviço:

Diálogo Público “A Gestão da Água em cenário de escassez hídrica: transparência e participação social”

Dias: 14 e 15 de setembro

Horário: das 8h às 17h30

Local: Auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams (Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416 – bairro Ibituruna)

Para mais informações, acesse OuvidoriaGeral.

Ou fale com Maya Sangawa: (31) 3915.1975 / (31) 9.9294.2324

 

2 Comentários em ABES-MG participa de debate sobre a gestão da água no Território Norte

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.