Últimas Notícias

ABES-SP presente em workshop de resíduos da Fiesp

A Seção foi representada por Ricardo Crepaldi, presidente da Subseção Centro Paulista e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. A coordenadora do CNQA, Samanta Souza, foi uma das palestrantes. 

O presidente da Subseção Centro Paulista e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ABES-SP, Ricardo Crepaldi, participou nesta terça-feira, 7 de março, do workshop de infraestrutura “Saneamento Básico – Resíduos Sólidos”, realizado pelo Departamento de Meio Ambiente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. 

Coordenado pelo advogado Fabrício Dorado Soler, parceiro de diversas iniciativas da ABES-SP e professor do curso online de Legislação, Gestão e Logística Reversa de Resíduos Sólidos, o encontro contou com participação dos governos federal e estadual, além de instituições como BNDES, CEF, ARSESP, ABRELPE e Frente Nacional dos Prefeitos, entre outras. “Foi um evento estratégico. As discussões mostraram importantes caminhos de sucesso para a gestão pública dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em nosso país”, ressalta Crepaldi.

Samanta Souza, subsecretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, associada da ABES e coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES, esteve entre os palestrantes.

Foram discutidos os desafios e oportunidades relacionados à gestão, como a universalização da coleta; destinação final adequada; a regionalização do serviço; os investimentos público e privado; e o uso de novas tecnologias para tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos.

Lançamento do Programa PDL na CIESP

Na quarta-feira, 8 de março, Ricardo Crepaldi prestigiou, na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) o lançamento do PDL – Programa de Desenvolvimento de Lideranças, promovido pelo Sindratar-SP – Sindicato da Indústria da Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de São Paulo, em parceria do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento. O programa será ministrado pela terapeuta de empresas, Fátima Rizzo, e terá dez módulos com aulas quinzenais.

O objetivo do PDL é oferecer oportunidades de capacitação de qualidade com troca de experiências entre os profissionais do setor AVAC-R e de outros segmentos da indústria. “O PDL é uma ação muito importante para todas as empresas sem distinção de setor, pois melhora a visão e o foco das atuais e novas lideranças. O SINDRATAR-SP, a CIESP e a ABRAVA estão de parabéns por essa importante iniciativa, que vai muito além do próprio setor de AVAC_R”, ressalta Crepaldi.

Estiveram presentes representantes de diversas entidades: Samoel Vieira de Souza, vice-presidente do Sindratar-SP, diretor de relações internacionais da ABRAVA, Marcos Adriano Araújo de Andrade,  primeiro diretor secretário do CIESP, Leonardo Cozac, presidente do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno, Paulo Jubilut, vice-presidente do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno; e Fued Abdalla, past-presidente da ABRAVA, entre outros.

Mais informações aqui.

Comissão de Meio Ambiente do CRQ-SP

A Comissão Técnica de Meio Ambiente – CTMA do Conselho Regional de Química – 4ª Região (CRQ-IV), parceiro e apoiador das iniciativas da ABES, retomou suas atividades presenciais, nesta quinta-feira, 9 de março.

O presidente da Subseção Centro Paulista e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ABES-SP, Ricardo Crepaldi, que é também membro permanente da CTMA, participou do encontro neste importante momento de retomada na sede da CRQ-IV, na cidade de São Paulo.

O objetivo da CTMA, em atividade desde 2005, é desenvolver materiais técnicos, eventos e orientações para toda a área de atuação da química dentro da ampla vertente ambiental.

“A CTMA do CRQ-IV é um importante parceiro da ABES-SP e, mais precisamente, da nossa Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Desenvolvemos em conjunto inúmeras atividades e divulgações, principalmente nos fóruns anuais de Recursos Hídricos e o de Meio Ambiente, entre outras atividades na área de resíduos sólidos, saneamento, tecnologias de tratamento e reuso de águas”, frisa Crepaldi.

Mais informações sobre a Comissão, acesse aqui.

3 Comentários em ABES-SP presente em workshop de resíduos da Fiesp

  1. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is fantastic blog. A great read. I’ll definitely be back.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.