Últimas Notícias

Alceu Guérios Bittencourt assume a presidência nacional da ABES

Em cerimônia virtual e com presença de autoridades do setor, engenheiro tomou posse para o biênio 2020-2022

Por Murillo Campos

O novo presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES para o biênio 2020-22, Alceu Guérios Bittencourt, tomou posse nesta quinta-feira, 16 de julho, em cerimônia virtual realizada no programa ABES Conecta. Ele substitui Roberval Tavares de Souza, que conduziu a entidade por quatro anos.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades do setor de saneamento e meio ambiente: Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério do Desenvolvimento Regional; Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo; Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES (biênio 2016-18 e 2018-20); Benedito Braga, presidente da Sabesp; Oscar Cordeiro, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Fernando Franco, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR); Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Aesbe; Gustavo Prado, presidente da Assemae Regional de São Paulo.

Foram destaques nos comentários dos convidados, entre outros assuntos, o novo marco legal do saneamento e a resposta inovadora da entidade diante da situação de pandemia de levar os debates sobre os grandes temas do setor para o ambiente virtual. 

Em seu discurso, Bittencourt afirmou que a associação seguirá firme no compromisso de atuar em prol do desenvolvimento do saneamento ambiental, enfatizando a importância da transparência e da comunicação com a sociedade. Além disso, vê a associação comprometida em lidar com os desafios gerados pela crise do novo coronavírus e as mudanças que virão após a sanção do novo marco regulatório.

“A pandemia expôs mais claramente as injustiças da distribuição de renda em nosso país e as precárias condições de vida de grande parte da população. Como se previa, essas parcelas são as que estão sofrendo os maiores impactos. A deficiência do saneamento para as pessoas mais vulneráveis fica cada vez mais ressaltada, o que nos dá claramente uma responsabilidade para o mandato que se inicia. O nome da chapa eleita, Saneamento para Todos, sintetiza esse compromisso”, afirmou Bittencourt.

O novo presidente ainda reforçou o papel social e de promoção do conhecimento da entidade. “Crises agudas como esta dão margem a reações obscurantistas e sem base no conhecimento científico. Como uma entidade técnica e acadêmica, a ABES deverá lutar pelo primado da ciência e da tecnologia no enfrentamento da crise e de todas as questões que exijam conhecimento especializado”, frisou.

Em sua fala, Bittencourt ainda ressaltou o posicionamento da ABES perante o novo marco legal do saneamento a afirmou que a entidade seguirá presente nas discussões a fim de ajudar a estabelecer as novas normas no setor.

“A ABES reitera sua posição de continuar participando do debate, contribuindo para implantação dos novos mecanismos na busca do alcance das metas estabelecidas e tendo como critério a universalização dos serviços com qualidade, modicidade e equidade”, completou. Veja o discurso do presidente Alceu Guérios Bittencourt. 

O vice-presidente eleito, Mario Cezar Guerino, salientou: “Minha motivação em estar aqui é por acreditar que a ABES é um instrumento importante na contribuição, junto com outras entidades do setor de saneamento, para que o Brasil busque fazer sua parte em atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente, o objetivo nº 6 de assegurar água e saneamento para todos”, salientou o vice-presidente, Mario Cezar Guerino.

A apresentação do evento foi feita por Josivan Cardoso, assessor de relações institucionais da ABES. Os novos membros da diretoria eleita também marcaram presença.

Clique aqui e assista a cerimônia de posse completa

Diretoria eleita da ABES para o biênio 2020-2022

Alceu Guérios Bittencourt (SP) – Presidente

Mario Cezar Guerino (GO) – Vice-Presidente

Marcel Costa Sanches (SP) – Secretário

Rafael Carvalho de O. Santos (RJ) – 2º Secretário

Maria Lucia B. Coelho Silva (RS) – 1º Tesoureira

Álvaro José Menezes da Costa (AL) – 2º Tesoureiro

Edgard Faust Filho (PR) – Diretor Sul

Célia Regina Alves Rennó (MG) – Diretora Sudeste

Marcos Helano F. Montenegro (DF) – Diretor Centro-Oeste

Vanessa Britto Silveira Cardoso (BA) – Diretora Nordeste

Haroldo Costa Bezerra (PA) – Diretor Norte

Witan Silva – Coordenador Nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS)

Saiba mais sobre os diretores

 

Currículo do novo presidente da ABES:

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – Seção São Paulo, nos Biênios 2013/15 e 2015/17 e atualmente integra a Diretoria Nacional da ABES, no cargo de Secretário Geral. Foi Presidente do 29º Congresso da ABES.

Integrou a Comissão Temática do Fórum Mundial da Água 2018, realizado no Brasil. Foi presidente, como representante da ABES, do Conselho de Orientação da Arsesp, agência paulista de regulação de serviços de saneamento. É Diretor Superintendente da COBRAPE – Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos.

 

1 Comentário em Alceu Guérios Bittencourt assume a presidência nacional da ABES

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.