Últimas Notícias

Diretoria Biênio 2020-2022

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – Seção São Paulo, nos Biênios 2013/15 e 2015/17 e Secretário Geral da ABES. Foi Presidente do 29º Congresso da ABES.
Integrou a Comissão Temática do Fórum Mundial da Água 2018, realizado no Brasil. Foi presidente, como representante da ABES, do Conselho de Orientação da Arsesp, agência paulista de regulação de serviços de saneamento. É Diretor Superintendente da COBRAPE – Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos.

Engenheiro Civil, formado pela UFG – Universidade Federal de Goiás; especialista em Gestão e Auditoria Ambiental, pela Universidade Estadual de Minas Gerais; especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Goiás; engenheiro da SANEAGO, onde já ocupou diversas funções de gerência – de supervisor a superintendente; presidente da ASES – Associação dos Engenheiros da SANEAGO, gestão 2007/2009; presidente da ABES, Seção Goiás, biênio 2009/2011; diretor Nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental; membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Goiás; membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba; membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte – Goiás; membro do Conselho Consultivo da APA João Leite – Goiás; membro do Conselho de Administração da Saneago – representante dos empregados (eleito).

Graduado em Engenharia Civil, com aperfeiçoamento em regulação de serviços públicos pela Warrington College of Business da Universidade da Flórida (EUA) e pela London School of Economics and Political Science – LSE (Reino Unido). Funcionário de carreira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, possui uma trajetória profissional direcionada para formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas nas áreas de saneamento básico, infraestrutura urbana e habitação. Atualmente, exerce a função de Superintendente de Assuntos Regulatórios da Companhia desde março/2016, com destaque para a coordenação dos processos de contratualização com os municípios, regulação técnica, fiscalização regulatória e revisão tarifária. É membro do Conselho Estadual de Saneamento – CONESAN, Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – Seção São Paulo e Coordenador da Câmara Técnica de Regulação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE.

(Referência: SANTOS, R. C. O.). Engenheiro Civil e Sanitarista da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor Assistente do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da UERJ. Instrutor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. Engenheiro Consultor, com Participação em Projetos e Estudos de Sistemas Públicos e Prediais de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário e Drenagem Pluvial, e de Infra-estrutura Civil de Indústrias e Minerações.

Engenheira química, especialista em Gestão Ambiental. Exerceu, de 1978 a 2013, atividades na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), na área de gestão de Recursos Hídricos – controle e qualidade das águas superficiais – liderando a implantação e coordenação de Programas de Monitoramento da Qualidade das Águas no Estado do Rio Grande do Sul, a Análise de Estudos de Impacto Ambiental e de Licenciamento Ambiental. Publicou diversos trabalhos sobre Avaliação da Qualidade da Água, Planejamento Ambiental, Gestão dos Recursos Hídricos e Participação da Sociedade no Processo de Gestão Ambiental. Presidente da Seção Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES -RS) nos períodos 2001/2003 e 2003/2005; diretora Região Sul períodos 2012/2014 e 2014/2016 e tesoureira adjunta no período 2016/2018, da ABES Diretoria Nacional. Integra o Conselho Editorial da Revista Bio. Conselheira do Conama representando a ABES, desde 2013. Membro do Grupo de Trabalho Interministerial de Acompanhamento da Implantação do Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB. Conselheira do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA). Realiza consultoria e assessoramentos de aspectos ambientais em Planos, Projetos e Programas com ênfase em Monitoramento Ambiental – Recursos Hídricos.

Eng. Civil, MSc em Recursos Hídricos e Saneamento. Consultor em saneamento e diretor geral da AMEC – Álvaro Menezes Engenharia e Consultoria, desde 2015; Diretor nacional da ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental desde 2008; Eng. Civil e gestor nas Companhias Estaduais de Saneamento de Alagoas (1985/1998-2007/2014) e Pernambuco (1999/2006); Especialista em Aproveitamento de Recursos Hídricos e Avaliação e Perícias de Engenharia; Consultor Associado na GO Associados (2015/2018); Livro e capítulos de livros publicados sobre gestão e reúso; Redator da Coluna Gestão & Operação na Revista BIO/ABES, da coluna Opinião Brasil no site www.ambienteonline.pt desde 2015 e publica desde 2011 artigos no Jornal Tribuna Independente de Alagoas.

Engenheiro sanitarista formado pela UFSC. Trabalha na Sanepar desde 1991. Foi presidente da ABES-PR em duas gestões: 2009/2011 e 2011/2013 e, entre 2016 a 2020, atuou como coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES.

Engenheira civil com especialização em engenharia sanitária pela EEUFMG, realização de engenharia ambiental no Illinois Institute of Technology de Chicago em 1981/82, especialização em gerenciamento de recursos hídricos na Universidade de Lund, Suécia , MBA em Gestão Estratégica de Empresa de Saneamento pela Fundação João Pinheiro (2002) e pela Fundação Dom Cabral (2004). Desde 1983 é funcionária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais tendo trabalhado nas áreas de projetos, de recursos hídricos e meio ambiente e de pesquisa e desenvolvimento operacional e tecnológico. Atua hoje no Gabinete da Presidência da empresa. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Minas Gerais – de 2011 a 2015, coordenou a Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES, atuou em diversos comitês de bacia representando as entidades técnico cientificas e hoje representa a ABES no CNRH.

Engenheiro Civil, mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis (USP). Foi presidente da CAESB e diretor da SNSA do MCidades. É Regulador de Serviços Públicos da ADASA. Atualmente exerce a função de Diretor Financeiro da NOVACAP.

Engenheira Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestre em Ecologia aplicada à Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (2017). Presidente ABES BA Biênio 2015-2017 e Vice-presidente ABES BA Biênios 2017-2019 e 2019-2021. Membro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS). Atualmente trabalha com consultoria na área do saneamento básico e meio ambiente.

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM 1970), especializou-se em Planejamento Regional e Desenvolvimento Urbano, em Santiago do Chile, pelo Instituto Latino Americano Econômico Social (ILPES/CEPAL/ONU), com Mestrado em Saneamento Ambiental e Infra-Estrutura Urbana (UFPA). Foi engenheiro da empresa Engenharia Civil e Portuária S/A, do Departamento Nacional de Obras de Saneamento – DNOS( 1ª DROS- AM, AC, RR, RO), da Secretaria Estadual de Planejamento do PA – SEPLAN/CODEURB, e Presidente da COSANPA – Companhia de Saneamento do PA, Secretaria da SEDURB – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (PA), Presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH/PA) e Consultor da BS2G Engenharia LTDA. Diretor Norte da ABES DN (2008/2010), VP da AESBE Reg. Norte(2003/2004), Presidente da ABES Seção PA (2017/2019). Atualmente é pesquisador do GPHS/UFPA – Grupo de Pesquisa em Hidráulica e Saneamento e Diretor de Recursos Hídricos e Saneamento do Club de Engenharia do PA.

É engenheiro civil pela UFRGS, vice-presidente nacional da ABES, conselheiro sênior da GO Associados e da São Bernardo Previdência Privada. Integra ainda: Conselho de Competitividade da ABIMAQ; Conselho Diretor da ABES e Conselho Consultivo da ASFAMAS. Idealizador, embaixador e coordenador da programação técnica da Brazil Water Week.

Engenheiro Ambiental e Sanitarista com vivência internacional e experiência em projetos de P&DI, consultorias e capacitações na área de saneamento com foco em inovação e biogás. Atualmente é Coordenador Nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Manager do Prêmio Stockholm Junior Water Prize Brazil e Trainee da ONG Vetor Brasil na Assessoria de Gestão e tecnologia no Governo do Estado do Rio de Janeiro.