Últimas Notícias

BWW: debate sobre o Marco Regulatório de Recursos Hídricos abre a série de sessões especiais rumo ao evento internacional

Sessão Especial 1, realizada nesta quarta(11), destacou os desafios e experiências que o novo arcabouço legislativo traz para todos os ecossistemas efetuarem a gestão integrada dos recursos hídricos e suas interfaces com o saneamento no Brasil.

A proposta do Marco Regulatório para Recursos Hídricos (PL 4546/2021) foi o tema que abriu a programação de sessões especiais da Brazil Water Week 2022, realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O encontro faz parte da série de webinares gratuitos que acontecerão até dia 20 de maio, antecedendo a Brazil Water Week (BWW2022) – Semana da Água do Brasil, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, que vai acontecer online, entre os dias 23 e 27 de maio, em plataforma digital exclsiva e interativa, com patrocínio da Sabesp, ANA, Embasa, Aegea e Sanepar. Clique aqui para conhecer a programação e se inscraver.

Com moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Recursos Hídricos da ABES, a Sessão Especial 1 contou com as participações de Mônica Porto, diretora de Sistemas Regionais na Sabesp; Jefferson Nascimento de Oliveira, professor da Universidade Paulista (Unesp); e Rodrigo Farias, analista de Estudos, Secretário Executivo da Agenda Setorial da Saúde para 2030 da Superintendência de Serviços Sanitários de Santiago, no Chile.

Ao apresentar os convidados, Josivan Cardoso destacou a importância da abordagem nesta primeira sessão especial por debater importantes pontos e experiências de acordo com a nova proposta de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos do país, destacando a necessidade dos esclarecimentos para o setor de saneamento e como sendo de interesse para a sociedade em geral. “Este webinar traz uma grande perspectiva, com base em vários outros momentos que já participamos na ABES sobre a discussão da proposta do marco hídrico para o Brasil, para o qual entendemos que muitos pontos dessa proposta precisam de maiores discussões e esclarecimentos. Por isso, abrimos espaços para os especialistas participantes imprimirem suas perspectivas e compartilharem conhecimentos das instituições que também representam”, afirmou.

Mônica Porto avaliou que a discussão, com foco no Novo Marco Legal dos Recursos Hídricos, é muito relevante para o setor de água de maneira geral. Sua apresentação mostrou um panorama em torno dos recursos hídricos no país, com considerações acerca da Lei 7663/91, que instituiu a Política Estadual de Recursos Hídricos, em São Paulo; e a Lei 9.433/97, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos. “As leis trouxeram instrumentos de gestão para que os múltiplos usuários pudessem ter acesso e direito ao uso da água”, lembrou, entre outros apontamentos.

Na sequência, o professor da Unesp, Jefferson Nascimento de Oliveira, expôs a importância do debate, uma vez que existe a proposta do Projeto de Lei 4546/2021, que diz respeito à infraestrutura hídrica para organização e exploração dos serviços hídricos no país. “É importante que tenhamos uma política de Estado em torno dos recursos hídricos no Brasil”, observou. Entre suas considerações, o professor citou a importância de o Brasil investir maciçamente em saneamento.

Tanto Mônica como Jefferson fizeram considerações sobre o abastecimento público e dessedentação animal, preconizados nas políticas de recursos hídricos, enfatizando alguns desafios e conflitos, bem como soluções que podem ser implementadas para melhorar o cenário de oferta de água em nível nacional.

A experiência internacional foi o foco da palestra de Rodrigo Farias, que ressaltou as experiências do Chile com a inclusão do setor privado e também das concessionárias no sistema de água e saneamento. O especialista compartilhou alguns pontos relevantes, contando sobre o trabalho da Superintendência de Serviços Sanitários do Chile e a organização do marco legal que governa o setor de saneamento no país.

As apresentações foram finalizadas com a sessão de debates.

As próximas sessões especiais do BWW 2022 acontecem nos dias 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de maio, no canal do Youtube da ABES. As inscrições podem ser feitas neste link.

Para assistir o webinar sobre o Marco Regulatório e Recursos Hídricos da Sessão Especial 1 completo, clique aqui.

 

2 Comentários em BWW: debate sobre o Marco Regulatório de Recursos Hídricos abre a série de sessões especiais rumo ao evento internacional

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89