Últimas Notícias

CT Perdas e Eficiência Energética da ABES tem novo coordenador

Marcelo Depexe, engenheiro da Sanepar, assumiu o cargo, ocupado há quase dez anos pelo Engº Ricardo Röver Machado, durante reunião virtual realizada nesta quinta (21).

O engenheiro Marcelo Depexe, da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, é o novo coordenador da Câmara Temática de Perdas de Água e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. Ele assumiu o cargo, ocupado desde 2015 pelo Engº Ricardo Röver Machado, durante reunião virtual realizada nesta quinta-feira, 21 de março, com presença do presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt.

Envolvido ativamente nos Seminários de Perdas (nacionais e internacionais) e outros eventos promovidos pela ABES, Marcelo Depexe é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcelo Depexe

“Para mim, é uma honra assumir a coordenação desta Câmara, que tem desempenhado um papel muito importante no saneamento”, afirma Depexe. Para o novo coordenador, o Brasil ainda precisa de muitas iniciativas para a melhoria da gestão de perdas e eficiência energética. “Estes são os temas que a Câmara aborda, por meio de seminários, webinários, relatórios e tudo aquilo que a ABES pode contribuir para a melhoria técnica da gestão de perdas”, ressalta. “Temos muitos desafios e na Câmara temos uma missão muito nobre para melhoria da eficiência operacional das companhias de saneamento. Queremos levar este trabalho adiante e obter cada vez melhores resultados”, reitera o engenheiro. 

A CT Perdas de Água e Eficiência Energética é uma iniciativa de âmbito multissetorial e tem como finalidade atuar nas áreas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética de forma a criar um ambiente de debate qualificado e de excelência técnica, destinado a contribuir com o desenvolvimento sustentável por meio da utilização racional dos recursos naturais.

Os novos membros que atuarão ao lado de Derpexe na CT são: César Rehnolt Meyer (coordenador adjunto); Jairo Tardelli Filho (secretário executivo); Milena Aguiar(secretária de Gestão de Perdas) e Andrea Andrade de Matos (secretária de Eficiência Energética).

Para o ex-coordenador da Câmara, Ricardo Röver Machado, o assunto gestão de perdas e eficiência energética é absolutamente estratégico, pois dialoga com a eficiência operacional dos sistemas de abastecimento e no atendimento às comunidades, com a gestão administrativa e financeira das empresas. 

O engenheiro fala sobre as atividades que desenvolveu durante quase dez anos à frente da Câmara. “Assumi a coordenação em 2015. De lá para cá, fizemos vários eventos anuais: os seminários nacionais e internacionais de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, participações nos Congressos da ABES, no Silubesa e na Brazil Water Week. Realizamos webinares sobre diversos assuntos tão importantes. De lá para cá, cresceu o interesse da sociedade pelo tema de perdas e eficiência energética, e a ABES vem respondendo com os cursos da Uniabes”, destaca o ex-coordenador.

Sobre Marcelo Depexe, Ricardo Röver frisa: “Passo a coordenação a um profissional excelente, de uma inteligência brilhante, muito conhecimento e capacidade, que também atua na Associação Estadual das Empresas de Saneamento (Aesbe). Tenho absoluta certeza que o Marcelo vai inovar na Câmara dando continuidade em algumas coisas, o que é natural, mas certamente vai trazer inovação e fazer a gestão do seu jeito para o bem e para o benefício de toda a sociedade e de todos os profissionais que atuam nesta área tão estratégica”. 

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89