A Câmara Técnica de Qualidade de Produtos Químicos da ABES, sob a coordenação conjunta de Maria Cristina Coimbra Marodin e Vasti Ribeiro Facincani, promoveu, no dia 27 de setembro, na sede da ABES, no Rio de Janeiro/RJ, a quinta edição do seu workshop. A edição 2019 abordou o tema “Controle de Qualidade de Produto Químico – Revisão da documentação para atendimento legal ao padrão de potabilidade”.
“Embora o tamanho do auditório tenha limitado o número de participantes, o público que esteve presente foi totalmente representativo, tanto com relação aos atores envolvidos no assunto, como às regiões que compõem o país”, destacam as coordenadoras da CT, Maria Cristina Marodin e Vasti Ribeiro.
De acordo com as especialistas, o sistema composto por requisitos, regras e documentos reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde para cumprimento das exigências legais de controle de qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano foi totalmente desenvolvido e implementado no país pela CTQPQ. “Este sistema, iniciado após a provocativa exigência contida na portaria 1469/2000 e depois mantida em todas as Portarias de Potabilidade subsequentes, foi concebido, produzido e tem sido continuamente aprimorado por meio de fóruns abertos, regionalmente realizados no país”, explicam. “Pelo reconhecimento da seriedade, importância e frutos desse trabalho para a saúde da população abastecida, que foi desencadeado desde então, a ABES tem sempre abrigado todos os fóruns que se fazem necessários”.
Maria Cristina e Vasti informam que o V workshop foi realizado para consolidar a nova versão da documentação envolvida nesse processo, após as atualizações resultantes das discussões e contribuições do setor, desencadeadas nos últimos dois eventos sobre o assunto, a saber IV workshop de Belo Horizonte e o Painel do 30º Congresso Nacional da ABES em Natal. “Como de praxe, foi um evento de auditório lotado, bastante participativo e interativo, e que gerou excelentes resultados para aprimoramento do processo e confiabilidade das evidências dos controles, o que contribui para a garantia da saúde da população abastecida do Brasil”, afirmam.
A documentação revisada poderá ser acessada, em breve, no site da CTQPQ.
No dia anterior ao evento (26), foi realizada a reunião da CT, que contou com a presença do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.
This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great Watch bbc farsi
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.