
O primeiro encontro do Ciclo de debates “Desafios do Saneamento Ambiental”, realizado nesta quarta-feira, 15 de março, em Manaus/AM, foi um sucesso de público e participação. Promovido pela Diretoria Nacional da ABES em parceria com a ABES Seção Amazonas, o evento levou a discussão sobre os 10 anos da Lei 11.445, conhecida como a Lei do Saneamento, para os associados da ABES no Amazonas e público em geral. O auditório lotou com 70 participantes de diversas faixas etárias, entre profissionais do setor e estudantes.
O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, abordou dados do Saneamento no Brasil nos 10 anos da Lei 11.445, na região Norte e no Amazonas, apresentando o estudo “Situação do Saneamento Básico no Brasil – uma análise com base na PNAD 2015”, sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, em um comparativo 2014/2015. Todas as informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente. Na palestra também foi abordada a discussão sobre público-privado que o setor vem travando.

“Foi um debate intenso, com muitas perguntas da plateia. Um excelente evento no qual divulgamos a ABES e o Saneamento no amazonas”, ressalta Roberval.
Para a diretora da ABES para a Região Norte, Vera Braz, foi uma iniciativa exitosa, especialmente pela diversidade dos participantes. “Tivemos um público de todas as idades, interessado, participativo. São muitos os problemas em nossa região, como pudemos ver nos dados do estudo da ABES, mas também vi muita vontade das pessoas em resolvê-los.”
Na opinião de Rainier , vice-presidente da ABES-AM, este evento, com o grande interesse demonstrado pelo público, é o começo d e uma série de iniciativas. “As pessoas pediram mais ações como esta.”
O presidente da ABES-AM, Arlindo Sales Pinto, ressalta a parceria entre a Direção Nacional da ABES e a Seção Amazonas. “A presença da ABES em Manaus com a Direção Nacional trouxe um novo horizonte para que possamos aumentar a base de associados e a participação de todos. Debatemos temas importantes e os convidados interagiram intensamente com perguntas sobre o saneamento. Também demonstraram muito interesse pelos produtos e iniciativas da ABES, como a UNIABES e o PNQS, e pediram mais oportunidades acessíveis para aprendizado.”
O próximo encontro acontecerá em Goiânia/GO, nesta segunda-feira, 20 de março, promovido em parceria com a ABES Seção Goiás.
Saiba mais aqui


Dicas, comentários e sugestões