Últimas Notícias

Em encontro promovido pela ABES-SP, especialistas debatem os desafios da regulação no saneamento no Brasil

Por Ana Paula Rogers, Sueli Melo e Clara Zaim

Um encontro que marcou o debate sobre a regulação no saneamento no Brasil. Foi assim que especialistas definiram o seminário “Desafios da Regulação no Setor de Saneamento”, que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) promoveu na terça-feira, 30 de maio. O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Química – CRQ, na capital paulista, e contou com palestras de especialistas como Jerson Kelman, presidente da Sabesp, e José Bonifácio de Souza Amaral, diretor da Arsesp (ambas entidades patrocinadoras do seminário, juntamente com a Aegea), além de Alexandre Godeiro, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

Em seu discurso de abertura, o presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, ressaltou a importância do debate acerca do tema. “A regulação é um assunto que a ABES considera central nas discussões do nosso setor”, afirmou. “É um caminho que nos permite pensar em modernizar e colocar a relação de separação de funções, indispensável para arranjos eficientes que possam enfrentar os gargalos que temos no setor há tempos”, enfatizou.

O engenheiro lembrou que a ABES nacional já realizou um importante seminário sobre o assunto regulação e que a ABES-SP está dando continuidade ao debate. Destacou, ainda, que este será um dos temas centrais na discussão política do setor durante o maior encontro de saneamento da Américas, o Congresso ABES Fenasan 2017, que acontecerá entre os dias 2 e 6 de outubro, na capital paulista. Este foi um dos encontros preparatórios para o Congresso.

Alceu agradeceu à Arsesp, principal patrocinadora do encontro. “Mais do que patrocinadora, a Arsesp nos ajudou a estruturar o evento. Agradeço também o apoio da Sabesp e da Aegea – reguladores e operadores nos apoiando. A ABES procura estar sempre aberta às diversas visões do nosso setor para tentar ajudar a construir nossas discussões”.

Subsídios

Um dos pontos abordados no encontro foi a questão dos subsídios. Para Alceu Bittencourt, que coordenou e foi debatedor do Painel II sobre “Subsídios Tarifários no Setor de Saneamento”, o tema “é central para a discussão e envolve todo o equacionamento sobre como podemos superar nossas limitações e dificuldades”, disse. Segundo ele, não é possível viabilizar todo o serviço relacionado ao saneamento somente com tarifas. “Esse é um setor em que parte do atendimento não é recuperável por meio de tarifa ou é com algum tipo de subsídio interno dentro do sistema tarifário”, frisou.

Ainda neste contexto, o especialista salientou também a importância da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério da Cidades em “assumir a função de patrocinar estudos de orientação e proporcionar assistência técnica (há um grande déficit desses padrões no setor). Este é um papel muito importante que a Secretaria desempenha”, finalizou.

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, que apresentou a visãda empresa sobre o tema, chamou atenção para o problema da estrutura tarifária. O debate, segundo ele, é abrangente. “Tem muito espaço para discussão pública e acadêmica. É possível produzir propostas que se aproximem com mais justiça do que temos hoje. Não temos uma tarifa que traduza equidade”, declarou.

O olhar dos especialistas

Os palestrantes reforçaram a relevância da discussão em torno do tema e elogiaram à ABES-SP pela iniciativa.

Painel I Áreas de Indefinição e atribuições regulatórias

“Este primeiro painel tentou responder algo que preocupa todos os agentes – o operador (no caso de uma concessionária, a Sabesp), a própria agência, a saúde, o meio ambiente, quem faz o que nesse processo? Muita coisa se viu no passado e acho que agora a conversa está convergindo para soluções, convênios, para acordos entre os órgãos, para não se duplicarem fiscalçizações e atribuições. Isso era uma questão sobre a qual a ABES agora conseguiu montar um painel muito representativo, com todo mundo que tem que estar aqui pra refletir sobre a mesma questão, que é: que regulação a gente quer? E também que consiga ser realmente um elemento de modernização do saneamento na busca de universalização e água para todos.”

Marisa Guimarães, conselheira da ABES-SP e coordenadora adjunta da Câmara Temática de Regulação e Tarifas da ABES, que coordenou o painel.

“Parabéns à ABES pelo evento. Quando trazemos esses órgãos gestores, reguladores, conseguimos debater e entender até onde vai a competência de cada um. Já percebemos que se todos trabalharem conjuntamente, vamos conseguir chegar a um resultado satisfatório. Esse tipo de encontro é extremamente importante porque precisamos dessa discussão com mais atores, como o Ministério Público, concessionárias, órgãos de financiamento. Este é um debate bm amplo.” Hélio Luiz castro, diretor de regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp, que apresentou a Visão da entidade.

“É um tema muito atual. Acabamos e passar por uma crise hídrica de grande proporção e sem precedentes e isso evidenciou muito a importância dos órgãos de regulação, colocando em destaque esta questão, a questão da outorga, de todo esse arcabouço de legislação que temos. É importante que a gente possa dar uma resposta com a integração de todos esses agentes. A ABES foi muito feliz escolhendo o tema no sentido de que isso pode dar continuidade a um processo existente, mas com muito mais ênfase e com mais conhecimento para que a sociedade se aproprie dessas ideias no futuro.”

Ricardo Borsari, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE – do Estado de São Paulo, que abordou o tema “Outorga de água bruta e segurança de barragens”

“Estou muito grato e satisfeito com a participação nesse evento que a ABES promoveu junto com a Arsesp. É uma maneira de discutirmos os problemas e o que foi enfatizado aqui é a integração das ações nas instituições e o fortalecimento institucional. Tudo isso é necessário para evoluirmos na gestão e política pública do setor de saneamento. Parabenizo a ABES e a Arsesp pelo seminário. Espero ser convidado para outros eventos”.

Luís Sergio Osório Valentim, Diretor de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária- CVS/SES- SP. Ele abordou em sua palestra o tema “Qualidade da Água”.

“O evento foi fundamental porque trouxe diferentes atores para que pudéssemos buscar uma discussão conjunta em torno de pontos que são comuns a todos nós. Estas são iniciativas muito importantes. A Cetesb vê como uma forma basilar de articulação com os órgãos que fazem parte do sistema ambiental paulista. Do ponto de vista da questão da água, vemos como um aspecto extremamente importante porque isto está dentro dos principais programas relacionados à questão do Governo do Estado. No que pudermos contribuir, estaremos sempre à disposição da ABES.”

José Eduardo Bevilacqua, assistente executivo, da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental – da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb. “Controle da Poluição Hídrica” foi o tema abordado por ele.

“Tudo que se relaciona a água, os problemas, a continuidade e a herança que deixaremos para os nossos sucessores é bem-vindo. Temos que aproveitar a oportunidade e estudar o assunto com profundidade. Analisamos a água no sentido vertical, insisto, a água tem transversalidade em todos os elementos da cadeia produtiva. Se não tivermos água, não teremos emprego. Como viveremos sem água, o que será do mundo?”

César Seara, da ABCON, debatedor do primeiro Painel

Painel II “Subsídios Tarifárias no Setor de Saneamento

“O evento foi muito bem colocado devido à situação do saneamento no país. A questão de regulação aplicada ao saneamento é pouco discutida no Brasil. O evento reuniu os atores do setor e assim podemos ter uma proposta de definição clara, o que fazer, a quem atender e, obviamente, saber quem paga. Precisamos atender às pessoas que não têm condições de fazer as ligações domiciliares do esgotamento sanitário mesmo com a rede passando pela sua porta. Parabenizo à ABES pelo nível do evento promovido. Espero que no Congresso ABES/Fenasan 2017 possamos aprofundar o assunto e apresentar soluções para esse problema que ocorre no saneamento”.

Alexandre Araújo Godeiro Carlos, coordenador técnico do Departamento de Planejamento e Regulação, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental/Ministério das Cidades. Em sua palestra, ele abordou o tema “A discussão da política de subsídios do ponto de vista da Secretaria Nacional do Meio Ambiente”

“É muito importante a questão de subsídio no Brasil, que foi levantada pela ABES, pois afeta a população de baixa renda e qualquer solução que for apresentada pode melhorar as condições de acesso e de sustentabilidade do seu consumo”.

Hugo Oliveira, Consultor, que ministrou a palestra “Alternativas de política de subsídio: panorama internacional”

“Foi muito interessante porque tivemos várias visões: a visão do Governo Federal, da Secretaria Nacional de Saneamento, dos estudos que eles vêm fazendo para avançar nessa questão de subsídios, de como ter um tratamento a nível nacional no sentido de ter uma disseminação de conhecimento – foi muito interessante a palestra e esse estudo que está em andamento. Depois o Hugo de Oliveira, falando das experiências de subsídios dos diferentes países, para que possamos ver que em tipo de realidade poderíamos nos mirar ou se basear para ajudar a melhorar. Eu fiz uma avaliação também da questão dos subsídios como é hoje, não temos subsídios fiscais, não tem dinheiro do Tesouro Paulista para o setor de saneamento, ele é totalmente autossuficiente e os consumidores são quem pagam todos os custos e remuneram os investimentos. E há subsídios cruzados, as tarifas mais baixas são suportadas por consumidores que pagam tarifas mais altas. Isso é algo que certamente terá que ser revisto, repensado e aperfeiçoado no futuro. E finalmente, o Dr. Kelman, presidente da Sabesp, também fez uma avaliação da empresa, das dificuldades com as quais ela se depara, como esse sistema de subsídios cruzados pode provocar distorções e também da necessidade de vê-los.  Foi uma mesa de quem está pensando a favor do saneamento, de quem está pensando como superar dificuldades e ao mesmo tempo sempre presente e todos a preocupação com o aspecto social do saneamento: a inclusão das pessoas de baixa renda, com tarifas mais palatáveis para elas, e finalmente a universalização dos serviços, que é uma meta da Lei de Saneamento.”

José Bonifáciode Souza Amaral, diretor de Regulação Econômico-Financeira e de Mercados da Arsesp, que palestrou sobre o tema “O papel da agência reguladora na discussão de subsídios”

“A ABES está de parabéns. Escolheu um ótimo tema que suscitou o que se espera da evolução da tarifa média quando os investimentos são feitos para melhorar a qualidade dos serviços, como deve ser a estrutura tarifária e o que fazer para proteger os mananciais.”

Jerson Kelman, presidente da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo – Sabesp, que apresentou a visão da empresa sobre o tema

Painel III – Proteção e Recuperação de Mananciais Urbanos: Inclusão na Tarifa?

O painel foi elogiado pelos participantes, pela inovação da ABES-SP em incluir o tema em uma discussão sobre regulação.

Para o diretor da ABES-SP e presidente da Apecs, Luiz Roberto Gravina Pladevall, que coordenou o painel, o objetivo do evento foi plenamente atingido. “A ABES-SP mais uma vez inovou trazendo a discussão da política pública dos problemas que estamos enfrentando no país inteiro”, disse. “Conseguimos debater todos os temas com uma profundidade interessante”, concluiu.

Leia a seguir os comentários dos palestrantes:

“Foi um dia extremamente rico. Todos os temas relevantes que envolvem a questão da regulação foram, de alguma forma, tratados, alguns com mais profundidade. O último painel, que trouxe a questão dos mananciais, foi muito inovador. Pela primeira vez estamos trazendo este debate para dentro do tema da regulação. Gera dúvidas, incertezas, mas eu acredito que é um caminhoi importante.

João Paulo Ribeiro Capobianco, presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade, que palestrou sobre o tema “Necessidades da proteção de mananciais”

“A iniciativa da ABES foi extremamente oportuna ao trazer alguns assuntos de ponta dentro da regulação, dos operadores de agua e, particularmente, a questão da conservação de mananciais como uma necessidade das companhias de água e como a sociedade lida com essa demanda, sobretudo com a divisão desta conta. São diversos beneficiário, além das companhias água. E isso precisa ser discutido em mais profundidade em eventos como este.”

Claudio Klemz, especialista em Políticas de Segurança Hídrica – The Nature Conservancy (TNT). Ele falou sobre “Proteção de Mananciais de Regulação: o caso do Rio Camburiú, em Santa Catarina”

“Tivemos o lançamento de uma ideia, colocamos os elementos em algumas situações o custo de território e de sua preservação que são pagos de algumas formas pela tarifa cobrada pelas concessionárias de saneamento. É uma questão a ser discutir. Aceito a discussão, é um tema que precisa ser amadurecido, mas precisamos também colocar questões que são sérias e estratégicas para o setor que não são do conhecimento dessas pessoas. Precisamos expandir a viabilidade e o grau de cobertura do saneamento. Não apenas em São Paulo, mas em outros estados que inclusive encontram maiores dificuldades. Temos um longo caminho para chegar na universalização do saneamento. Como obter isso não está absolutamente claro. As dificuldades fiscais também precisam ser discutidas. O seminário veio em um momento propício”.

Ricardo Guilherme Araújo, coordenador do Programa Mananciais, que ministrou a palestra “Mananciais Urbanos e Periurbanos: a experiência do Programa Mananciais”

“Trazer o tema de mananciais e as suas dificuldades para a discussão no ambiente do saneamento é fundamental e inovador. A água é um insumo básico e importante seja do ponto de vista de coleta ou de tratamento. O saneamento contribui para a preservação dos mananciais seja pelo sistema de tarifa ou investimentos nos pontos que prejudicam a sua qualidade. O assunto é pertinente para a pauta desse debate”.

Orestes Marraccini Gonçalves, presidente do Conselho de Orientação em Saneamento da Arsesp e debatedor do terceiro Paine

Jovens Profissionais do Saneamento marcam presença

Integrantes do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP prestigiaram o evento. Para o coordenador do JPS-SP Thomas Ficarelli, o evento foi excelente, principalmente a discussão sobre a questão da tarifação. “Foi muito bem abordada. O conhecimento técnico dos palestrantes é gigantesco e acho positivo vermos um avanço não só nana questão da tarifa, regulação e fiscalização, mas também um avanço na integração institucional que a ABES está promovendo como um espaço comum em que todos estes entes podem dialogar em pé de igualdade, sem os conflitos institucionais que estão tão arraigados. A ABES é um espaço de diálogo, harmonia e cooperação.”

A integrante do JPS-SP Subseção Limeira (que será oficialmente implementado em breve), Beatriz Couto Ribeiro, ressalta a abrangência dos debates. “O evento foi muito interessante, pois não mostrou somente a realidade do saneamento do estado de São Paulo, mas sim de todo o país. É importante dividir o conhecimento, acrescentar novas experiências assim como conhecer os profissionais do setor de saneamento básico. É sempre uma grande honra e oportunidade participar dos eventos realizados pela ABES aqui em São Paulo.”

Confira mais fotos na galeria de imagens do evento. Clique aqui.

 

 

 

 

198 Comentários em Em encontro promovido pela ABES-SP, especialistas debatem os desafios da regulação no saneamento no Brasil

  1. Hey there! This is my first visit to your blog! We are a team of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us useful information to work on. You have done a marvellous job!

  2. Fast Lean Pro tricks your brain into imagining that you’re fasting and helps you maintain a healthy weight no matter when or what you eat.

  3. Thanks for the tips on credit repair on your blog. A few things i would advice people should be to give up the mentality they will buy at this moment and pay later. Being a society all of us tend to do that for many things. This includes trips, furniture, and also items we really want to have. However, you should separate one’s wants out of the needs. When you’re working to boost your credit score you have to make some sacrifices. For example you can shop online to save cash or you can go to second hand suppliers instead of high priced department stores intended for clothing.

  4. Dentitox Pro™ Is An All Natural Formula That Consists Unique Combination Of Vitamins And Plant Extracts To Support The Health Of Gums

  5. You could certainly see your expertise within the paintings you write. The sector hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to say how they believe. At all times follow your heart.

  6. One more thing. I believe that there are many travel insurance websites of reliable companies than enable you to enter your holiday details and acquire you the insurance quotes. You can also purchase this international travel cover policy on the internet by using your credit card. All you need to do is always to enter your travel specifics and you can be aware of the plans side-by-side. Just find the package that suits your financial allowance and needs and then use your credit card to buy the item. Travel insurance on the internet is a good way to take a look for a reputable company regarding international holiday insurance. Thanks for expressing your ideas.

  7. Hey There. I found your blog the use of msn. That is a very smartly written article. I?ll make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thank you for the post. I?ll certainly comeback.

  8. SightCare is a powerful formula that supports healthy eyes the natural way. It is specifically designed for both men and women who are suffering from poor eyesight.

  9. What is SightCare? Sight Care is an amazing supplement that promotes healthy eyesight and reduces dark blindness using natural ingredients.

  10. This design is wicked! You definitely know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  11. Another issue is that video games can be serious anyway with the primary focus on knowing things rather than fun. Although, it has an entertainment part to keep the kids engaged, just about every game is normally designed to work on a specific experience or curriculum, such as math concepts or research. Thanks for your write-up.

  12. Hey there, You’ve performed a great job. I?ll certainly digg it and personally recommend to my friends. I’m sure they will be benefited from this web site.

  13. Thanks for your write-up. My spouse and i have generally seen that almost all people are wanting to lose weight simply because they wish to appear slim plus attractive. Even so, they do not constantly realize that there are other benefits just for losing weight as well. Doctors claim that obese people are afflicted with a variety of conditions that can be directly attributed to the excess weight. Fortunately that people that are overweight in addition to suffering from several diseases can reduce the severity of their illnesses by losing weight. You possibly can see a constant but noticeable improvement in health whenever even a negligible amount of losing weight is reached.

  14. Thanks for another fantastic article. Where else could anybody get that kind of information in such an ideal way of writing? I’ve a presentation next week, and I’m on the look for such information.

  15. It is appropriate time to make a few plans for the longer term and it is time to be happy. I have read this post and if I may I wish to recommend you few fascinating things or suggestions. Perhaps you could write next articles referring to this article. I want to read more things approximately it!

  16. I?m impressed, I must say. Actually not often do I encounter a weblog that?s each educative and entertaining, and let me tell you, you might have hit the nail on the head. Your thought is excellent; the difficulty is something that not sufficient individuals are speaking intelligently about. I’m very glad that I stumbled throughout this in my search for something relating to this.

  17. It’s awesome to pay a visit this website and reading the views of all friends concerning this post, while I am also keen of getting experience.

  18. I am extremely inspired together with your writing talents and alsosmartly as with the format for your blog. Is this a paid subject matter or did you customize it yourself? Either way stay up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one nowadays..

  19. hi!,I like your writing very much! share we communicate more about your article on AOL? I require an expert on this area to solve my problem. Maybe that’s you! Looking forward to see you.

  20. Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger, and I was curious about your situation; many of us have created some nice practices and we are looking to exchange solutions with other folks, why not shoot me an e-mail if interested.

  21. Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  22. I have observed that of all forms of insurance, health insurance is the most controversial because of the conflict between the insurance coverage company’s obligation to remain afloat and the customer’s need to have insurance. Insurance companies’ commission rates on wellness plans are certainly low, hence some organizations struggle to make money. Thanks for the concepts you discuss through this blog.

  23. One other issue issue is that video games are typically serious in nature with the most important focus on mastering rather than amusement. Although, it has an entertainment aspect to keep your young ones engaged, each and every game is frequently designed to focus on a specific expertise or programs, such as math or scientific discipline. Thanks for your publication.

  24. Хотите получить идеально ровный пол в своей квартире или офисе? Обратитесь к профессионалам на сайте styazhka-pola24.ru! Мы предоставляем услуги по устройству стяжки пола в Москве и области, а также гарантируем качество работ и доступные цены.

  25. One more thing. I believe that there are a lot of travel insurance internet sites of respected companies than enable you to enter your vacation details and acquire you the estimates. You can also purchase the international travel insurance policy on the internet by using your own credit card. Everything you need to do is always to enter the travel specifics and you can begin to see the plans side-by-side. Simply find the program that suits your financial allowance and needs then use your credit card to buy them. Travel insurance online is a good way to take a look for a respected company regarding international travel cover. Thanks for revealing your ideas.

  26. Howdy! This is kind of off topic but I need some help from an established blog. Is it tough to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about creating my own but I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Cheers

  27. Having read this I thought it was extremely informative. I appreciate you finding the time and effort to put this informative article together. I once again find myself spending way too much time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  28. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one nowadays.

  29. Hey there are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  30. What’s up to every body, it’s my first pay a visit of this website; this webpage includes awesome and truly good data designed for readers.

  31. Nice post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired! Very useful information particularly the last phase 🙂 I care for such info a lot. I used to be seeking this particular info for a long timelong time. Thank you and good luck.

  32. Hey there! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my good old room mate! He always kept talking about this. I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

  33. Nice post. I was checking continuously this blog and I am impressed! Very useful information specially the last part 🙂 I care for such info a lot. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and good luck.

  34. Hi my loved one! I want to say that this article is awesome, great written and come with almost all important infos. I’d like to peer more posts like this .

  35. Thank you for another wonderful article. Where else may anyone get that kind of information in such a perfect method of writing? I have a presentation next week, and I am at the look for such information.

  36. Hi, i think that i saw you visited my web site so i came to return the favor.I am trying to find things to improve my site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  37. Yesterday, while I was at work, my sister stole my iPad and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

  38. I simply could not leave your web site prior to suggesting that I really enjoyed the standard information a person supply in your visitors? Is going to be back frequently in order to check out new posts

  39. Howdy! I just would like to give you a huge thumbs up for the great info you’ve got here on this post. I’ll be coming back to your website for more soon.

  40. I’m not sure why but this site is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I’ll check back later and see if the problem still exists.

  41. I was wondering if you ever considered changing the layout of your site? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  42. You can definitely see your enthusiasm in the article you write. The world hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to mention how they believe. All the time go after your heart.

  43. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

  44. My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on several websites for about a year and am nervous about switching to another platform. I have heard very good things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into it? Any kind of help would be really appreciated!

  45. Hello there! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us valuable information to work on. You have done a outstanding job!

  46. I’m not positive where you are getting your info, however good topic. I needs to spend a while learning more or working out more. Thank you for magnificent information I used to be on the lookout for this information for my mission.

  47. Hi there! This article couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept talking about this. I’ll forward this information to him. Pretty sure he’ll have a good read. Thank you for sharing!

  48. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this site. Reading this info So i’m satisfied to show that I have a very just right uncanny feeling I found out exactly what I needed. I such a lot without a doubt will make certain to don?t disregard this web site and give it a look on a continuing basis.

  49. I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don’t know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

  50. Hi there! Would you mind if I share your blog with my facebook group? There’s a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

  51. Hello! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  52. I was wondering if you ever considered changing the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  53. It’s truly very difficult in this busy life to listen news on TV, thus I simply use world wide web for that purpose, and take the most recent news.

  54. You’re so awesome! I don’t suppose I have read something like this before. So great to find someone with a few unique thoughts on this issue. Really.. thank you for starting this up. This site is something that is needed on the web, someone with some originality!

  55. You’re so cool! I don’t think I’ve read something like this before. So good to find somebody with some unique thoughts on this issue. Really.. thanks for starting this up. This site is something that’s needed on the web, someone with a little originality!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.