Últimas Notícias

Entrevista/Brazil Water Week: “O saneamento precisa estar em pauta agora mais do que nunca”, diz Juliana Dutra

Juliana Dutra durante palestra na Rio Water Week, em 2018.

Uma das coordenadoras do Tema 1, Juliana Dutra explica o que será apresentado nas sessões, a contribuição do debate ao setor e o papel do saneamento em meio à pandemia da covid-19

Por Murillo Campos 

A pandemia do novo coronavírus reforçou a importância do saneamento como ferramenta de saúde pública, tanto para prevenção de doenças como para promoção do bem-estar. Esse será um dos assuntos abordados pelo Tema 1 – Água, Saneamento e Saúde para todos – na Brazil Water Week, o mais importante evento internacional realizado no Brasil, que será realizada online pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, de 26 a 30 de outubro. 

“Acredito que esta BWW será única, pois em nossas sessões, por exemplo, traremos reflexões sobre o futuro e a prevenção de pandemias como esta”, relata Juliana Dutra, uma das coordenadoras do Tema 1 ao lado de Alceu Guérios Bittencourt, secretário-geral da diretoria nacional da ABES e Marina Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Aegea Saneamento.

Em entrevista ao Portal ABES, Juliana conta detalhes dos principais pontos de discussão do tema, a contribuição para novos projetos e o papel do setor diante do atual momento de pandemia. “Teremos o cenário da covid-19 e o saneamento em destaque como um dos pilares de prevenção e manutenção de vidas”, revela.

Leia a entrevista completa, a seguir:

Portal ABES – Você é uma das apoiadoras do Tema 1 – Água, Saneamento e Saúde para todos. Quais serão os principais pontos desta discussão e o que o público pode esperar?

Juliana Dutra – Nosso foco está na representatividade de diversos países em nossas discussões que tratarão dos temas focando em políticas inclusivas para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da população sujeita a condições mais difíceis de acesso, decorrentes da precária infraestrutura urbana e das condições de pobreza que afetam áreas relevantes das cidades tanto em favelas como em assentamentos não-regulares das grandes cidades e, também, em áreas periurbanas, mesmo que regularizadas.

O debate deve alcançar, ainda, comunidades rurais, sobretudo aquelas isoladas. Ou seja, o foco é debater o atendimento da população que está à margem do processo de urbanização e sofre grandes dificuldades econômicas e sociais no acesso aos serviços.

A proposta do grupo é que as discussões considerem, além da água, saneamento e seus reflexos na saúde, também questões de planejamento urbano, habitação, regularização fundiária, participação social, reassentamento e adequabilidade de padrões técnicos de projetos de saneamento por meio da implantação de intervenções integradas.

Neste sentido, é importante o debate aprofundar-se nos aspectos técnicos e tecnológicos, financiamento, arranjos institucionais e modelos de gestão, além da relação com soluções de infraestrutura urbana, sem as quais se torna impossível a implantação de sistemas adequados de água e saneamento.

A abordagem deve ainda contemplar a importância de medidas estruturantes de capacitação de todos os atores envolvidos e de uma agenda de trabalhos socioambientais visando promover o exercício da participação e a inserção social das famílias, em articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados. O público pode esperar tudo o que existe de mais atual no mundo nas abordagens de nossas sessões.

Portal ABES – Como o debate proporcionado pela Brazil Water Week poderá agregar nas discussões em prol de avanços no setor de saneamento?

Juliana Dutra – A BWW sempre contribui para o setor. Na primeira que aconteceu no Rio de Janeiro foram pessoas de todo o mundo, trocando informações e discutindo o saneamento. Nesta, teremos o cenário da covid-19 e o saneamento em destaque como um dos pilares de prevenção e manutenção de vidas. Acredito que esta BWW será única, pois em nossas sessões, por exemplo, traremos reflexões sobre o futuro e a prevenção de pandemias como esta. Trataremos de exemplos do passado recente, do presente e projeções de cuidado para o futuro.

Portal ABES – Que mudanças essa pandemia do coronavírus poderá gerar no setor de saneamento?

Juliana Dutra – Acredito que o setor, utilizando a comunicação correta, poderá construir muito valor. Ser percebido como imprescindível, não apenas como manutenção da vida, mas restauração da vida. As pessoas poderão migrar o volume de consumo de um segmento para outro.

Portal ABES – Considerando as dificuldades no acesso ao saneamento, que medidas emergenciais podem ser tomadas para enfrentar a pandemia que vivemos do coronavírus junto àquelas pessoas mais vulneráveis que residem em comunidades, ocupações, ou mesmo em situação de rua?

Juliana Dutra – Educação acessível a todos, com simplicidade e falada pelos seus líderes, acompanhamento das lideranças, aumento da coleta de lixo, disponibilização de testes e pesquisas de sintomas de agentes de saúde da comunidade.

Portal ABES – A BWW traz a oportunidade da troca de experiências entre diversos profissionais e representantes do setor. Você acredita que essa interação possa contribuir para o surgimento de novas projetos e ideias para a área?

Juliana Dutra – Muitíssimo. Quando trocamos ideia, ainda mais em nível multiterritorial e multidisciplinar como é o caso da BWW, aprendemos com exemplos e construímos novas ideias. Estas oportunidades são únicas e a BWW faz isso como ninguém. O acesso da ABES aos melhores casos, pessoas mais atuantes, é importantíssimo.

Portal ABES – E como você avalia o papel da ABES em promover um evento como esse no Brasil?

Juliana Dutra – A ABES é imprescindível no setor, ela promove não apenas a construção de conhecimento, mas incentiva atitudes que movem o setor, a troca de informações e a aproximação de diferentes empresas.

Portal ABES – Qual mensagem gostaria de deixar ao público que estará presente na BWW?

Juliana Almeida Dutra – Gostaria de dizer que o saneamento precisa estar em pauta agora mais do que nunca, temos que refletir sobre as questões do futuro, aprender com o presente e diagnosticar o passado.

Prepare-se! A Brazil Water Week está chegando! Fique ligado e acompanhe todas as informações do mais importante evento internacional realizado no Brasil.

1 Comentário em Entrevista/Brazil Water Week: “O saneamento precisa estar em pauta agora mais do que nunca”, diz Juliana Dutra

  1. Muito importante esse evento para o Brasil e o mundo!!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.