Caro associado,
Esta diretoria se aproxima do final da gestão de seu segundo Biênio (2018-2020) com muitas iniciativas a serem comemoradas.
Nesses quatro anos, a ABES, que já vinha retomando seu papel como a mais atuante associação do Saneamento Ambiental no Brasil, consolidou-se como um ente de destaque, atuando ainda mais intensamente nas discussões políticas, técnicas e institucionais nos âmbitos local e nacional e investindo em qualificação, fator essencial à melhoria do saneamento no Brasil.
Estes últimos anos constituíram um período de muitos desafios para o Brasil no Saneamento. Mas também de muitas realizações. A ABES participou ativamente das discussões sobre o Marco Legal do Saneamento e foi convidada a integrar diversos eventos sobre o tema, como referência do setor. Pudemos promover mais discussões sobre a situação do país e intensificar nossa atuação junto às autoridades do Executivo e Legislativo e nos âmbitos municipal, estadual e federal, levando nosso posicionamento em relação ao tema e buscando esclarecer a sociedade. Em 2018, realizamos o encontro “Propostas do Próximo Presidente para o Saneamento no Brasil”, abrindo espaço para que os candidatos dialogassem com o setor.
Esta gestão também ficou marcada pela realização, em São Paulo, em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, do maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, o Congresso ABES Fenasan 2017, reunindo, de 2 a 6 de outubro de 2017 5 mil congressistas, entre profissionais do setor, empresários, acadêmicos e estudantes, 25 mil visitantes na Feira, 49 painéis com mais de 250 especialistas, entre os mais qualificados do Brasil, e divulgação massiva da mídia. Um evento no qual discutimos temas relevantes do setor, sugerimos soluções e, mais do que isso, reafirmamos a disposição dos sanitaristas brasileiros de elevar o Saneamento à posição de destaque que deve ter em nosso país. Tivemos pela primeira vez no Congresso a realização de uma Conferência Livre de Saúde e um painel voltado à discussão da Comunicação no Saneamento. E promovemos ainda mais uma inovação no Congresso: um espaço dedicado às startups para o saneamento e meio ambiente, dando início a parceria com grandes nomes da Tecnologia e Inovação no país. Também produzimos diversos documentos importantes, como a Carta dos Sanitaristas do Brasil, entregue às autoridades presentes no Congresso ABES Fenasan, e a Carta do Congresso ABES Fenasan 2017.
Em 2019, cumprimos o desafio de realizar o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental em Natal, no Rio Grande do Norte, sucesso de participação com um público de 4 mil participantes, mostrando a força e a capilaridade da ABES pelo país. E mais novidades chegaram: além da consolidação do Espaço Startup, a ABES criou o Espaço Água, que promove a educação ambiental e a participação da sociedade em nossos eventos, aproximando-a do setor.
Lançamos um novo estudo para analisar o cenário no país, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, que, em sua quarta edição, em 2020, tornou-se referência para o setor e para a grande mídia. Realizamos as cerimônias de premiação dos municípios em eventos em São Paulo, promovendo aqueles que trabalham arduamente rumo à universalização e incentivando quem começa a trilhar esse caminho. A última edição ocorreu, online, neste período de enfrentamento a covid-19.
Nossas Câmaras Temáticas também são um retrato de uma ABES sintonizada com o setor e com as demandas do país. Aumentamos o número de Câmaras Temáticas de 10 para 16. E elas vêm atuando intensamente, com estudos, discussões e grandes eventos, além da fundamental participação na programação dos Congressos da ABES.
Como parte da mobilização do setor, a ABES percorreu em 2017 todas as capitais brasileiras com o Ciclo de Debates Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil. Realizado pela Diretoria Nacional em parceria com as Seções Estaduais, o ciclo dialogou com associados, não associados e autoridades locais sobre a situação do saneamento de cada região do país. Foram quase 2 mil profissionais do setor nos 26 Estados e no Distrito Federal discutindo números, desafios e boas práticas no Saneamento.
O Círculo do Saneamento, por sua vez, reuniu empresários, especialistas renomados e formadores de opinião em eventos de discussão dos grandes temas do saneamento no país, além de um estande especial dentro dos Congressos ABES Fenasan e do Congresso da ABES em Natal, que reuniu autoridades e presidentes de empresas de saneamento. Ampliamos a atuação da ABES junto às empresas e promovemos a aproximação entre elas.
No âmbito da qualificação, a ABES consolidou a UNIABES como a maior e mais importante plataforma EAD de cursos para o Saneamento Ambiental, oferecendo 13 cursos nas áreas de Regulação, Tratamento de Esgotos e Perdas de Água. As Seções Estaduais também ofereceram diversos cursos a associados e outros profissionais, atendendo às demandas locais do setor.
Em se tratando de gestão, o PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, agora realizado anualmente, trouxe muitas novidades, como a categoria Rubi, voltada a organizações que ganharam o nível IV e que continuam sua trajetória na excelência da gestão, o Prêmio de Eficiência Operacional, voltado à redução de perdas, e o Selo da Qualidade do Fornecedor de Serviços de Saneamento Ambiental – SQFSA, promovendo edições do Prêmio em São Paulo, Aracaju, Rio de Janeiro e Salvador.
Com atuação no cenário internacional por meio dos eventos Sibesa – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e o Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ABES ampliou sua participação com a realização da Rio Water Week, em 2018, a Semana da Água que já acontece em países como Suécia e Cingapura e que transformou o Rio de Janeiro na capital mundial da água, discutindo o tema de forma ampla e democrática, com a participação de organismos internacionais, governos, ONGs, profissionais, acadêmicos e estudantes do Brasil e exterior e sociedade em geral. Agora, denominada Brazil Water Week, acontecerá totalmente online, de 26 a 28 de outubro deste ano.
Em 2018, a ABES teve participação de destaque no Fórum Mundial da Água, em Brasília/DF, evento internacional para o qual contribuímos intensamente, com a atuação de nossos associados como líderes na construção da programação.
E muitos outros eventos foram realizados: em junho do mesmo ano, realizamos em Foz do Iguaçu/PR o XIV Sibesa – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, evento consolidado nos calendários de Brasil e Itália que promoveu, mais uma vez, a troca de experiências e conhecimento técnicos entre profissionais e especialistas de ambos os países.
Em maio, realizamos o IX Seminário Nacional de Saneamento Rural, o IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e o IX Seminário de Gestão de Sisars e Centrais, em Quixadá, no Ceará; em agosto promovemos, em Florianópolis/SC, o 5º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética. Em setembro, realizamos em Cuiabá/MT o 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. Em outubro, tivemos, na cidade do Porto, em Portugal, o 18º Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e o 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB).
Em 2019 realizamos, em outubro, em Belo Horizonte, o 6º Seminário Nacional Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética.
Buscamos ainda intensificar nosso relacionamento com você, associado, promovendo iniciativas como descontos em livros e cursos, criação do Portal do Associado, indicação de oportunidades profissionais e implantação de um canal de relacionamento.
E não poderia deixar de mencionar nosso Programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS, que já se encontra atuando em 23 estados brasileiros. Jovens cheios de energia, talento e paixão pelo Saneamento, que estão ajudando a edificar o presente e o futuro da ABES e que trouxeram para o âmbito da Associação a realização da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.
No dia 15 de junho deste ano a ABES completou 54 anos de atuação pelo Saneamento Ambiental, pela saúde e pela qualidade de vida dos brasileiros. Em meio ao período de quarentena e de enfrentamento à pandemia de covid-19, a ABES promoveu a união de seus associados em todo o país e mostrou que tradição e inovação, quando caminham juntas, podem trazer grandes realizações. Neste cenário de incertezas, respondeu rapidamente às demandas do setor e criou o Programa ABES Conecta, uma plataforma online de eventos pagos e gratuitos, que, desde meados de abril, já contabiliza mais de 60 mil visualizações de seus webinares. Com participação das Câmaras Temáticas e Técnicas e das Seções Estaduais, a ABES vem discutindo os temas mais relevantes do saneamento, compartilhando conteúdo qualificado com o setor e a sociedade em geral e gerando notícias para a grande mídia. O programa também estimulou as Seções Estaduais à promoção de seus cursos online.
A trajetória da ABES de mais de cinco décadas nos orgulha e nos estimula a continuar lutando com paixão para que a universalização seja realidade em nosso país. Estamos honrados em ter contribuído com essa história nesses quatro anos de trabalho pela associação mais atuante do saneamento no Brasil.
Desejamos muito sucesso à nova Diretoria!
Roberval Tavares de Souza
Presidente Nacional da ABES e Diretoria Biénios 2016-18 e 2018-20.
GESTÃO
Criação de planejamento estratégico com acompanhamento dos resultados e das ações estratégicas realizado a cada quatro meses.
PNQS
Nova coordenação do PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento e ampliação das categorias
ATUAÇÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL
Atuação intensa junto ao poder público nas iniciativas para revisão do Marco Legal do Saneamento e promoção de diversos eventos
Parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso e realização de debates
Fortalecimento das Seções Estaduais
Participação da ABES no Conselho Mundial da Água
Participação da ABES como membro-associado da IWA
ATIVIDADES TÉCNICAS
Aumento do número de Câmaras Temáticas de 10 para 16
Realização de eventos por meio das Câmaras:
Seminário Internacional de Perdas (São Paulo/julho 2016);
Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (Fortaleza/novembro de 2016);
Simpósio Nacional sobre Regulação e Tarifas do Setor de Saneamento Ambiental (São Paulo/dezembro de 2016);
Simpósio Nacional de Dessalinização e Reúso (Fortaleza/março de 2017);
Simpósio de Gestão de Saneamento Ambiental em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (Salvador/ maio de 2017);
IV Seminário de Gestão e Controle de Perdas de Água (Curitiba/julho de 2017);
Seminário Internacional Uso de Lodo de Esgoto em Solos: Contribuições para a Regulamentação no Brasil (Belo Horizonte – maio de 2018);
IX Seminário Nacional de Saneamento Rural, o IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e o IX Seminário de Gestão de Sisars e Centrais (Quixadá/CE – maio de 2018);
IV Workshop “Controle de Qualidade de Produto Químico – Aprimoramento do Termo de Referência para Aquisição de Produtos Químicos” (Belo Horizonte-agosto de 2018)
5º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética (Florianópolis/SC- agosto de 2018);
13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (Cuiabá/MT- setembro de 2018);
Curso sobre Saneamento para jornalistas – Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em parceria com a Câmara Técnica de Imprensa e Comunicação da Aesbe – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (julho de 2019 – online)
V Workshop “Controle de Qualidade de Produto Químico – Revisão da documentação para atendimento legal ao padrão de potabilidade” (Rio de Janeiro/setembro 2019)
6º Seminário Nacional Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética (Belo Horizonte/MG- outubro de 2019).
ESTUDOS
Ranking ABES da Universalização do Saneamento – em sua 4ª edição
Estudo 10 anos da Lei do Saneamento
Estudos de caso – Margo Regulatório – Mato Grosso/Amazonas e Tocantins
Publicações/Estudos das Câmaras Temáticas relacionados à covid-19:
- Gerenciamento dos resíduos gerados nos cuidados com a COVID-19 nos domicílios
- Nota técnica: o novo coronavírus e os sistemas de esgotamento sanitário no Brasil
- Cartilha de Melhores Práticas para a Prevenção do COVID-19 no Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
- Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por Coronavírus (COVID-19)
- Recomendações para prevenção do contágio da COVID-19 (Novo coronavírus – SARS-CoV-2) pela água e por esgoto doméstico
- Nota Técnica nº 01/2020 Coleta Seletiva x Coronavírus
EVENTOS
Realização do Congresso ABES Fenasan 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas
30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Natal/RN – junho de 2019
Participação na liderança da programação do Fórum Mundial da Água – Brasília, março de 2018
Ciclo do Saneamento – debates nos 26 estados e no Distrito Federal reunindo cerca de 2 mil profissionais/Lançamento do Estudo “10 anos da Lei de Saneamento”, discutido no Ciclo
Criação do Círculo do Saneamento – encontros exclusivos para empresas
Lançamento da Rio Water Week
Construção da Brazil Water Week – que ocorrerá em outubro de 2020
Debate “Propostas do Próximo Presidente para o Saneamento no Brasil” (setembro de 2018)
EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
Criação da UNIABES, a maior plataforma EAD de cursos para o Saneamento Ambiental e parceria com a Water Data Base
Parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo para realização do MBA em Saneamento Ambiental
Criação do Programa ABES Conecta
JOVENS
Aumento dos núcleos do Programa Jovens Profissionais do Saneamento: presença em 23 estados.
Realização, pelo JPS, da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM ASSOCIADO
Maior presença da marca ABES na imprensa e mídias digitais – tornando-se referência também para a grande mídia – mídia espontânea do Congresso ABES Fenasan: mais de R$ 8 milhões; mídia espontânea do Congresso da ABES em Natal: 40 milhões
Padronização da identidade visual da ABES
Aumento da participação orgânica nas redes sociais – quase 100 mil seguidores nas páginas do Facebook nacional e de Seções, perfis do Instagram, Linkedin e Twitter e campanhas de engajamento como #Selfie do Saneamento, Mês das Mulheres do Saneamento e datas comemorativas
Digitalização das revistas da ABES, atendendo à diretriz sustentável de economia de papel
Mais ações voltadas aos associados – criação de canal de relacionamento (Portal do Associado) e promoções/descontos
Criação da Newsletter ABES Notícias – maior integração das Seções Estaduais nas notícias
Intensificação das campanhas de email marketing
Mais atuação pelo WhatsApp
Revitalização do canal do Youtube com a criação do programa ABES Conecta.
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will Watch bbcpersian com
Excellent article! We will be linking to this particularly great article on our website. Keep up the good writing.