Últimas Notícias

IV Seminário ASEC/CETESB : presidente da ABES-SP ministra palestra sobre o legado da crise hídrica

O presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, durante o IV Seminário ASEC/CETESB

Ciclo de debates, promovido em parceria com a ABES em comemoração ao Dia Mundial da Água, acontece até esta quarta-feira, dia 30

O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), Alceu Guérios Bittencourt, foi um dos palestrantes do IV Seminário Internacional da ASEC – Água, seus Usos Múltiplos e Trabalho, promovido pela Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente (ASEC), em parceria com ABES, nesta segunda-feira, 28. O evento, que acontece no auditório Augusto Ruschi da CETESB até quarta-feira, dia 30, é parte das comemorações do Dia Mundial da Água, que celebrado na última terça-feira, 22.

Alceu destacou em seu discurso de abertura que a água é um grande unificador de discussões sobre desenvolvimento econômico nas cidades, na produção agrícola, no meio ambiente. “A água junta muitas questões, e ao discuti-la discutimos um espectro grande da nossa atuação profissional.”

Reflexões sobre aprendizados

Na palestra, o presidente da ABES-SP abordou o tema ‘O Legado da Crise Hídrica’, destacando aspectos culturais e sociais ligados à compreensão e ao aprendizado dos brasileiros em relação à questão da água após vivenciar a escassez hídrica enfrentada nos últimos anos. “Vimos como evoluiu a opinião pública com relação ao assunto. Como evoluiu a própria abordagem da imprensa. O quanto houve de aprendizado com tudo que aconteceu”, pontuou.

O especialista reconheceu que há grande dificuldade de os jornalistas falarem sobre pontos específicos ligados ao tema da água. “A ABES, entre outras entidades, se empenhou muito em interagir com os profissionais de imprensa. O nosso esforço foi procurar transmitir informação técnica de modo compreensivo”, disse.

Para Alceu, os próprios profissionais de imprensa, de grandes jornais impressos, TV, rádio e internet também se emprenharam em aprender. “Vimos a evolução do tratamento da questão em termos de qualidade técnica das informações, como elas foram sendo percebidas e absorvidas. Isso é um legado muito importante para a sociedade brasileira’, salientou.

E completou que “hoje temos uma sociedade que compreende os problemas ligados à água de um modo diferente, mais rico, com mais conhecimento acumulado socialmente”.

O presidente das ABES-SP mencionou ainda que vários assuntos entraram na pauta da sociedade, não só a produção de água, abastecimento e situação de escassez, mas também a proteção de mananciais, a despoluição, mudança no padrão de consumo, água mais cara e perdas de água no sistema.

Esta última, segundo Alceu, ainda carece mais de atenção. “A compreensão social nas perdas ainda é muito pobre e é tratada como um desperdício, como se fosse uma coisa banal e incúria de quem opera o sistema e não com uma questão complexa que exige investimento alto e continuado, além de um padrão de gestão de serviços de alto nível para que se consiga avançar”, explicou.

Planejamento

Outro tópico relevando, neste cenário, conforme Alceu, é o planejamento ou a falta dele – mais uma lição que a crise hídrica deixou. “Essa luta dos profissionais para que suas ferramentas técnicas de planejamento, de previsão e de dimensionamento sejam compreendidas e efetivamente aplicadas é permanente em um país como o nosso”, frisou. “Sempre vemos o risco de, frente a questões imediatas, adiar as medidas de longo prazo, que não dão efeito visível para as pessoas, mas vão prevenir e capacitar as estruturas para enfrentar situações críticas. Foi um aprendizado. E temos, como profissionais, que usar esse aprendizado para que uma melhor técnica prevaleça”.

Contribuição da sociedade e das entidades

Para Carlos Roberto dos Santos, diretor da CETESB, que abriu os debates falando sobre “Engenharia e Qualidade das Águas”, o principal ponto positivo é a informação. “Divulgar para a comunidade científica, apresentar novas tecnologias, como anda a gestão dos recursos hídricos, quais são as estratégias, os instrumentos normativos mais recentes, tudo isso é importante para que tenhamos um bom conhecimento e um bom gerenciamento desse recurso tão importante que é a água”.

O especialista ressaltou a ágil movimentação do estado de São Paulo no enfrentamento à crise de escassez hídrica. “Trata-se de um estado de 41 milhões de habitantes, com metade dessa população concentrada na área urbana e os mananciais se esgotando. A reação foi extremamente rápida, em que pese o fato de que tivemos muitas chuvas, mas é válida a reflexão, especialmente para que não deixemos esta experiência cair no esquecimento. Obras de reparação e interligação dos reservatórios têm que ser concluídas, o estado tem que continuar se preparando, porque não é impossível acontecer de novo uma seca como tivemos. A reação de São Paulo foi rápida, mas é necessário fazer algo para evitarmos o transtorno que tivemos.”

Carlos Roberto dos Santos também destacou a participação da sociedade. “Foi fundamental para contornar a crise. Não fosse o empenho da população na economia, não teríamos conseguido passar esta fase. Por outro, temos que deixar algo para a sociedade, garantir o abastecimento de água, porque ainda há muita gente sofrendo com falta de disponibilidade de água. Por isso precisamos continuar trabalhando para o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.”

Devanir Garcia dos Santos, da Agência Nacional de Águas (ANA), que falou sobre ‘A Governança da água’, frisou que o encontro foi uma oportunidade ímpar de discutir a questão. “São Paulo está saindo de um processo em que sentiu o que o Nordeste já conhecia bem, mas não parecia ser realidade aqui”, lembrou. “E agora é o momento de começarmos a refletir sobre o aprendizado, sobre tudo aquilo que podemos fazer para reequilibrar o sistema. É a oportunidade de se pensar no uso racional, no reúso, na conservação do solo, como formas de melhor alimentar o sistema e de gastar menos água no atendimento das demandas. ”

Giancarlo Gerli, do Fórum Mundial da Água, que fez uma explanação das ações prévias ao Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília em 2018, destacou o papel da ABES na construção do evento internacional. “Tanto a ABES em âmbito nacional como a Seção São Paulo são membros do Conselho Mundial da Água. A experiência da ABES é fundamental. E isso se complementa com as outras entidades. São as entidades da sociedade civil que executarão os processos preparatórios para o Fórum Mundial da Água. Sem elas é impossível realizar um evento dessa magnitude”. E completou: “quando a sociedade não entende a importância da água, somente as entidades que possuem o conhecimento sobre o tema podem traduzir esta importância.”

58 Comentários em IV Seminário ASEC/CETESB : presidente da ABES-SP ministra palestra sobre o legado da crise hídrica

  1. Howdy! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok. I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new updates.

  2. This is very interesting, You are a very skilled blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your fantastic post. Also, I have shared your web site in my social networks!

  3. Great beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how can i subscribe for a blog site? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

  4. You’re so cool! I don’t suppose I’ve read anything like this before. So good to find somebody with some unique thoughts on this topic. Really.. thanks for starting this up. This website is something that is needed on the web, someone with some originality!

  5. Good day! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could get a captcha plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one? Thanks a lot!

  6. Howdy this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding experience so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  7. Spot on with this write-up, I honestly think this website needs far more attention. I’ll probably be back again to read through more, thanks for the information!

  8. Incredible! This blog looks exactly like my old one! It’s on a completely different topic but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!

  9. I will right away grab your rss as I can not in finding your email subscription link or newsletter service. Do you have any? Please allow me recognize so that I may subscribe. Thanks.

  10. Great beat ! I wish to apprentice even as you amend your site, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a applicable deal. I were tiny bit familiar of this your broadcast provided shiny transparent concept

  11. Unquestionably believe that that you stated. Your favourite justification appeared to be at the net the simplest thing to understand of. I say to you, I definitely get irked even as folks consider concerns that they plainly do not recognise about. You controlled to hit the nail upon the top as smartly as defined out the whole thing with no need side effect , other people can take a signal. Will likely be back to get more. Thank you

  12. Hello just wanted to give you a quick heads up. The text in your content seem to be running off the screen in Internet explorer. I’m not sure if this is a format issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The style and design look great though! Hope you get the problem solved soon. Kudos

  13. Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other sites? I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my visitors would value your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e-mail.

  14. I blog frequently and I truly appreciate your content. This great article has really peaked my interest. I will bookmark your site and keep checking for new information about once a week. I subscribed to your RSS feed as well.

  15. Hi! I realize this is kind of off-topic but I had to ask. Does building a well-established blog like yours take a lot of work? I’m completely new to blogging but I do write in my diary on a daily basis. I’d like to start a blog so I will be able to share my own experience and views online. Please let me know if you have any suggestions or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

  16. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Appreciate it!

  17. Hi there! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one? Thanks a lot!

  18. Hi, i think that i saw you visited my web site so i came to return the favor.I am trying to find things to improve my website!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  19. I was wondering if you ever considered changing the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  20. Hiya! Quick question that’s completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My blog looks weird when viewing from my iphone 4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to correct this problem. If you have any suggestions, please share. Thanks!

  21. Excellent web site you’ve got here.. It’s hard to find high quality writing like yours these days. I truly appreciate people like you! Take care!!

  22. Appreciating the commitment you put into your site and in depth information you present. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material. Wonderful read! I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  23. I think this is one of the so much significant information for me. And i’m glad reading your article. However want to remark on few common things, The website taste is great, the articles is in point of fact excellent : D. Good task, cheers

  24. Its like you read my mind! You seem to understand so much approximately this, like you wrote the book in it or something. I think that you simply could do with some p.c. to drive the message house a bit, however other than that, this is great blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  25. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  26. Hi there, I found your blog by means of Google at the same time as searching for a similar matter, your web site got here up, it looks good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

  27. I don’t even know the way I ended up here, however I assumed this publish was good. I don’t understand who you are however definitely you are going to a famous blogger should you are not already. Cheers!

  28. You really make it seem so easy together with your presentation however I find this topic to be really something which I think I might never understand. It kind of feels too complicated and very broad for me. I am looking forward on your next submit, I will try to get the cling of it!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. IV Seminário ASEC/CETESB: presidente nacional da ABES faz palestra sobre os desafios do saneamento no Brasil – ABES

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.