O programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Minas Gerais (JPS/ABES-MG) realizou, nesta terça, 16 de julho, mais um reunião, que deu sequência ao processo de parceria com a ONG Engenheiros sem Fronteiras – EsF. Estiveram presentes no encontro, que consistiu no alinhamento de ações, Witan Silva, coordenador do JPS-MG, João Arthur, membro do programa e Samuel França e Isis Batista, vice-presidente e diretora de Projetos EsF-BH, respectivamente.
A parceria do JPS-MG no âmbito do Núcleo EsF-BH, conforme explica Witan, consiste no apoio e desenvolvimento conjunto do Projeto Escola Sustentável. Partindo da premissa de construção de um modelo de escola sustentável que sirva de referência em ações de economia circular/sustentabilidade na região metropolitana de Belo Horizonte – MG. O foco das ações visa integrar a expertise dos envolvidos alcançando ganho de escala e maior visibilidade.
“A iniciativa partiu da aproximação das instituições e de uma visão comum entre elas, que entende a “Engenharia como agente de transformação social” e através do voluntariado busca reduzir as desigualdades e contribuir de forma prática para a construção de uma sociedade sustentável”, destaca o coordenador do JPS-MG.
De acordo com o engenheiro, desde abril deste ano, o JPS-MG estabeleceu uma aproximação com o EsF. “Convidamos eles para participarem dos nossos minicursos e conhecemos alguns projetos deles. Em junho, tive reuniões com o Cleuller Camilo, presidente dos Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, e a parceria foi firmada”, conta. “O EsF funciona de forma similar ao JPS. Eles têm uma presidência nacional e núcleo com autonomia de ações, por isso a parceria se dá em duas frentes: “1. EsF Brasil – abrange o grupo nacional e 2. Núcleo EsF-BH – visa integrar ações locais para instalação de um piloto”, explica Witan Silva.
Sobre o JPS
O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.
O JPS proporciona aos seus integrantes, ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.
A participação é gratuita.
Para fazer parte do JPS-SP entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br
Para saber como participar do programa em outros estados, acesse Jovens Profissionais do Saneamento.
Sobre a ONG EsF
A ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil promove o desenvolvimento humano de maneira sustentável através da engenharia. Desde 2010 no país já teve mais de 4000 voluntários, e chegou a mais de 70 cidades executando mais de 500 projetos nas áreas de engenharia, gestão e empreendedorismo, educação, infraestrutura e sustentabilidade. Atualmente, possui cerca de 2000 voluntários estudantes e profissionais, que acreditam em uma engenharia popular, solidária e com retorno as comunidades onde se inserem. Para fazer parte da mudança é possível fundar um núcleo, entrar em uma equipe existente ou ser um apoiador através de doações.
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really..
This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.
I m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. Watch bbcpersian com
A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.