Últimas Notícias

JPS-SP discute o cenário do saneamento com os novos governos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) e o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-SP) realizaram nesta segunda-feira, 26 de novembro, na sede da entidade, o debate “O futuro Político do Saneamento nos Novos Governos”. O evento reuniu jovens, diversos profissionais da área de saneamento em todos os níveis, e foi moderado pelo coordenador do JPS-SP,  o geógrafo Thomas Ficarelli.

O coordenador do JPS-SP apresentou as propostas de Jair Bolsonaro (PSL),  eleito presidente do Brasil, e João Dória (PSDB), eleito governador do estado de São Paulo, com relação ao saneamento.

Bolsonaro propõe a agilização do licenciamento ambiental, mais PPPs e participação em Infraestrutura, hidrovia, energias renováveis no Nordeste (Eólica e Solar).

Após a eleição, o que se tem até agora são ações rumo a um Superministério e à saída do Brasil do Acordo de Paris, união das pastas de Meio Ambiente e Turismo e criação da Secretaria das Privatizações.

Já o governador eleito Doria prometeu ações para a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, continuação das obras para conectar reservatórios e bacias, capitalização da Sabesp, para que faça a coleta de resíduos sólidos, ampliação dos índices de coleta e tratamento de esgoto e privatização da Hidrovia Tietê Paraná. E nomeou o engenheiro civil com especialização na FGV, Marcos Penido.

Na roda de conversa diversos temas foram discutidos, entre eles: eleição, representação política, MP844/2018 (que perdeu a validade recentemente e contra a qual a ABES e outras entidades do saneamento se opuseram (veja mais aqui), água, saneamento, esgoto e coleta de resíduos sólidos, concessão de parques, tarifas, drenagem, prestação de serviços, bacias, gestão, democracia e poder, mercado, redução de perdas, projetos, burocracia, órgão licenciador.

O engenheiro Hélio Nazareno Padula Filho, Diretor e Membro do  Conselho Fiscal da ABES-SP, participou do evento e comentou sobre a importância dessas discussões:

“Falei uma coisa aqui na reunião que resume bem o espírito desse encontro. A ABES era assim há anos atrás quando a minha geração tinha a idade desses jovens. Fico feliz de ver a entidade inovando, renascendo, como já vi uma vez e o movimento precisa continuar. Os jovens participantes são o futuro do saneamento, precisam ter ideias firmadas e discutidas como aconteceu hoje. É isso que faz a ABES progredir e se consolidar como uma entidade representativa de verdade.

Para Ficarelli, é importante realizar uma conversa como esta pós período eleitoral, num cenário com novos governos nos próximos quatro anos, e poder obter diversas opiniões do público sobre a área de saneamento:

“Podemos ouvir diferentes pontos de vista dos participantes sobre as questões que estão em ascensão, como a MP844/2018, privatizações, centralização de poder e autoridade. Os problemas sempre irão existir, mas foi bom ver os valores e as soluções apresentadas pelo público”, finalizou o coordenador do JPS.

19 Comentários em JPS-SP discute o cenário do saneamento com os novos governos

  1. Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89