Últimas Notícias

JPS visita escolas para falar sobre Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Inscrições foram prorrogadas até 28 de abril

O programa Jovens Profissionais da ABES é o embaixador do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) edição 2019 e, desta forma, responsável pela divulgação, promoção e auxilio nas campanhas da etapa brasileira. Desde fevereiro, integrantes do JPS-SP, JPS-MG e JPS-ES têm visitado escolas em seus estados para apresentar a premiação, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 28 de abril, aos estudantes. Até esta data, jovens de 15 a 20 anos podem inscrever seus projetos e concorrer a uma viagem para representar o Brasil em Estocolmo, na Suécia. Participe! Inscreva-se aqui. 

Neste ano, a premiação é organizada pela Câmara de Comércio Sueco-Brasileira – Swedcham e tem como patrocinadores o Instituto Iguá, Xylem e Iguá Saneamento.

A seleção dos trabalhos será realizada de 30 de abril a 12 de maio e o anúncio dos finalistas ocorrerá entre os dias 14 e 15 de maio.

A etapa nacional da edição 2019 do Prêmio acontecerá em junho de 2019, na cidade de São Paulo. A data e o local serão informados em breve. A etapa internacional será realizada na semana de 24 a 29 de agosto de 2019, em Estocolmo- Suécia.

Sobre o edital, vale ressaltar:

Mentorias

Todos os autores e orientadores finalistas receberão certificados de honra ao mérito, atestando o êxito de chegar à última etapa da competição, além de acesso a um processo de mentoria, que será iniciado após a Solenidade de Premiação. Essa mentoria ocorrerá de forma online, com dedicação de ao menos 4h por mês para troca de experiências com profissionais capacitados na área de elaboração e apresentação de projetos e no campo técnico. A duração do processo será de 3 meses.

Passagens nacionais dos finalistas 

A Comissão Organizadora se reserva o direito de selecionar menos de 5 ou mesmo nenhum projeto finalista, caso a qualidade dos trabalhos não seja
considerada satisfatória. Os custeios relativos a translado residência – rodoviária/aeroporto – residência serão de responsabilidade de cada autor de trabalho.

Outra ponto importante: será realizado o custeio da passagem das capitais estaduais de até 5 autores principais dos projetos finalistas (1 autor por projeto) para São Paulo. Pelo menos um autor de cada projeto finalista deverá participar. Acesse aqui a íntegra do edital.

Confira, a seguir, as escolas visitadas pelo JPS e como ocorreram as atividades.

Visita 01:  Escola Municipal 1º de Maio – Guarujá/SP

No dia 28 de fevereiro, a Escola Municipal 1º de Maio, na cidade de Guarujá/SP, recebeu a visita dos embaixadores do Prêmio. Segundo Lilyany Andrade embaixadora do SJWP e Coordenadora do JPS Baixada Santista: “Foi gratificante ver o interesse que os jovens tiveram no prêmio. Existem já algumas duplas formadas e empenhadas em desenvolver projetos. Surgiram muitas dúvidas, porém todas esclarecidas, e a escola se empenhará em ajudar os jovens no que precisarem”.

Visita 02: Escola Municipal Hilda Nunes dos Santos – Contagem/MG

No dia 13 de março, as integrantes do JPS-MG estiveram na Escola Municipal Hilda Nunes dos Santos, no município de Contagem/MG. As engenheiras ambiental Débora Móller e Raiane Martins apresentaram aos alunos informações sobre o prêmio e tiraram dúvidas quanto à inscrição. Segundo as embaixadoras, os alunos ficaram bem interessados e ao final fizeram várias perguntas. O pedagogo Fabio Osvaldo Silva é um dos entusiastas e pretende incentivar os alunos da escola a participar do prêmio.

Visita 03: Escola CEEFMTI Assisolina Assis Andrade – Vila Velha/ES

No dia 15 de março, a engenheira Priscilla Basilio Cardoso Barros Trindade, coordenadora adjunta do JPS Espirito Santo, e o estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental, Daniel Lucas Prudêncio, ministraram uma palestra na Escola CEEFMTI Assisolina Assis Andrade, do bairro Aribiri, no município de Vila Velha – ES. Na ocasião, os embaixadores SJWP informaram sobre o prêmio, incentivando os alunos a inscreverem projetos. Segundo os jovens profissionais, a experiência foi fantástica, houve grande receptividade e os alunos ficaram empolgados. Além disso, os professores de física, química, português e biologia demonstraram interesse em inscrever projetos ambientais que já vem sendo desenvolvidos na escola.

 

Visita 04: Escola Estadual Doutor Arino de Morais, Belo Horizonte/MG

No dia 18 de março, as engenheiras Bárbara Aiala e Iara Rosso realizaram uma palestra na Escola Estadual Doutor Arino de Morais, localizada no Vale do Jatobá, município de Belo Horizonte/MG. A palestra foi realizada para alunos do Ensino Médio e contemplou temas de educação ambiental, enfatizando o papel dos alunos como agentes de mudança, com exemplos práticos de ações para serem aplicadas no dia a dia. A noção de saneamento básico e sua importância para a dignidade humana foi desenvolvida junto aos estudantes, que demonstraram interesse pela temática. Em seguida, foi realizada a apresentação do SJWP. As informações sobre o que é o prêmio, quais as vantagens de se inscrever e como se inscrever, foram passadas para os alunos que demonstraram interesse em participar.

Houve diversas dúvidas e questionamentos, tornando o encontro gratificante e produtivo para todos os participantes, segundo as JPS. Durante a ação também foi celebrado na escola o Dia Mundial da Água.

Visita 05: Escola Técnica Getúlio Vargas (ETEC GV)-São Paulo/SP

No dia 18 de março, a Escola Técnica Getúlio Vargas (ETEC GV), no bairro do Ipiranga, São Paulo-SP, recebeu a visita da embaixadora do SJWP Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP. Na oportunidade, foram apresentadas informações a respeito do prêmio gerando grande interesse dos cerca de 30 alunos e professores.  Ao final da apresentação, Maria Fernanda compartilhou como foi a experiência de falar do prêmio na escola onde estudou. “Eu estudei nesta escola, e poder retornar com ótimas oportunidades é fantástico! Eu acredito muito nestes jovens, ainda mais sabendo que têm professores engajados e que acreditam em seus alunos, que passam confiança e dão todo apoio técnico e motivacional necessário. Fiquei muito empolgada na apresentação, pois, se eu fosse eles, não perderia esta oportunidade de materializar todo esforço e dedicação em uma contribuição para o mundo, além de, na maioria dos casos, poder viver uma primeira experiência internacional”, disse ela.

Visita 06: Escola Técnica do Estado de São Paulo (ETESP) – São Paulo/SP

No dia 19 de março, foi a vez da Escola Técnica do Estado de São Paulo (ETESP), no bairro do Bom Retiro em São Paulo/SP, receber a visita dos embaixadores do SJWP. Viviane Santos, assessora do JPS-SP, e Muriel Lana representante do Instituto Iguá (um dos patrocinadores do prêmio), fizeram a divulgação na ETESP para aproximadamente 30 alunos das turmas do curso técnico de Meio Ambiente do primeiro módulo. Para Viviane, “ter a chance de incentivar jovens a colocar a teoria em prática para solucionar problemas ligados ao uso da água e, além disso, poder gerar a oportunidade desses jovens de conhecerem a Suécia, é algo incrível e que me dá muito orgulho. Os alunos se mostraram surpresos acerca do prêmio e, posso dizer, ficaram sem palavras. Ao final, várias dúvidas foram sanadas e a turma demonstrou grande engajamento e interesse na participação”, contou.

Visita 07 – Instituto Federal de Minas Gerais de Ibirité/MG

No dia 20 de março, o JPS-MG, representado pelo engenheiro civil André Horta e pela engenheira ambiental Débora Móller, foi recebido pelo Instituto Federal de Minas Gerais de Ibirité para apresentar o SJWP. De acordo com os embaixadores, o diretor, Oiti José de Paula, e a engenheira ambiental e professora do IFMG, Thaís Felicori, apresentaram grande interesse e entusiasmo com o prêmio, principalmente no incentivo aos alunos que estão cursando o Técnico em Sistemas de Energia Renovável.

Visita 8: Escola Estadual Doutor Arino de Morais – Vale do Jatobá, Belo Horizonte/MG,

No dia 02 de Abril, a engenheira Bárbara Aiala voltou à Escola Estadual Doutor Arino de Morais, que fica no Vale do Jatobá, Belo Horizonte/MG, abordando as turmas que não participaram da palestra do dia 18. A palestra foi direcionada a alunos do ensino médio e contemplou temas de educação sanitária e ambiental, enfatizando o papel dos alunos como agente de mudança, com exemplos práticos de ações para serem aplicadas no dia adia. A noção de saneamento básico e sua importância para a dignidade humana foi desenvolvida junto aos estudantes, que demonstraram interesse pela temática.

Em seguida, foi feita a apresentação sobre o prêmio: quais as vantagens de se inscrever e como se inscrever, além de mensagens de motivação para que os alunos participassem.Segundo Bárbara, os jovens presentes demonstraram interesse  pela palestra e participaram com seus questionamentos, tornando o encontro gratificante e produtivo para todos os participantes.

 

10 Comentários em JPS visita escolas para falar sobre Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Inscrições foram prorrogadas até 28 de abril

  1. What’s up it’s me, I am also visiting this web site regularly, this website is really fastidious and the visitors are in fact sharing
    good thoughts.

  2. Hi there, constantly i used to check webpage posts
    here early in the daylight, for the reason that
    i love to learn more and more.

  3. Great blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A theme like yours with a few simple adjustements would really make my blog jump out.
    Please let me know where you got your theme. Kudos

  4. Hey there! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d
    ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest
    writing a blog post or vice-versa? My blog addresses a lot of the same subjects
    as yours and I think we could greatly benefit from each other.
    If you are interested feel free to send me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.