
O Ciclo de Debates “Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, passou nesta terça-feira, 30 de maio, por Macapá, no Amapá.
Falando a um público de profissionais e estudantes no Auditório Central da UEAP – Universidade do Estado do Amapá, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, ministrou palestra sobre os 10 anos da Lei de Saneamento e o saneamento na Região Norte e no Amapá. O evento também contou com um debate sobre o tema “saneamento público ou privado”.
Roberval Tavares de Souza apresentou o estudo da ABES “Situação do Saneamento Básico no Brasil – uma análise com base na PNAD 2015” sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, em um comparativo 2014/2015. Todas as informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente. O relatório completo com os dados por Grandes Regiões e Unidades da Federação está disponível aqui.
“Fomos muito bem recebidos em Macapá, não só pelo presidente e técnicos da CAESA, quanto pelos profissionais que estiveram presentes na palestra do presidente Roberval, deixando clara a necessidade desse tipo de evento naquele estado”, afirma Vera Braz, diretora nacional da ABES para a Região Norte. “Ficou claro o quanto a ABES pode atuar em Macapá levando capacitação e reflexões tão desejadas pelos profissionais do saneamento local.”
“O evento em Macapá foi muito importante para ABES e pro setor de Saneamento. Tivemos cerca de 40 pessoas, com a presença da imprensa local, e pudemos debater as questões do saneamento na Região Norte e no estado do Amapá, além de uma grande divulgação da ABES e do saneamento durante o debate”, ressalta o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.
Leia também: ABES apresenta iniciativas à CAESA, no Amapá
Destaque na mídia
Após o debate, o presidente nacional da ABES presidente nacional da ABES concedeu entrevista ao vivo, em estúdio, ao telejornal local da Rede Amazônica, a retransmissora da TV Globo no Amapá. Assista à entrevista aqui

Dicas, comentários e sugestões