Ex-presidente e atual vice da ABES-Rio, o engenheiro foi eleito em 17 de novembro com mais de 3.600 votos para assumir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro na gestão de 2024-26.
O engenheiro Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, ex-presidente e atual vice da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio de Janeiro, foi eleito para presidir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro – Crea-RJ para a gestão 2024-26. As Eleições Gerais do Sistema Confea/CREA/Mútua ocorrem em 17 de novembro.
“Foram 3.643 votos de profissionais, mais o apoio de milhares de outros amigos, que nos levaram a esta vitória”, celebra Miguel. “Tenho consciência da responsabilidade e pode ter certeza que vou me esforçar ao máximo para honrar esse apoio”, ressalta o novo presidente do Crea-RJ.
Sobre Miguel Fernández
Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, 40 anos, natural do Rio de Janeiro, capital, é Engenheiro Civil, mestre em Engenharia Urbana e doutorando em Engenharia Ambiental pela UFRJ.
Desde muito jovem o engenheiro já se destacava nas atuações de representatividade política que começou na Universidade e se estendeu por toda sua trajetória profissional que começou na empresa do pai, a Aquacon Engenharia, na área de projetos de engenharia sanitária e depois no setor público como engenheiro da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) na gerência de projetos técnicos (2009 a 2015) como professor no curso de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) (2015 até data atual) e também como engenheiro civil/hidráulico na Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) (2014 até a data atual).
Como profissional, Miguel se dedicou ao desenvolvimento do setor de saneamento. Foi diretor por dois mandatos da Associação dos Empregados da CEDAE (ASEAC) participando da organização da feira de Saneamento da Companhia. E na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) desde 2011 ocupou diversos cargos na direção da entidade com destaque para diretor nacional do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS (2014-16), representante no Colégio Nacional de Entidades do CONFEA (2018-19 e 2021-22) e presidente da seção estadual do Rio de Janeiro – ABES-Rio (2019-23).
A frente da ABES-RJ, Miguel teve a oportunidade de liderar diversas ações e projetos como: cursos técnicos, inserções na imprensa, webinares, Monitoramento do coronavírus pelos esgotos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, editar livros técnicos, reformar a sede da entidade e criar o principal evento do estado sobre saneamento e meio ambiente (SANEA Rio). Conheça mais sobre o Miguel em: www.miguelcrea.com.br
Leia aqui entrevista com Miguel Fernández realizada durante a campanha para presidente do Crea-RJ.