Últimas Notícias

MP do Saneamento: diga NÃO! Veja como enviar seu protesto ao parlamentar de seu Estado

A MP 868, que pode desestruturar o setor de saneamento no Brasil, deve seguir para votação em breve.

A ABES reforça o posicionamento contrário à Medida Provisória (MP) 868, que altera o marco legal do saneamento.

Clique aqui e assista ao vídeo que explica os impactos danosos da MP e acesse aqui a apresentação detalhada.

Trata-se de uma MP inconstitucional, que afeta a titularidade municipal, traz insegurança jurídica e que, segundo o próprio governo, será usada para cobrir o rombo fiscal dos estados, usando as empresas estatais de saneamento como moeda de troca.

A MP prejudicará os municípios mais pobres e vai gerar um grande risco de aumento das tarifas de água e esgoto em todo o país. Comprometerá a universalização dos serviços e, ao contrário do defendido pelo Governo Federal, promoverá a desestruturação do setor de saneamento, agravando as diferenças entre cidades ricas e pobres e tornando a população mais pobre mais sujeita às doenças.

Diante dessa ameaça, você também pode manifestar-se CONTRA A MP 868, enviando mensagens aos parlamentares de seu Estado.

Para fazer isto, é muito fácil: clique aqui e, quando a página abrir, basta preencher o formulário com seu e-mail e o Estado em que reside. Depois, é só clicar em ENVIAR.

Pronto! Seu manifesto contrário à MP seguirá para os parlamentares que representam seu estado.

Você também pode compartilhar esta mensagem e o link (clique aqui) com o máximo de pessoas que conseguir.

Em todo o Brasil, vamos dizer NÃO à MP do Saneamento.

397 Comentários em MP do Saneamento: diga NÃO! Veja como enviar seu protesto ao parlamentar de seu Estado

  1. The full special bip39 Word List consists of 2048 words used to protect cryptocurrency wallets. Allows you to create backups and restore access to digital assets. Check out the full list.

  2. Sou totalmente contra o Estado querer fornecer todo tipo de serviço com pouca capacidade e de maneira ineficiente. Sou contra a demonização da iniciativa privada. Creio que companhias privadas com uma eficiente regulação podem ser um bom caminho. E nisso a MP é positiva.

  3. Privatizar é entregar as riquezas do Brasil ao capital estrangeiro, o País fica mais pobre e dependente, depois só restará as dívidas.

  4. Sou totalmente contra essa estratégia nojenta e sem lógica!
    A MP 868 só vai privilegiar acionistas e outros investidores. Na Copasa, por exemplo, impera o sistema de subsídio cruzado, onde as cidades superavitárias cooperam financeiramente para a consecução dos serviços de saneamento (água e esgotamento sanitário) das cidades deficitárias. A privatização significa retrocesso. Abram os olhos!!!

  5. SRS. DEPUTADOS ANTES DE VOTAR A FAVOR DESTA VERGONHOSA MP, QUESTIONE VOCÊS MESMO: SE A AGUA PARA SEU CONSUMO, O TRATAMENTO DE SEU ESGOTO A ENERGIA QUE RECEBE DIARIAMENTE, QUE SEMPRE ESTÁ DISPONÍVEL PARA SER UTILIZADA,SERÁ QUE COM A PRIVATARIA VOCÊS TERÃO A MESMA QUALIDADE DE SERVIÇOS? PENSE NISSO?
    EU SOU CONTRA!

  6. SOU TOTALMENTE CONTRAAAAAA… ESSES BANDO DE LIXOS QUEREM MAIS QUE NÓS BRASILEIROS SE #@$£¥ SÓ QUEREM PRIVATIZAR PARA ROUBAREM MAIS E MAIS…

    #DigoNaoAPrivatizacão

  7. Se a COPASA não desse lucro diriam que tinham um motivo justo. A COPASA dá lucro, querem privatizar para beneficiar o interesse dos grandes empresários.

  8. Sou e serei contra a tudo que oprime o povo ,e beneficia somente a elite empresarial,que so visam lucros e deixando os interesses da classe trabalhadora e a população a deriva, privatização seja ela em que setor é somente para atender interesses de acionistas , sendo que em nada melhora a qualidade de serviço.vamos nos unir e lutar com a escravidão do povo trabalhador.

  9. com as empresas publicas que já destinam boa parte do arrecadado com saneamento o Brasil ainda tem um déficit com o saneamento e com as empresas privadas que só querem lucro, as pequenas localidades e o serviço de esgoto que requer investimento alto ficara órfão dos serviços prejudicando ainda mais a vida de diversos brasileiros. sou contra

  10. SOU CONTRA A MP DO SANEAMENTO
    ALÉM DE ROUBAR O POVO BRASILEIRO, ESSES PILANTTAS QUEREM SUCATEAR OS POUCOS SERVICOS PÚBLICOS QUE AINDA FUNCIONAM NESSE PAIS

  11. Digo NÃO a MP da conta de água cara e da sede.
    O Estado/União tem que, no mínimo, garantir o abastecimento da população.
    Deputados e senadores, não deixe sem o direito mínimo o cidadão que o elegeu.
    O retrocesso foi percebido e refeito em alguns países da Europa que optaram pela privatização. Digo NÃO ao retrocesso.

  12. No Estado da Bahia a maior parte dos municípios é deficitária, ou seja, o valor pago pelos usuários é insuficiente para a manutenção dos serviços e sem atrativo econômico algum para novos investimentos. Ainda assim, graças a uma empresa de saneamento estadual, estes serviços existem e investimentos são feitos por conta do subsidio cruzado.
    Da forma que está redigida a MP/PL, os municípios superavitários serão arrematados e os demais – grande maioria – ficarão sem atendimento ou à mercê de empresas aventureiras que tudo prometerão e nada farão. Naturalmente, por ser a água vital à sobrevivência, os Estados irão em socorro destes municípios (como já acontece hoje) sem o auxílio do subsídio cruzado e contando com os já escassos recursos do tesouro.
    É tão irresponsável e danosa esta MP que surpreende-me achar quem possa defendê-la. Social, econômica e politicamente trágica. Vamos discutir saneamento com seriedade.

  13. Sou Contra! Essa MP é um crime contra o saneamento, contra o povo, contra as pequenas localidades.

  14. Deputados vocês têm que ter sensibilidade e olhar para as pessoas de baixa renda.
    Os pobres pagarão a conta como é de costume.
    Digam não à privatização da COPASA.

  15. Sou contra a privatização.
    E se privatizar os mais pobres serão os mais penalizados, pois é certeza que os valores das contas, no mínimo, serão dobradas.

  16. Prezados Srs. Deputados
    Entendam a realidade do saneamento em Minas Gerais antes de votarem a MP 868/2018.
    População mineira: 21 milhões
    População atendida – Água (somente Copasa): 12 milhões
    População atendida – Esgoto (somente Copasa): 8 milhões
    Dos 826 municípios participantes de uma pesquisa, todos responderam positivamente quanto à existência de sistema de abastecimento de água em suas sedes ( Pesquisa do Sistema Estadual de Informações sobre o Saneamento – SEIS da Fundação João Pinheiro). Isso mostra que além da população atendida pela Copasa, as empresas e autarquias municipais de saneamento atendem a população que optou por este modelo.
    É certo que precisamos de avanços no saneamento em Minas Gerais. Mas qual o sentido de alterar o funcionamento de um sistema que funciona para a grande maioria dos mineiros?
    Sugiro que o investimento do setor privado em saneamento seja feito de forma pontual e por meio de Parceria Público Privada – PPP onde realmente existe a necessidade de avanços.
    Da forma como foi concebida a MP 868/2018, o saneamento que já funciona no país será entregue ao setor privado sem nenhuma ou pouca contrapartida por parte deste. Além disso, é certo que o valor pago por nós será elevado por um setor que visa essencialmente o lucro, ao contrário do Estado que busca o bem comum e a satisfação das necessidades da população, ou pelo menos deveria.
    Para encerrar, pensem no que significa a água para o ser humano, na essencialidade do produto e nos princípios básicos para a prestação do serviço público:
    1) Princípio da Generalidade e da Universalidade: Os serviços públicos devem ser prestados com a maior amplitude possível, ou seja, deve beneficiar o maior número possível de indivíduos. Além disso, devem ser prestados sem discriminação entre os beneficiários.
    2) Princípio da Continuidade: Indica que os serviços públicos não devem sofrer interrupção, ou seja, sua prestação deve ser contínua para evitar que a paralisação provoque, como às vezes ocorre, colapso nas múltiplas atividades particulares.
    3) Princípio da Eficiência: “Deve o Estado prestar seus serviços com a maior eficiência possível.
    4) Princípio da Modicidade Tarifária: Os serviços devem ser remunerados a preços módicos, devendo o Poder Público avaliar o poder aquisitivo do usuário para que, por dificuldades financeiras, não seja ele alijado do universo de beneficiários do serviço”.

    Os Senhores entendem que o setor privado vai cumprir estes princípios a partir da proposta vigente? Não. Principalmente no que diz respeito à universalização do saneamento e modicidade tarifária.

  17. Sou contra a privatização.
    O valor que o Estado quer obter com a venda da Copasa e da Cemig, com uma boa gestão, em pouco tempo o Estado consegue arrecadar. Privatizando, os recursos não serão investidos, o Estado ficará mais pobre e a população com serviços de baixa qualidade e altas tarifas. Muitos comparam a privatização do saneamento e da produção e distribuição de energia elétrica com a privatização da telefonia. São produtos muito diferentes. Sabemos que o que faz diminuir o preço de produtos e tarifas é a concorrência, “no dia a dia”. É possível, duas ou mais empresas de saneamento, trabalharem, ao mesmo tempo, em uma localidade?

  18. Sou totalmente contra a privatização dos serviços essenciais que o estado deve oferecer a população. A privatização dos serviços de saneamento seria um desastre para os municípios que sofrem com os longos períodos de estiagem, e necessitam de altos valores para que os serviços de saneamento cheguem até a população. Certamente, a concessão dos serviços de saneamento destes municípios, não serão de interesse do setor privado, que só visa lucros. Por esse e inúmeros outros motivos, acredito que quem mais sofrerá os prejuízos da privatização, será a população. Principalmente a população mais carente.

  19. SOU TOTALMENTE RADICALMENTE CONTRA MAIS ESSA VERGONHA DIGA NAO A PRIVATIZACAO

  20. Sou contra, pois os políticos só visam interesses próprios e não os interesses do bem comum.

  21. entendo que a privatização de serviços essenciais so tende a prejudicar os mais pobres, uma vez que os empresários visam apenas lucros e não o bem estar social, isso acarretaria em aumento de juros em parcelamentos , corte de tarifas sociais, dentre outros como sempre vimos a ma qualidade dos serviços em função de corte para aumento de lucros, isumos de baixa qualidade e outros, problemas que presenciamos hoje nos serviços de telefonia, esperamos que isso não aconteca também com o abastecimento que e essencial para vida.

  22. Sou a favor da privatização, a Sanepar vem cobrando um absurdo, é feito um trabalho de péssima qualidade pelo absurdo que pagamos.
    Entendo que a maioria dos interessados na não privatização são os funcionários, mas nós consumidores não vamos mais continuar apoiando nossos despotas.

  23. Sou a favor do serviço de saneamento universalizado. Não a MP do saneamento. Sou contra!

  24. SOU TOTALMENTE CONTRA!!!
    Os políticos não sabem que o saneamento é questão social e saúde pública, ainda, não tem noção do prejuízo aos mais pobres, pois trata-se de subsídio cruzado, onde cidades que dão lucro, cobre as cidades que dão prejuízo…

  25. Sou contra a Privatização da Copasa, tem que ser feito uma reforma política, não vendendo o pouco que resta, isto é uma vergonha…,

  26. Sou contra a Privatização das Copasa, tem que ser feito uma reforma política, não vendendo o pouco que resta, isto é uma vergonha…,

  27. Sou Contra! Essa MP é um crime contra o saneamento, contra o povo, contra as pequenas localidades. E quem esta a favor esta contra o Povo de Minas

  28. Sou a favor, o estado corrupto brasileiro tem que diminuir. Quanto a deixar de atender cidades menores de baixa renda, nunca foram, é tirando das mãos do estado as cidades maiores abre a oportunidade para que ele foque nas cidades menos privilegiadas

  29. Sempre assim, o povo é roubado e no final das contas pagamos novamente, um absurdo, nãooooooooooooooooooooo a privatização.

  30. Vivemos um momento conturbado. Vários estados quebrados, falta de investimentos, redução dos gastos públicos e as ameaças de privatizações de empresas que prestam serviços essenciais à população. O saneamento precisa sim ser melhor estruturado, entretanto repassar a responsabilidade para os municípios que já vivem no limite dos seu orçamento, não vejo como solução. Necessitamos de uma administração mais enxuta. De pessoas patriotas, que orgulhem do seu pais e queiram fazer o melhor para o povo.

  31. A privatização das empresas estatais não e solução a crise econômica ,o saneamento é um direito universal ,independente da condição econômica todos devem ter acesso a agua potável e esgotamento sanitário ,essa MP 868 e totalmente desfavorável pois as cidades com maior numero de habitantes se torna lucrativa e as demais cidades são esquecidas ,sou totalmente contra essa MP.

  32. Sou extremamente contra pois seria um desastre para toda população mineira.

  33. E um absorto entregar um bem tão importante como a água pra ser privatizado, sou contra

  34. Sou contra a privatização de áreas de atuação do Estado como saneamento ,segurança etc.

  35. Se o governador de MG observar com olhos empreendedores, ele compraria o resto das ações, porque o faturamento é alto e resolve grande parte do déficit estadual.

  36. Sou totalmente contra essa MP do Saneamento, além de prejudicar as cidades mais pobres, não beneficia a população, com um saneamento feito com qualidade.

  37. Saneamento é coisa séria como educação e segurança. Sim é saúde e obrigação do ESTADO. Não à MP do Saneamento.

  38. Sou totalmente contra, pois a privatização apenas defendem os interesses das classes ricas.

  39. Sou contra as privatizações, não é privatizando e vendendo as empresas estatais que os problemas ira acabar, muito pelo contrario o que precisa em minas e em território nacional pessoas que realmente querem administrar o patrimônio publico. Porque que não privatiza o congresso, assembleia legislativa, STF, o senado entre outros eu tenho certeza que a economia será imensa.

  40. SOU TOTALMENTE CONTRA!!!
    Os políticos não sabem que o saneamento é questão social e saúde pública, ainda, não tem noção do prejuízo aos mais pobres, pois trata-se de subsídio cruzado, onde cidades que dão lucro, cobre as cidades que dão prejuízo…

  41. Sou Contra! Essa MP é um crime contra o saneamento, contra o povo, contra as pequenas localidades.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.